65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
O uso de estratégias lúdicas como elemento motivador em aulas de ciências no ensino fundamental.
Cleomara Rodrigues do Nascimento - Curso de Ciências da Natureza - UFPI
Elisangela da Costa Sousa Azevedo - Curso de Ciências da Natureza - UFPI
Boniek Venceslau da Cruz Silva - Prof. Ms./Orientador – Coord. Curso de Ciências da Natureza - UFPI
INTRODUÇÃO:
O Ensino de Ciências atualmente é alvo de intensas críticas, algumas delas endereçadas ao distanciamento dos alunos diante das disciplinas científicas. As pesquisas em Ensino de Ciências relatam que uma boa saída poderia ser a inserção de metodologias de ensino inovadoras que possam proporcionar momentos de interação entre os alunos e o objeto de estudo, no caso os conceitos científicos. Nesse trabalho abordamos que o desenvolvimento de atividades contextualizadas e lúdicas, facilitam a construção do conhecimento cientifico, tornando as aulas de ciências mais agradáveis e palpáveis. O presente trabalho foi realizado pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID-UFPI). As atividades desenvolvidas tiveram embasamentos nas teorias da aprendizagem significativa e no modelo construtivista de ensino-aprendizagem. Elas tiveram o intuito de modificar o status de passividade dos alunos, possibilitando momentos de descontração na disciplina de ciências. Diante desse desafio pode-se melhorar a relação ensino-aprendizagem com atividades alternativas, contextualizadas e lúdicas, por exemplo, jogos didáticos, montagem de células com massa de modelar, contextualização histórica das células e, por fim, uma atividade que chamamos aqui de “Corrida Maluca”. Através dessas atividades desenvolvidas, centramos o nosso foco para o entendimento dos alunos sobre conceitos de citologia e principalmente a aceitação deles diante de estratégias didáticas inovadoras.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Criar, aplicar e analisar metodologias de ensino inovadoras sobre conceitos relacionados à citologia. Verificar a aceitação dos alunos diante das novas estratégias didáticas propostas.
MÉTODOS:
A pesquisa foi aplicada na Unidade Escolar Wall Ferraz, em Teresina/PI, escola-campo das atividades dos bolsistas do PIBID/Ciências da Natureza/UFPI. A metodologia constituiu-se na criação, aplicação e análise de metodologias de ensino inovadoras referentes a conceitos de citologia e de um questionário que teve por objetivo tanto mapear o entendimento dos alunos sobre os conceitos trabalhados, desde suas concepções alternativas até a aprendizagem dos conceitos trabalhados, bem como a aceitação, por parte dos estudantes do ensino fundamental, das atividades idealizadas pelos bolsistas do Pibid da UFPI, que são professores em formação. O questionário foi aplicado a 32 estudantes do 9º ano do ensino fundamental. A análise dos resultados é baseada nas anotações dos diários de campo dos bolsistas e dos dados gerados pela aplicação do questionário, citado acima.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A análise dos dados é baseada tanto nas anotações dos diários de campos dos pesquisadores como no questionário aplicado. No que diz respeito ao questionário, notou-se que uma boa parcela dos estudantes (90%) considerou que as atividades desenvolvidas foram proveitosas e ajudaram muito na compreensão dos conceitos científicos, pois proporcionou uma melhor contextualização, devido a sua natureza lúdica. Mesmo diante dessa parcela significativa de aceitação das atividades, uma menor parcela (por volta de 5%) não gostou das atividades, devido a pouca interação entre os estudantes e pelo certo tom de comodismo pelas atividades rotineiras de sala de aula. Outros alunos (5%) não quiseram se posicionar sobre as atividades desenvolvidas. Sobre as atividades que mais lhe chamaram a atenção, foram constantemente relatadas as atividades de contextualização histórica, onde os alunos conheceram um pouco mais sobre as contribuições de alguns cientistas e estudiosos, os quais não são muito conhecidos em sala de aula, por exemplo, Aristóteles, Platão, Galileu e, principalmente, as mulheres, como madame Curie. Além dessa atividade foram elencados os jogos didáticos e atividades de montagens da célula receberam algumas menções.
CONCLUSÕES:
Com base nos resultados, pode-se concluir o quanto é importante desenvolver atividades com um maior grau de interação e contextualização com o dia-a-dia dos estudantes. A relação entre aquilo que se aprende na escola e o que é vivenciado fora dela, poderia facilitar seu entendimento e ainda aumentar o interesse por seu estudo. Dessa forma, o papel da discussão de metodologias de ensino inovadoras se torna um fator essencial na formação dos futuros professores de ciências, pois somente construindo-as e as vivenciando-as, o professor de ciências pode refletir sobre suas potencialidades e possíveis problemas. Nesse trabalho defendemos que com aulas de ciências mais interativas, lúdicas e contextualizadas com o dia-a-dia dos alunos, pode-se resgatar a motivação, o interesse e a participação ativa nas aulas de ciências, que se fazem escassas em algumas situações. Nesse sentido, o Pibid de Ciências da Natureza da UFPI vem estudando possibilidades de construir, aplicar e avaliar tais metodologias de ensino, visando contribuir para uma melhoria mais significativa das aulas de ciências do ensino fundamental.
Palavras-chave: Ensino de Ciências, Metodologias de Ensino Inovadoras, Citologia.