65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 9. Sociologia - 5. Sociologia Rural
Ciência e Sociedade no âmbito da Sociologia pública: trocas de saberes
Erinaldo Nunes da Silva - Ciências Sociais - UFMA
Orientadora: Profa. Dra. Maristela de Paula Andrade - PPGCSoc/UFMA
INTRODUÇÃO:
Este trabalho diz respeito às atividades do projeto de extensão intitulado “Diálogo entre ciência e sociedade – discutindo dados de pesquisa sobre o agronegócio no Leste Maranhense e seus impactos sobre a agricultura familiar”. O texto apresenta um relato das várias atividades realizadas no período de maio a dezembro de 2012. Tais atividades aconteceram após o fechamento do relatório de pesquisa, do projeto (também financiado pela FAPEMA) e intitulado “Campesinato e Crise Ecológica – segmentos camponeses diante do avanço da sojicultura no Leste Maranhense”, com o objetivo de discutir com setores da sociedade civil, os resultados do trabalho científico. A respeito disto, é bom lembrar que a ponte entre ciência e sociedade configura um dos “usos sociais da ciência”. O trabalho tem como inspiração a “sociologia pública” que tem como base, “tornar visível o que é invisível” e levar a prática sociológica para além da academia, entendendo que o diálogo com o público se faz necessário para o processo de educação mútua.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Objetiva-se dialogar com distintos agentes sociais envolvidos nos problemas tomados para objeto na pesquisa, colocando à disposição o saber científico, conforme a necessidade de desenvolver uma sociologia pública.
MÉTODOS:
O trabalho vem sendo realizado via promoção de reuniões, seminários e debates, de modo a publicar informações da pesquisa junto aos interessados. Foram elaborados CDs dos resultados da pesquisa, que são distribuídos nessas ocasiões. As reuniões, seminários e debates ocorrem nas sedes dos municípios, nas Câmaras de Vereadores ou nas Paróquias, de Brejo, Santa Quitéria, Urbano Santos e Mata Roma, no Leste Maranhense, e contam com a participação de representantes das comunidade que forneceram os dados da pesquisa; de associações comunitárias dos povoados; de sindicatos de trabalhadores rurais; da Sociedade Maranhense de Direitos Humanos – SMDH; do Fórum de Defesa da Vida e do Baixo Parnaíba – FDVBP da Igreja Católica e demais lideranças municipais. Com uso de data show e notebook, são expostos em slides os resultados da pesquisa, sobretudo as imagens e a marcação dos pontos com GPS que originarão mapas dos recursos estratégicos à reprodução das famílias.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Nesse trabalho vem sendo possível dialogar sobre os resultados da pesquisa com os diferentes agentes sociais envolvidos no estudo, tornando imediatamente úteis os dados da pesquisa científica. Para, além disso, o diálogo com o público estudado tem proporcionado cumprir os objetivos sociais do projeto, no sentido de fazer avançar a pesquisa científica no estado do Maranhão a respeito das transformações sociais, econômicas, ambientais e as consequências negativas do avanço do agronegócio para segmentos camponeses da mesorregião do Leste Maranhense. Nesse momento, observa-se um movimento de mobilização que envolve ONGs, associações comunitárias dos povoados de lavradores, sindicatos e igrejas. Essas organizações têm participado ativamente das discussões dos dados da pesquisa. Nesse sentido, a pesquisa tem subsidiado uma reflexão crítica acerca das transformações socioambientais na referida região, além de reforçar a resistência contra a destruição da fauna, flora, os recursos hídricos, sem os quais, os camponeses veriam impossibilitada sua reprodução social.
CONCLUSÕES:
Conclui-se que o projeto de extensão no espírito de uma sociologia pública, tem possibilitado discutir os resultados alcançados, levando em consideração os pontos de vista do público estudado desde o início dos trabalhos. Portanto, dois momentos de diálogo aconteceram na pesquisa: o primeiro para coleta de informações a partir dos diferentes pontos de vista em jogo e, posteriormente, após sistematização, com rigor metodológico e teórico, a apresentação a diferentes públicos. Este último momento consiste em devolver os resultados alcançados para aos grupos estudados e demais interessados na região, objetivando confirmar os dados coletados e levantar novas indagações. Nesse caso, observa-se um duplo “uso social da ciência”: no primeiro momento a utilização dos pressupostos teórico-metodológicos e, no segundo momento, a conversação entre ciência e sociedade. Nesses dois momentos a ciência é colocada a serviço dela mesma e da sociedade, na medida em que possibilita romper com o senso comum no processo de compreensão dos distintos pontos de vista.
Palavras-chave: Camponeses, Impactos socioambientais, Usos sociais da ciência.