65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 3. Filosofia - 2. Filosofia
A CONCEPÇÃO DE PODER NO PENSAMENTO DE HANNAH ARENDT
Adelino Ferreira - UFSJ
José Luiz de Oliveira - Prof. Dr./Orientador - Depto. de Filosofia e Métodos-UFSJ
INTRODUÇÃO:
Hannah Arendt (1906-1975) se destaca como uma das maiores teóricas políticas do século XX. Em sua obra, ela se detém a analisar, de forma pormenorizada, diversos conceitos necessários para uma compreensão adequada da teoria política contemporânea. O presente trabalho teve por objetivo analisar o conceito de poder no pensamento arendtiano, distanciando-o de outros termos como violência e autoridade e ressaltando seu caráter político.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Demonstrar como Hannah Arendt explicita, em seu pensamento, a concepção de poder, bem como as condições necessárias para seu surgimento e conservação.
MÉTODOS:
A metodologia utilizada para a confecção do presente trabalho foi a pesquisa teórico-conceitual de caráter exploratório. Por meio do método descrito buscou-se compreender como o conceito de poder é tematizado pela autora e sua importância no âmbito global de sua teoria política.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Poder, para Hannah Arendt, é o fenômeno que surge do frágil acordo dos homens quando agem em conjunto. Para que o poder se estabeleça, é necessária a convivência dos homens, participantes de um espaço público em que conjuguem ideias e pensamentos baseados no diálogo sem coerção. O fenômeno do poder se distingue da violência, da força, do vigor e da autoridade, pois é plural e comunicativo, fruto do acordo e não da hierarquia. O indivíduo solitário não é poderoso, mas sim vigoroso; por isso o poder nunca pode ser capacidade de um, mas da conjunção de vários pensamentos e ações. Arendt formula seu conceito de poder revisitando a concepção grega do termo e valorizando a praça pública como lugar simbólico da ação entre os iguais.
CONCLUSÕES:
Distante de uma visão moderna que via no poder a capacidade de sobrepujar a própria vontade à do outro, a autora traz à tona a característica plural do conceito. Entender o poder como fruto de um acordo é colocá-lo como diferente da violência que é muda, ou seja, usa a força e não a palavra. Arendt se preocupa em resgatar a construção coletiva do poder que foi perdida ao longo da tradição como forma de proporcionar a construção de governos baseados no apoio popular e não na burocracia partidária que gera o alheamento do cidadão em relação à política.
Palavras-chave: Espaço Público, Ação, Pluralidade.