65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 6. Arquitetura e Urbanismo - 5. Arquitetura e Urbanismo
ANÁLISE DA EXPOSIÇÃO DE RUÍDO DOS TRABALHADORES DO PÁTIO DE MANOBRAS DO AEROPORTO SANTA MARIA EM ARACAJU, SERGIPE
Matheus Santos Morais - Curso técnico em Eletromecânica – IFS. Bolsistas do programa PFRH - PETROBRAS.
Rafael Ferreira dos Santos - Curso técnico em Eletromecânica – IFS. Bolsistas do programa PFRH - PETROBRAS.
Rilton Marx Fontes Fonseca - Curso técnico em Eletromecânica – IFS. Bolsistas do programa PFRH - PETROBRAS.
Wallas de Oliveira Santos - Curso técnico em Eletromecânica – IFS. Bolsistas do programa PFRH - PETROBRAS.
Ricardo Monteiro Rocha - Mestrado em Meio Ambiente – UFS. Professor EBTT do IFS.
INTRODUÇÃO:
O som é definido como uma onda mecânica que se propaga nos meios materiais, não se propagando no vácuo, estando numa faixa de frequência audível compreendida entre 16 e 20.000 Hz. O ruído é entendido como um som desagradável aos ouvidos humanos. Do ponto de vista da Higiene do Trabalho o ruído é caracterizado por: “um fenômeno físico vibratório com características indefinidas de variações de pressão em função da frequência, isto é, para uma dada frequência podem existir, em forma aleatória através do tempo, variações de diferentes pressões” (SALIBA, 2004).O Aeroporto Santa Maria está situado no município de Aracaju, Sergipe. Possui no sítio aeroportuário uma área de 5.925.502,59 m², sendo que o pátio das aeronaves possui 22.356 m², com capacidade para estacionamento de aeronaves para 11 posições. A pista de pouso e operação tem dimensões de 2200 m por 45 m. Seu quadro de funcionários ultrapassa o número de 700 funcionários. A avaliação de exposição ao ruído encontra-se regulamentada no Brasil pela NR-15, anexos 1 e 2. A exposição à pressão sonora em níveis elevados em trabalhadores pode significar ao longo dos anos perda de audição ao nível da orelha interna. Os trabalhadores expostos a níveis elevados de pressão sonora podem ter, com o tempo, uma perda auditiva irreversível.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Analisar dos pontos de vista qualitativo e quantitativo a exposição ao ruído dos funcionários que trabalham na área do pátio de manobras do aeroporto Santa Maria. Mensurar o nível de ruído no pátio de manobras e a investigação junto aos trabalhadores do pátio de manobras em relação ao recebimento de adicional de insalubridade relativo à exposição ao ruído.
MÉTODOS:
O estudo foi feito através da aplicação de método qualitativo e quantitativo através dos seguintes procedimentos: entrevista abertas com gestor de Segurança do aeroporto; técnica de segurança do trabalho da Infraero; entrevista aberta com dois funcionários que trabalham diretamente no pátio de manobras sobre condições de trabalho e programas preventivos, análise dos dados das áudiodosimetrias feita por amostragem em 13 funcionários do pátio de manobras, fornecida pela Infraero e a observação das operações dos trabalhadores do pátio de manobras durante o período de aterrissagem e decolagem de um vôo. Anualmente é realizada por amostragem uma audiodosimetria de ruído nos fiscais de pátio. A medição mais recente foi feita em fevereiro de 2013 com treze funcionários, ou seja, uma amostra de 65% do efetivo de trabalhadores. A medição é feita com equipamento AudosimetroQUEST , modelo Q-400.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Após os dados levantados verificou-se que a exposição ao ruído pelos trabalhadores do pátio do aeroporto está dentro dos limites toleráveis. O pior caso é de um funcionário com dose para 8h igual a 54,5% ultrapassando o nível de ação, abaixo do limite de tolerância do anexo nº 1 da NR-15. Uma análise mais criteriosa da metodologia utilizada nas medições nos remete a alguns dados incongruentes, o que do ponto de vista da higiene ocupacional poderia gerar algumas dúvidas em relação ao real nível de exposição. Nas medições realizadas foram observadas as seguintes considerações: algumas medições, apesar de ser realizada numa escala de revezamento, foram feita nas três ultimas horas da mesma, englobando apenas uma decolagem. O nível médio de ruído foi de 76,5 dB(A).. Apenas uma medida foi feita de forma mais consistente. Realizada em todo o turno de trabalho (8h) e na escala de revezamento com maior fluxo de aeronaves no pátio com nível de ruído 79,7 dB(A).Uma outra medida com nível de ruído 79,4 dB(A) foi registrada com nenhum voo comercial no horário da medição. O valor se mostra incompatível com a realidade. Em outras medidas realizadas alguns valores não estão em sintonia com a situação real da exposição do trabalhador.
CONCLUSÕES:
As análises das medições efetuadas nos remetem a uma situação de dúvida quanto ao planejamento da execução das mesmas, ou seja, por apresentar tantos valores incongruentes sugere-se que novas medidas sejam feitas considerando o fluxo de aeroporto e as escalas de revezamento dos funcionários. Para efeito de estudo e outras considerações pautaremos as conclusões com base na situação mais desfavorável, ou seja, na maior dose encontrada na amostra. Com base nisso podemos concluir que os limites de tolerância do anexo nº 1 da NR-15 para os trabalhadores do pátio do aeroporto não são atingidos.
Palavras-chave: Segurança do Trabalho, Higiene Ocupacional, Insalubridade.