65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 2. Química Ambiental
UM MÉTODO SIMPLES, ECONÔMICO E EFICAZ PARA NEUTRALIZAR REJEITOS ÁCIDOS NOS LABORATÓRIOS DE ENSINO E PESQUISA: UMA EXPERIÊNCIA DO LABORATÓRIO DE BROMATOLOGIA DO CENTRO ACADÊMICO DE VITÓRIA, UFPE
Natália Sena - Graduanda em Ciências Biológicas, Centro Acadêmico de Vitória, UFPE
Eliude Santos - Graduanda em Ciências Biológicas, Centro Acadêmico de Vitória, UFPE
Silvio Assis - MSc. Bioquímica, Laboratório de Bromatologia, Centro Acadêmico de Vitória, UFPE
INTRODUÇÃO:
Discutir a questão dos rejeitos ácidos gerados nos laboratórios de ensino e/ou pesquisa das universidades é tratar de uma polêmica de ampla abrangência em relação à saúde e ao meio ambiente. Com a crescente preocupação de não ocasionar impactos ambientais, a maioria das instituições de ensino e pesquisa tem incentivado a implantação de novas técnicas para gerenciar rejeitos químicos provenientes dos laboratórios. A inclusão de um programa de gerenciamento de rejeitos passa por uma tomada de consciência sobre a necessidade de adotar novos hábitos que atendam não somente a legislação vigente, mas também com a gestão dos resíduos, tornando-se uma excelente oportunidade de aprendizagem, formação e sensibilização para alunos, professores e técnicos.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Elaborar um novo método para neutralizar os rejeitos ácidos produzidos no Laboratório de Bromatologia do CAV-UFPE com cinzas obtidas de estabelecimentos comerciais do município de Vitória de Santo Antão, Pernambuco e comparar a eficácia de neutralização em relação aos métodos convencionais descritos na literatura.
MÉTODOS:
No laboratório de Bromatologia do CAV-UFPE, as cinzas foram submetidas à peneiração (peneira granulométrica 20 Mesh, 0,850 mm) e aplicadas em 02 experimentos: no primeiro, foram usadas para neutralizar soluções padronizadas de H2SO4, HCl e HNO3, nas concentrações de 0,5% a 2,0% (v/v) até atingir pH 7,00 e estabelecer a quantidade (g/L) de cinzas necessária para neutralizá-los. Em paralelo, as soluções dos ácidos referidos acima foram neutralizadas com uma mistura de NaHCO3 e CaCO3 (1:1) para posterior comparação da eficiência de neutralização. O poder de neutralização (PN) das cinzas foi avaliado pelo método da titulação potenciométrica. No segundo experimento, o rejeito de H2SO4 gerado pelo laboratório de Bromatologia foi neutralizado com as cinzas tomando como parâmetro as informações obtidas no experimento anterior. Todos os experimentos foram realizados em triplicata e no interior da capela química.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os resultados foram satisfatórios, pois foi comprovado durante os experimentos que as cinzas apresentaram um maior poder de neutralização dos ácidos em comparação com NaHCO3 e CaCO3 (1:1), onde gastou-se aproximadamente 100g/L para neutralizar a solução de H2SO4 1%, ao passo que das cinzas gastou-se cerca de 53g/L. Essa maior eficiência deve-se ao fato de que a mistura dos dois sais forma um tampão com H2SO4. Para o rejeito ácido, foram gastos 55g/L de cinzas. O poder de neutralização das cinzas em relação ao CaCO3 foi de 87,5%.
CONCLUSÕES:
Concluímos que as cinzas apresentam papel importante nos processo de neutralização dos rejeitos ácidos de forma eficaz e econômica, evitando que sejam descartados no meio ambiente, podendo ocasionar alguns danos à natureza.
Palavras-chave: Rejeitos, Neutralização de Ácidos, Cinzas.