65ª Reunião Anual da SBPC
B. Engenharias - 1. Engenharia - 13. Engenharia Sanitária
Avaliação da qualidade da água do rio Marombas utilizando parâmetros físico-químicos
Anderson Rafael Varela - UFSC – Campus Curitibanos
Caroline Aparecida Matias - UFSC – Campus Curitibanos
Luiz Henrique Pocai - UFSC – Campus Curitibanos
Reginaldo Geremias - Prof. Orientador/UFSC – Campus Araranguá
Joni Stolberg - Prof. Orientador/UFSC – Campus Curitibanos
INTRODUÇÃO:
A água é um recurso finito e essencial na manutenção da vida no planeta e para as diferentes atividades humanas. Apenas sua disponibilidade não garante seu uso múltiplo, para os quais precisa atender a requisitos de qualidade recomendados pela legislação. Os rios constituem sistemas naturais de importância ecológica, social e econômica e são a fonte de água mais acessível. Entretanto, atividades antrópicas, como contaminação por compostos químicos de origem agrícola ou industrial, podem comprometer aspectos da qualidade das águas e comunidades aquáticas, e restringir o usos do recurso hídrico. Dentre os ambientes hídricos passíveis de contaminação está o Rio Marombas, o qual pertence à Região Hidrográfica 4 (RH4) de Santa Catariana, estando localizado no planalto serrano do Estado, sul do Brasil, sendo o principal tributário do Rio Canoas, na bacia do Rio Uruguai. O Rio Marombas possui uma extensão aproximada de 145 km e abastece 80% da população do município de Curitibanos, SC. A região tem como atividades potencialmente poluidoras os cultivos agrícolas da soja, milho, feijão, alho, cebola, maçã, pêssego e uva. Na base florestal destacam-se os florestamentos de pinus e eucalipto com a presença de indústrias da madeira e a produção de papel e celulose.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Avaliar a qualidade da água do rio Marombas utilizando parâmetros físico-químicos.
MÉTODOS:
O estudo foi desenvolvido no rio Marombas (Curitibanos, SC) durante o período de abril de 2011 a março de 2012. As coletas das amostras de água, realizadas bimestralmente, foram obtidas a 20 cm de profundidade em quatro diferentes pontos do rio, abrangendo a região das nascentes (Ponto 1) até sua confluência com o Rio Canoas (Ponto 4). As determinações dos parâmetros oxigênio dissolvido (OD) e turbidez foram efetuadas a campo utilizando uma sonda amperométrica da Lutron (modelo SP1102) e um turbidímetro da Tecnopon (TB–1000). No laboratório da UFSC – Campus Curitibanos foram obtidos os valores de pH das amostras, determinados por potenciometria usando pHmetro Lutron (pH-206) e a condutividade, determinada por um condutivímetro da GEHAKA (CG-1400). Os dados foram tabulados e os resultados expressos como médias e desvios padrão para cada ponto de coleta.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os resultados para o oxigênio dissolvido mostraram concentrações médias iguais ou superiores a 8,0 mg/L em todos os pontos amostrados. Para o pH, as médias apontaram para um aumento do pH da água do Rio Marombas a partir da região de nascentes (Ponto 1 = 6,81 ± 0,55), para a foz (Ponto 4 = 7,14 ± 0,42). A região de nascentes esta situada em uma área de afloramento do Arenito Botucatu, sob o qual encontra-se o Aquífero Guarani. A condutividade da água também se eleva ao longo do rio (Ponto 1 = 24,96 ± 4,33 μm/S; Ponto 4 = 36,93 ± 8,88 μm/S) bem como a turbidez (Ponto 1 = 9,92 ± 1,72 UNT; Ponto 4 = 18,35 ± 8,34 UNT). Para os parâmetros condutividade e turbidez a maior variação ocorre a partir do Ponto 3, localizado a jusante de um importante tributário do Rio Marombas. Esta situação sugere um potencial aporte de substâncias e materiais nesta área capaz de alterar as características do manancial. As águas do Rio Marombas podem ser enquadradas, segundo os valores médios dos parâmetros pH, OD, e turbidez, como classe 1 (Resolução CONAMA 357/2005), uma vez que atendem os valores de referência estabelecidos por esta legislação.
CONCLUSÕES:
Os resultados para os parâmetros investigados mostraram que as águas do Rio Marombas são adequadas ao abastecimento público (Resolução CONAMA 357/2005). As variações de condutividade e turbidez após o Ponto 3 precisam ser melhor investigadas e relacionadas ao uso do solo e a presença de fontes poluidoras nesta região da bacia. Neste sentido, trabalhos complementares podem ampliar a capacidade de gestão local da qualidade das águas da bacia do Rio Marombas.
Palavras-chave: Rio Marombas, qualidade da água, parâmetros físico-químicos.