65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia
CONCENTRAÇÕES DE AMINOÁCIDOS SOLÚVEIS TOTAIS EM FOLHAS E RAÍZES DE PLANTAS JOVENS DE ACAPÚ Vouacapoua americana Aubl SUBMETIDAS AO DÉFICIT HÍDRICO
Diocléa Almeida Seabra Silva - Estudante do curso de doutorado em ciências agrárias, UFRA
Joze Melisa Nunes de Freitas - Estudante do curso de doutorado em ciências agrárias, UFRA
Ediane Conceição Alves - Estudante de mestrado em produção vegetal, UNESP, campus de Jaboticabal
Tamires Borges de Oliveira - Estudante do curso de agronomia, UFRA
Cândido Ferreira de Oliveira Neto - Profº. Dr. Profº. Dr. /Co-orientador - Campus de Capitão Poço, UFRA
Roberto Cezar Lobo da Costa - Profº. Dr./ Orientador- Instituto de ciências agrárias, UFRA
INTRODUÇÃO:
O acapú Vouacapoua americana Aubl é uma espécie florestal que ocorre na Amazônia, especialmente no estado do Pará, cuja madeira é muito dura, é usada tanto na marcineria como na construção, sendo empregada em vigas para casas e outros. A falta de água no solo provoca alterações anatômicas, fisiológicas e ajustes metabólicos, objetivando num equilíbrio osmótico. Como conseqüência do estresse hídrico, há uma desidratação do protoplasto e diminuição do volume celular, provocando um aumento nas concentrações de solutos. O acúmulo de certas substâncias proporciona às plantas uma diminuição do potencial osmótico por meio de um aumento líquido nos solutos intracelular, podendo auxiliar na manutenção do turgor das células, sustentando a elongação celular e a expansão de regiões de crescimento. Os aminoácidos são compostos importantes no mecanismo de ajuste osmótico dos vegetais. Consistindo na relevância desse estudo o conhecimento da bioquímica da planta para a produção de mudas em áreas de reflorestamento.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo deste trabalho foi determinar as concentrações de aminoácidos solúveis totais em folhas e raízes de plantas jovens de acapú submetidas à deficiência hídrica.
MÉTODOS:
O experimento foi conduzido em casa de vegetação do Instituto de ciências Agrárias (ICA) pertencente à Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), no período de novembro/2011 a julho/2012. Durante o período do experimento todas as plantas foram irrigadas diariamente, foi feito também, o controle de plantas daninhas pela capina manual e o controle de pragas e doenças. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado em fatorial do tipo dois por quatro (duas condições hídricas: controle e déficit hídrico e quatro tempos de avaliação), com cinco repetições, totalizando 40 unidades experimentais. Os tempos de avaliação foram a cada 10 dias, sendo tempo 1 (zero dias), tempo 2 (10 dias), tempo 3 (20 dias) e tempo 4 (30 dias). Foi aplicada a análise de variância nos resultados e quando ocorreu diferença significativa, às médias foram comparadas pelo teste de Tukey ao nível de 5% de significância. Os desvios-padrões foram calculados para cada tratamento, sendo as análises estatísticas obtidas através do programa Assistat 7.6. Para a determinação da concentração de aminoácidos solúveis totais nas folhas e raízes foram utilizados os métodos descritos por Peoples et al., (1989).
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Houve um aumento significativo na concentração de aminoácidos solúveis totais tanto nas folhas quanto nas raízes conforme a intensidade do estresse hídrico. Os valores para as folhas foram de 53,29; 67,20; 79,25 e 92,55 µmol de AA g MS nos tratamentos T1 (0 dias), T2 (10 dias), T3 (20 dias) e T4 (30 dias), respectivamente. Nas raízes, as concentrações foram de 60,34; 64,53; 72,29 e 83,83 µmol de AA g MS, nos tratamentos T1, T2, T3 e T4, respectivamente. Durante a falta de água há um aumento da atividade das enzimas proteolíticas que quebram as proteínas em aminoácidos, esses compostos são importantes para diminuir o potencial hídrico e manter a turgescência das células, servindo ainda de reserva de nitrogênio para uma possível retomada de crescimento da planta quando o estresse cessar ou amenizar.
CONCLUSÕES:
A severidade do déficit hídrico na planta promoveu um aumento na concentração de aminoácidos solúveis totais nas folhas e nas raízes de plantas jovens de acapú.
Palavras-chave: Desidratação, Mudas, Compostos nitrogenados.