65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 8. Educação Matemática
TEMAS TRANSVERSAIS E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO - CONCEPÇÕES SOBRE SABERES E PRÁTICAS DE PROFESSORES PARA O TRABALHO COM OS PCNs DE MATEMÁTICA
Jorge Barros - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
INTRODUÇÃO:
Um conhecimento matemático que permita ao cidadão desenvolver suas potencialidades e se posicionar criticamente para a construção de sua cidadania é um dos objetivos apontados nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) de Matemática. Para alcançá-lo, nestes PCNs, propõe-se, dentre outras ações, que questões sociais como ética, orientação sexual, meio ambiente, saúde, pluralidade cultural e trabalho e consumo sejam aprendidos pelos alunos por um processo que os situe como agentes construtores de sua própria aprendizagem. A transversalidade e a interdisciplinaridade propostas pelos PCNs de Matemática direcionam para práticas pedagógicas em que o educando assuma posições críticas no exercício do seu fazer matemático. Longo (2008) discute em sua pesquisa a formação do professor nos cursos de licenciatura e a abordagem da ética, entre a permissão e a repressão, tendo como suporte os pressupostos dos PCNs para o tema ética. Os saberes e práticas dos professores devem estar voltados para um múltiplo enfoque, dentre eles, a formação moral e ética dos alunos. Esta pesquisa é de grande relevância para o processo ensino-aprendizagem porque a mesma tem muito a contribuir para a construção do conhecimento no campo da Educação Matemática.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Investigar concepções sobre saberes e práticas de professores de matemática de uma escola pública do ensino médio em Jequié/BA, na condução de seu trabalho em sala de aula, voltadas à construção do conhecimento matemático do aluno pelas propostas dos temas transversais, na perspectiva da interdisciplinaridade e de uma aprendizagem contextualizada
MÉTODOS:
A investigação do nosso objeto de estudo baseou-se no estudo do caso, pela vertente da abordagem qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados a aplicação de um questionário contendo quatro perguntas, com respostas abertas e fechadas, sobre as concepções e saberes dos professores quanto aos temas transversais e interdisciplinaridade propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática, bem como suas práticas com estes mesmos temas na construção do conhecimento matemático e não matemático do aluno. O questionário foi distribuído entre três dos quatro professores (população) do ensino médio de uma escola pública da rede estadual de ensino do município de Jequié/BA. A opção por esta escolha nos faz acreditar que, investigando-os em seu ambiente de trabalho, tomando conhecimento dos saberes e práticas desses professores e da realidade que cada um vivencia em sala de aula e como se dão os esquemas de ensino-aprendizagem em matemática e temas transversais, poderemos obter informações a respeito da realidade observada e, se possível, construir e reconstruir processos pedagógicos interdisciplinares no ambiente pesquisado e no âmbito das propostas curriculares da própria escola a qual o professor pertence.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Ficou evidenciado que a escola tem como proposta a inserção dos PCNs em seu planejamento pedagógico, e que também a Coordenação Pedagógica discute semanalmente com os professores os PCNs de Matemática. Quanto à concepção de cada entrevistado acerca dos temas transversais e interdisciplinaridade no ensino de matemática, apenas dois professores dão uma visão bastante simplificada da importância destes dois temas na construção do conhecimento matemático do aluno para a formação de sua cidadania, enquanto que o outro se limita apenas em afirmar que é muito difícil inserir estes temas em alguns conteúdos da matemática. Dos seis temas transversais propostos pelos PCNs, pluralidade cultural e orientação sexual ainda não foram inseridos no plano de trabalho dos professores para que conceitos matemáticos e abordagens de questões sociais urgentes, vistos pela perspectiva da interdisciplinaridade, também possam fazer parte do aprendizado do aluno. No que tange ao trabalho com temas transversais e aplicação dos conteúdos matemáticos pertinentes a estes temas, os atores sociais limitaram-se em fazer resumos bastante sucintos, sem explicitarem objetivo geral, específicos, procedimentos mais detalhados, resultados dos trabalhos etc.
CONCLUSÕES:
A matemática tem muito a contribuir na solução dos problemas acima aludidos. Conteúdos matemáticos possibilitam a formulação de um modelo de referência para o entendimento, análise e questionamentos dos temas transversais. Em contrapartida a essas exigências que reconhecem os valores da aprendizagem matemática que, atualmente é requerida nas diversas áreas do conhecimento, é preciso investigar os saberes e práticas que os professores assumem como suporte para o seu trabalho pedagógico e quais são as competências e habilidades desenvolvidas pelos mesmos dentro da sala de aula. Os professores, sujeitos desta pesquisa, apesar de não evidenciarem um conhecimento mais aprofundado sobre temas transversais e interdisciplinaridade nos PCNs para o ensino de matemática, conseguem, ainda assim, desenvolver um trabalho dentro da sala de aula, permitindo que o aluno adquira um conhecimento matemático com propostas contextualizadas. Fica evidenciado também que é preciso ações mais articuladas entre a coordenação pedagógica da escola e setores da Secretaria Estadual de Educação em torno de um projeto de educação na projeção de uma melhor qualificação dos professores para o trabalho com os PCNs de Matemática.
Palavras-chave: Investigação, Aprendizagem, Interdisciplinaridade.