65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 2. Ecologia Aquática
QUALIDADE DA ÁGUA VERSUS MACROINVERTEBRADOS BENTÔNICOS COMO BIOINDICADORES DE IMPACTO DO USO DA TERRA NO RIO DAS MORTES (MG)
Ana Paula Moreira Venturatto Matos - Depto. de Ciências Naturais - UFSJ
Ana Paula Campos de Carvalho - Depto. de Bioengenharia de Biossistemas - UFSJ
Ricky Cássio Santos da Silva, - Depto. de Bioengenharia de Biossistemas - UFSJ
Aparecida Beatriz das Mercês de Paiva - Depto. de Bioengenharia de Biossistemas - UFSJ
Björn Gücker - Prof. Dr./ Depto. de Bioengenharia de Biossistemas - UFSJ
Iola Gonçalves Boëchat - Prfa. Dra./Orientadora - Depto. de Bioengenharia de Biossistemas - UFSJ
INTRODUÇÃO:
A conservação da integridade estrutural e o manejo de sistemas aquáticos riverinos depende da identificação das principais formas de impactos na bacia. Ferramentas indicadoras de impactos frequentemente empregadas compreendem a análise da qualidade da água e a análise da estrutura e composição das comunidades de macroinvertebrados bentônicos (MIB). No entanto, o potencial dessas ferramentas pode variar de acordo com o tipo e intensidade do impacto.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo do presente foi fornecer informações sobre o estado atual de saúde do Rio das Mortes, por meio de um monitoramento sazonal, utilizando e comparando as variáveis descritoras da qualidade da água e a bioindicação por meio da comunidade de macroinvertebrados bentônicos na caracterização do tipo e magnitude do impacto ao longo de todo o rio.
MÉTODOS:
Foram analisadas amostras de nutrientes inorgânicos dissolvidos e das comunidades de MIB para 12 pontos ao longo do Rio das Mortes, amostrados em 4 campanhas (de 2010 a 2011). Análises de Componentes Principais (PCAs) foram utilizadas para descrever os padrões de integridade estrutural ao longo do rio, associando-os aos resultados das análises de nutrientes e da comunidade de MIB.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A qualidade da água variou ao longo do Rio das Mortes, principalmente as concentrações de nitrogênio amoniacal (NH4-N) e de nitrato+nitrito (NO3 + NO2-N). Nitrogênio amoniacal foi o nutriente em maior concentração, o que parece estar relacionado a grande influência da produção animal na bacia. Foram identificados 18.630 indivíduos de MIB, distribuídos em 37 taxa. A maior densidade de MIB ocorreu na estação seca, provavelmente devido a maior estabilidade do sedimento e fraca correnteza neste período. Chironomidae e Oligochaeta foram as famílias dominantes. O grupo EPT foi encontrado em pontos de maior diversidade de sedimentos, independente da integridade estrutural e/ou da qualidade da água no ponto.
CONCLUSÕES:
De acordo com o presente estudo, conclui-se que:
1) A qualidade da água ao longo do rio indicou forte impacto de atividades agropecuárias na bacia, sendo mais representativa de impactos do uso do solo.
2) A distribuição dos MIB foi mais dependente da estrutura do sedimento e da integridade das margens, sendo mais eficiente em indicar impactos locais.
3) A análise integrada dos dados da qualidade da água e dos MIB é indicada quando se quer inferir impactos em escalas distintas em sistemas lóticos.
Palavras-chave: Indicação, Impactos em sistemas lóticos, Uso do solo.