65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 5. Medicina Veterinária - 2. Inspeção de Produtos de Origem Animal
AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES HIGIÊNICO-SANITÁRIA DURANTE A COMERCIALIZAÇÃO DE CAMARÃO NA FEIRA MUNICIPAL DE BRAGANÇA, REGIÃO NORDESTE PARAENSE, BRASIL
Luciany do Socorro de Oliveira Sampaio - Graduanda do Curso de Tecnologia em Aquicultura do IFPA Campus Castanhal.
Fabricio Nilo Lima da Silva - Mestrando de Aquicultura e Recursos Aquáticos Tropicais da UFRA Campus Be
Francisco Alex Silva Barros - Graduando do curso de Engenharia de Pesca da UFPA Campus Bragança.
Carlos Alberto Martins Cordeiro - Profº Dr./Orientador do curso de Engenharia de Pesca da UFPA Campus Braga
INTRODUÇÃO:
O pescado é um alimento de excelente valor nutritivo devido as suas proteínas de alto valor biológico, vitaminas e ácidos graxos insaturados. Entretanto são bastante perecíveis, necessitando de condições higiênico-sanitárias adequadas desde sua captura, manipulação e comercialização a fim de que seja oferecido ao consumidor um produto seguro e de boa qualidade microbiológica (ABREU et al., 2008).
A qualidade higiênico-sanitária tem sido abordada de forma contínua na atualidade, tendo em vista os surtos de doenças veiculadas por alimentos relatados em todo o mundo. Esta qualidade é influenciada diretamente pela forma de manipulação dos alimentos, etapa onde ocorre boa parte da contaminação (PAULA et al., 2010).
O município de Bragança é considerado o terceiro porto mais importante para o desembarque pesqueiro no estado do Pará (ICMBIO/CEPNOR, 2004). Segundo Freire et al., (2011) a comercialização do pescado é realizada principalmente na feira municipal, que apesar do volume de pescado comercializado, estes locais não apresentam condições de infra-estrutura e higiene ideais.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo deste trabalho foi avaliar as condições higiênico-sanitárias durante a venda de camarão na feira municipal de Bragança-PA, a fim de identificar possíveis inadequações na comercialização do produto.
MÉTODOS:
A pesquisa foi realizada no mês de janeiro de 2012 em todos os 06 locais de comercialização, na feira municipal de Bragança-PA, estado do Pará.
Inicialmente verificaram-se as espécies de camarões que eram comercializadas e posteriormente foram avaliadas as condições físicas e higiênico-sanitárias dos locais de venda como utilização de EPI’s, estruturas físicas, conscientização dos manipuladores com a higiene e conservação do produto comercializado, seguindo um check-list elaborado pela equipe de trabalho.
Para elaboração do check-list foi utilizado o Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviço de Alimentação, estabelecido pela RDC nº 216-ANVISA/2004, a Portaria nº 326 (Brasil, 1997) e a Portaria nº 368 (Brasil, 1997), que referem-se as condições higiênico-sanitárias adequadas para um produto de qualidade comercializado em feiras livres.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Evidenciou-se que as espécies comercializadas eram Litopenaeus vannamei, Macrobrachium amazonicum, e Xiphopenaeus kroyeri. Quanto às instalações físicas da feira, a mesma não atendeu às especificações legais, como: boxes inapropriados para á venda além das instalações sanitárias, os locais de manipulação e exposição em ambientes sujos, quebrados e em péssimas condições de conservação, todos localizados em vias públicas. Os camarões encontravam-se expostos á venda em bancadas de madeira e sem proteção contra poeira e insetos. Detectou-se que todos os manipuladores não utilizavam avental e luvas, sendo que 75% utilizavam chapéu durante a comercialização/ manipulação. Quanto à estrutura física dos boxes, 75% utilizavam basquetas de polietileno, 25% das balanças encontravam-se em conservações ruins. Segundo pesquisas desenvolvidas por Evangelista (2001), que ressalta o perigo representado pela ocorrência de micro-organismo em pescado, indicador de contaminação oriunda de fossas nasais, boca e pele de manipuladores, bem como de sanitização inadequada de utensílios utilizados na manipulação o que evidencia a importância do controle higiênico-sanitário em estabelecimentos industriais e comerciais, quanto ao pessoal, utensílios e superfícies que entram em contato com o produto.
CONCLUSÕES:
O estudo realizado e os resultados obtidos permitiram concluir que as condições higiênico-sanitárias na comercialização de camarão apresentaram inadequação conforme a legislação pertinente. Apresentando precariedade em todos os itens analisados, como à falta de EPI’s, estruturas físicas, conscientização dos manipuladores com a higiene e conservação do produto comercializado.
Verificando-se a necessidade de reestruturação da infraestrutura da feira municipal de Bragança, bem como capacitação e conscientização dos manipuladores segundo as orientações técnicas de boas práticas no manuseio do pescado.
Palavras-chave: Qualidade do Pescado, Estado do Pará, Comércio Varejista.