65ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 6. Nutrição - 3. Análise Nutricional de População
ESTADO NUTRICIONAL RELATIVO AO ZINCO DE CRIANÇAS INSTITUCIONALIZADAS: ASSOCIAÇÃO COM CARACTERÍSTICAS DAS CRIANÇAS, DAS CRECHES E O CRESCIMENTO LINEAR.
Alessandra de Assis Chaves - Graduanda de Enfermagem da UEPB
Ana Carolina Dantas Rocha - Enfermeira. Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da UFC
Dixis Figueroa Pedraza - Doutor em Nutrição. Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da UEPB
INTRODUÇÃO:
O zinco é um mineral que participa da realização de diversas funções estruturais, enzimáticas e regulatórias. A sua deficiência encontra-se associada ao retardo do crescimento, anorexia, fadiga, predisposição a processos infecciosos, dificuldade de cicatrização, anemia, diminuição da atenção, do apetite e da memória, hipogonadismo, atraso no desenvolvimento cognitivo. As crianças, principalmente pré-escolares, encontram-se biologicamente mais vulneráveis à deficiência de zinco decorrente do seu crescimento acelerado, onde o consumo alimentar representa o principal fator determinante. A prevalência mundial da deficiência de zinco varia de 4 a 73% em suas sub-regiões. No Brasil não existem valores desta prevalência em âmbito nacional, sendo a sua determinação limitada devido a dificuldades técnicas na obtenção de um marcador biológico. Espera-se que os resultados obtidos possam contribuir com a elaboração de estratégias que busquem a melhoria do estado nutricional de zinco neste segmento da população.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Descrever fatores associados ao estado nutricional de zinco em crianças assistidas em creches e verificar o comportamento de acordo com a presença/ausência de déficit de estatura.
MÉTODOS:
Trata-se de um estudo transversal desenvolvido com 271 crianças de 14 creches, selecionadas por sorteio aleatório simples, do município de Campina Grande, Paraíba. A coleta de dados contemplou a avaliação antropométrica, bioquímica do estado nutricional de zinco e parasitológica de fezes das crianças; avaliação das condições socioeconômicas, características maternas e saúde da criança; avaliação das creches enquanto à estrutura e higiene. No que se refere à investigação de parasitoses, procedeu-se a analise pelo método de Hoffman, Pons e Janer. As medições antropométricas foram realizadas de acordo como recomendado pela Organização Mundial de Saúde, e utilizou o escore Z de estatura/idade. As concentrações séricas de zinco foram determinadas por Espectrofotometria de Absorção Atômica de Chama. A presença de infecção subclínica foi controlada através da determinação da proteína C-reativa, por técnica imunoturbidimétrica. Utilizou-se o teste “t” para verificar diferenças entre as médias das concentrações de zinco no soro das crianças segundo categorias das variáveis categóricas relativas às características das crianças e das creches. Para a análise estatística foi utilizado o programa SPSS 8.0, considerando o nível de significância estatística de 5%.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A concentração média de zinco sérico foi de 81,58µg/dL (+/-16,56 µg/dL). A média de zinco no soro mostrou-se inferior e estatisticamente significante em crianças menores de 24 meses, em residentes na zona rural e que apresentaram problemas de saúde nos últimos 15 dias. Não se observou associação entre a concentração sérica de zinco e o déficit de estatura. Não obstante, crianças maiores de 24 meses e que possuíam déficit de estatura apresentaram concentrações de zinco no soro inferiores quando comparadas às apresentadas por crianças da mesma faixa etária sem déficit de estatura, resultado similar encontrado para crianças residentes na zona urbana e para crianças não poli-parasitadas. Considerando o conjunto de características das creches, a concentração média de zinco no soro mostrou diferença estatisticamente significante, sendo inferior quando a área da sala e o número de crianças foram considerados inadequados, bem como quando a criança permanecia na creche em tempo de regime parcial. A concentração de zinco no soro mostrou-se inferior à apresentada por outros estudos realizados, o que evidencia a importância de se averiguar a situação de deficiência das concentrações séricas deste micronutriente em populações como a do presente estudo.
CONCLUSÕES:
Os resultados apresentados indicam que as concentrações sanguíneas de zinco associam-se com a situação de saúde das crianças e que em condiciones de menor vulnerabilidade (maiores de 24 meses, residentes na zona urbana, não poli-parasitadas) o déficit de estatura, também, influencia essas concentrações. Recomenda-se considerar esses resultados nos estudos sobre associação entre o crescimento linear e o estado nutricional de zinco.
Palavras-chave: Zinco, Creches, Estado nutricional.