65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 1. Astronomia - 7. Astronomia
EXPERIMENTOS DE ASTRONOMIA: UMA ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA FACILITAR O ENSINO DESSA CIÊNCIA
Odete Elana Sousa Pereira - Curso de Ciências da Natureza e Matemática - UNILAB
Francisco Márcio Morais de Oliveira - Curso de Ciências da Natureza e Matemática - UNILAB
Roberta Ferreira de Arruda Garcia - Curso de Ciências da Natureza e Matemática - UNILAB
Luana Mateus de Sousa - Curso de Ciências da Natureza e Matemática - UNILAB
Francisca Aline da Silva Andrade - Curso de Ciências da Natureza e Matemática - UNILAB
Michel Lopes Granjeiro - Prof. Dr./Orientador, Área de Formação Docente - UNILAB
INTRODUÇÃO:
Os assuntos ligados à Astronomia sempre despertam a curiosidade das pessoas, principalmente quando são noticiadas algumas informações relacionadas ao espaço, como por exemplo, a passagem de um asteróide pelas proximidades da Terra, o lançamento de um satélite de comunicação, a ocorrência de um eclipse (solar ou lunar), a queda de um meteorito ou a descoberta de um novo planeta fora do Sistema Solar. Entretanto, poucas pessoas possuem conhecimento satisfatório no assunto, embora ensinar seus conteúdos não seja algo novo. Isso talvez se deva ao fato de que aprender Astronomia não é tarefa simples, pois se trata de uma Ciência multidisciplinar por natureza. Estudá-la, significa absorver e discutir conceitos de Física, Matemática, Filosofia, História, Geografia, Química, Biologia, Sociologia, Filosofia, dentre outras. Para entendê-la é necessário ter uma boa capacidade de abstração, imaginação e criatividade, características cada vez mais ausentes nos estudantes. As preocupações com o ensino de Astronomia não são recentes e novas metodologias educativas ou a criação de estratégias para ensinar essa Ciência não podem parar de surgir. Por esse motivo é que experimentos quando bem elaborados, podem ajudar no processo de aprendizagem dos principais conceitos dessa disciplina.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Pretende-se apresentar o trabalho realizado na Unilab que objetivava explicar alguns fenômenos astronômicos básicos, pertencentes aos conteúdos do currículo do Ensino Fundamental, como por exemplo, a existência do dia e da noite, estações do ano, fases da Lua, eclipses, tornando os assuntos de Astronomia mais interessantes com a realização de experimentos didáticos e com materiais de baixo custo.
MÉTODOS:
Parte da ementa da disciplina Tópicos de Astronomia foi dividida em seis grupos que apresentaram um seminário sobre um tema específico. Cada equipe realizou também a demonstração de um experimento idealizado com o uso de materiais de fácil aquisição e de baixo custo, com a finalidade de explicar determinado fenômeno astronômico (relacionado com o tema que seria abordado em sala pela equipe), ficando o seguinte:
Equipe 1: 5 discentes; Tema: Movimentos do Sol / Movimentos da Terra; Experimento: Construção de um relógio solar / Uso de um planetário para explicar os movimentos da Terra e as estações do ano.
Equipe 2: 5 discentes; Tema: Nosso satélite, a Lua; Experimento: Fases da Lua.
Equipe 3: 3 discentes; Tema: Os Eclipses solares; Experimento: Construção de uma maquete para explicar os eclipses solares / Construção de um simulador de eclipses.
Equipe 4: 4 discentes; Tema: Os Eclipses Lunares; Experimento: Construção de uma maquete para explicar os eclipses lunares / Construção de um simulador de eclipses.
Equipe 5: 8 discentes; Tema: O Sistema Solar; Experimento: Construção de uma maquete do Sistema Solar.
Equipe 6: 6 discentes; Tema: As estrelas; Experimento: Construção de uma maquete com as camadas solares / Maquetes comparativas entre o Sol e algumas estrelas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Em geral, todas as equipes realizaram a apresentação de seu seminário exibindo um material de boa qualidade, apresentações bem elaboradas, fazendo uso de exemplos de fácil compreensão. Fizeram uma correta exploração dos temas específicos com o uso de vídeos, maquetes, slides bem explicativos e a realização de dinâmicas de grupo, visando sempre à interação com a turma contribuindo para uma melhor compreensão dos conteúdos abordados.
CONCLUSÕES:
A participação ativa dos discentes, demonstrada com a empolgação ao apresentar seu seminário, combinada à excelente qualidade dos materiais (experimentos) apresentados, deu indícios de que a disciplina Tópicos de Astronomia foi um verdadeiro sucesso. Com a aplicação dos experimentos, foi oferecida uma alternativa para fazer o ensino de alguns dos conceitos básicos de Astronomia de uma forma mais realista e motivadora para o estudante. Deseja-se que essas boas experiências vividas se reflitam na sala de aula quando esses temas forem abordados por esses futuros docentes, pois a Astronomia pode ser a porta de entrada para que as pessoas tenham acesso ao mundo do conhecimento.
Palavras-chave: Unilab, Astronomia, Educação.