65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 10. Microbiologia - 3. Microbiologia
AVALIAÇÃO DOS PARÂMETROS MICROBIOLÓGICOS DO RIO DO COCO NO MUNICÍPIO DE GOVERNADOR NUNES FREIRE – MA
Mesaque Carvalho França - Graduando em Licenciatura em Química - IFMA
Leandro Rolim - Técnico em Análises Químicas - IFMA
Erlane Santana Macedo - Técnica em Análises Químicas - IFMA
Angelo Afonso Feirreira Sousa - Técnico em Análises Químicas - IFMA
Liane Caroline Sousa Nascimento - Profa. MSc. em Ciências e Tecnologia de Alimentos/Co-orientadora - IFMA
Davina Camelo Chaves - Profa. Dra./Orientadora - Direção Geral - IFMA
INTRODUÇÃO:
A destruição da biodiversidade dos ambientes aquáticos gera impactos que proporcionam grandes desequilíbrios ambientais que muitas vezes são irreversíveis. Considerando que áreas naturais desempenham um papel importante na promoção de um produto turístico, bem como as águas dos rios são utilizadas para banho, pesca, preparo de alimentos e também na lavoura, espera-se que a mesma apresente características saudáveis e atrativas para os consumidores.
A cidade de Governador Nunes Freire, localizada na região do Baixo Turi, possui rios e lagos que como o Rio do Coco é utilizado para recreação e até mesmo consumo. Diante da importância desse ecossistema para a comunidade e considerando-se que a saúde e o bem-estar humano, bem como o equilíbrio ecológico aquático podem ser afetados pela deterioração da qualidade das águas, esse trabalho justificou-se pela necessidade de se conhecer e avaliar a qualidade da água do Rio do Coco, podendo fornecer subsídios para futuros programas de revitalização das áreas impactadas.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente estudo teve por objetivo analisar a qualidade das águas do Rio do Coco a partir dos parâmetros microbiológico e de acordo com Resolução nº 257 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) caracterizá-la como apropriados ou não para utilização.
MÉTODOS:
Foram coletados 3 (três) amostras em pontos distintos (A, B e C) no Rio do Coco, de forma a obter uma melhor representatividade do mesmo. Estas amostras foram armazenadas em recipientes assépticos de 100 mL e levadas ao Laboratório de Microbiologia do IFMA – Campus Zé Doca, onde foram realizadas as análises para determinação de Coliformes através da técnica de tubos múltiplos, pela determinação do Número Mais Provável, um método indireto quantitativo.
Para contagem presuntiva de Coliformes Totais e Termotolerantes as amostras foram diluídas em tubos contendo Caldo Lactosado, com tubos de Durhan invertido e incubados à 35°C entre 24-48 horas e posteriormente verificada a turvação e produção de gás. Os tubos positivos foram replicados para o Caldo verde Brilhante Bile 2% para teste confirmatório de Coliformes Totais e para o Caldo EC a 45°C por 24 horas em Banho-Maria para confirmação de Termotolerantes. Os resultados foram comparados a resolução 274 da CONAMA, a fim de classificar e determinar a qualidade do ambiente aquático de onde foram coletadas as amostras.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os ensaios microbiológicos acusaram a presença de Coliformes Totais e Termotolerantes em todas as amostras, estando dispostos os resultados encontrados em NMP/mL para Coliformes Totais e Termotolerantes da seguinte forma, respectivamente: Amostra A 1100 e 1100; Amostra B 150 e 150; Amostra C 2400 e 44. É perceptível que a amostra C foi ponto com maior índice de contaminação fecal (2400 NMP/ mL).
De acordo com a resolução Nº 274 da CONAMA, as águas doces destinadas à recreação devem conter no máximo 1.000 Coliformes Termotolerantes ou 800 Coliformes Totais para serem consideradas satisfatórias e não atendendo esse critério tais águas serão consideradas impróprias. Através das análises e sob embasamento dessa resolução pode-se afirmar que a área analisada não está apropriada para uso de recreação de contato primário nos pontos A e C. Contudo no ponto B encontra-se mais baixos os NMPs, isso deve-se a característica local (água corrente), esse ponto pode ser classificado como próprio na categoria excelente para recreação de contato primário.
CONCLUSÕES:
Através desse trabalho pode-se iniciar uma discussão a cerca do cenário ambiental do Município de Governador Nunes Freire. A análise permitiu uma visão geral dos padrões de qualidade do Rio do Coco através de indicativos microbiológicos, os altos índices encontrados em dois dos três pontos analisados fazem com que esses indicativos mereçam destaque para posteriores estudos que culminem no manejo dessa área que é essencial para a comunidade, principalmente a população ribeirinha que utiliza essa água até mesmo para consumo.
Palavras-chave: Termotolerantes, Número Mais Provavel, Coliformes totais.