65ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 2. Letras - 3. Línguas Estrangeiras Modernas
LabInter: criação de ambientes imersivos interativos para realidade virtual
Tatiana Palma Guerche - Acadêmico(a) Curso de Artes Visuais – CAL – UFSM
Benjamin Marins Costa - Acadêmico(a) Curso de Artes Visuais – CAL – UFSM
Michele Maria da Costa - Acadêmico(a) Curso de Letras – CAL – UFSM
Patrick Vicente de Matos - Acadêmico(a) Curso de Artes Visuais – CAL – UFSM
Roselaine Wegner - Acadêmico(a) Curso de Artes Visuais – CAL – UFSM
Andréia Machado Oliveira - Profª Drª Orientadora NTE – PPGART – CAL – UFSM
INTRODUÇÃO:
O trabalho consiste em um projeto interdisciplinar para a construção de ambientes imersivos interativos em realidade virtual, envolvendo pesquisas das áreas de Arte e Tecnologia, Língua Inglesa, Engenharia Computacional e Direito Ambiental. A atual pesquisa tem como finalidade a construção de um novo discurso eletrônico, voltada à experiência de investigação no meio digital em rede e seus processos interativos, entendendo que toda experiência se constitui por diversos graus de interatividade, sendo necessário um questionamento sobre como tais processos ocorrem na contemporaneidade. Pesquisas recentes sobre ambientes virtuais motivam o uso de tecnologias na educação, abrindo possibilidades inovadoras. Essas tecnologias podem ser empregadas em cenários e-learning e melhorar os processos de ensino aprendizagem tradicionais, construindo cenários híbridos de aprendizagem. Sobre interfaces computacionais, elas são potencialmente interativas, já que o conhecimento gera-se pela intervenção do interator que têm inúmeros caminhos para percorrer, gerando um modo particular de cognição. Neste momento o projeto encontra-se aplicado ao ensino de Língua Inglesa, sendo um espaço de ensino-aprendizagem voltado à prática da língua estrangeira, a partir de reflexões sobre questões ambientais.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Desenvolver ambientes imersivos digitais e interfaces interativas para jogos interdisciplinares, que envolvam processos de interatividade entre as diversas áreas do CAL e áreas afins, como o projeto de ambientes imersivos interativos. Contemplar o ensino da língua inglesa, através de reflexões a cerca de questões ambientais a partir de aspectos tecno-estéticos do design desenvolvido no jogo.
MÉTODOS:
A metodologia aplicada no LabInter se dá a partir de um método associativo entre teoria e prática, sendo que as etapas da pesquisa para a criação de ambientes imersivos interativos consistem em: Realização de pesquisas em encontros semanais com o gpc- InterArTec no LabInter, leituras de textos, análises de obras de arte e objetos tecno-estéticos interativos. Organização de encontros semanais para o desenvolvimento do projeto interdisciplinar de ambientes imersivos interativos, pesquisando especificamente interfaces interativas a partir da pesquisa de artistas que trabalham com o tema proposto sobre questões ecológicas, interfaces multimídia de imagens, vídeos e som. Ainda, além das pesquisas realizadas, trabalha-se no ambiente digital com a construção do ambiente, cenários, objetos e avatares. Pesquisa e criação de um jogo composto por três fases nas quais problematizam-se questões ambientais, visando o ensino da língua inglesa. Investiga-se em ciclos de debates, abordagens sobre jogos educativos, jogos sérios e gameart para o desenvolvimento de design e aspectos cognitivos do jogo. Utiliza-se o programa Open Simulador (OpenSim, 2012) como hospedeiro para mundos 3D, através da modelagem tridimensional para a criação de ambientes virtuais e utilização de avatares. Elaboração de relatórios e artigos científicos para publicação em revistas acadêmicas e eventos científicos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os resultados desta pesquisa sugerem que a criação de projetos interdisciplinares podem ser uma maneira de produzir aprendizagem em contexto virtual em que diferentes saberes são exigidos de seus participantes. A partir dessa pesquisa, busca-se contribuir para a promoção do desenvolvimento artístico, científico e tecnológico no país, bem como auxiliar na inovação tecnológica da região sul, que se encontra em grande defasagem em relação à produção nacional e internacional. Espera-se que o LabInter seja um referencial de apoio às áreas que demonstrem interesse sobre os processos de interatividade no uso das TIC, fazendo com que essas possam ampliar seus conhecimentos sobre o assunto e aplicar em seus projetos, pesquisas, grupos e/ou laboratórios vigentes. Seus resultados foram apresentados no evento internacional IADIS e-Learning 2012 Conference, Portugal.
CONCLUSÕES:
A criação de ambientes imersivos interdisciplinares com a finalidade de estabelecer um novo discurso eletrônico é uma forma de expandir os processos de ensino-aprendizagem. Acredita-se que o caminho a ser percorrido nessas redes, a partir de uma linguagem hipertextual e hipermídia, crie um modo particular de cognição. Essa pesquisa é uma forma de investigar tecnologias existentes e suas relações com o homem/meio, bem como proporcionar um espaço de aprendizagem e reflexões, unindo arte, tecnologia e áreas interdisciplinares. Finalizando, esta proposta de ambientes imersivos interativos visa possibilitar o estabelecimento de vínculos institucionais e interinstitucionais para desenvolvimento de pesquisas em arte, ciência, humanidades e tecnologia e inovação no sul do País, em especial em Arte Interativa, Design Interativo, Jogos interativos e Aprendizagem de Línguas interatividade em EaD.
Palavras-chave: Interatividade, Interdisciplinaridade, Arte e Tecnologia.