65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 13. Parasitologia - 1. Entomologia e Malacologia de Parasitos e Vetores
AVALIAÇÃO INSETICIDA DO EXTRATO ETANÓLICO DO CAULE DE Croton linearifolius MULL. ARG. (EUPHORBIACEAE) SOBRE LARVAS DE Aedes aegypti (LINNAEUS, 1762) (DIPTERA: CULICIDAE)
karine da Silva Carvalho - Dpto. de Estudos Básicos e Instrumentais – UESB.
Rômulo Carlos Dantas da Cruz - Dpto. de Estudos Básicos e Instrumentais – UESB.
Sandra Lúcia da Cunha e Silva - Profa.Dra / Orientadora – Dpto. de Estudos Básicos e Instrumentais, UE
Simone Andrade Gualberto - Profa. - Dpto. de Estudos Básicos e Instrumentais – UESB.
Janaína Silva de Freitas - Profa. - Dpto. de Estudos Básicos e Instrumentais – UESB.
INTRODUÇÃO:
As plantas são indispensáveis à vida na Terra, pois habilmente podem ser usadas no combate aos males que afligem a humanidade, através das substâncias sintetizadas pelas mesmas. Dessa forma, a partir dos resultados empiricamente desvendados, sobre o uso de plantas medicinais, a ciência, com intuito de conhecer cada vez mais a sua utilização, tem como base a constatação do perfil de vegetais, identificação de princípio ativo e a determinação da ação farmacológica ou inseticida. As descobertas de substâncias ativas dos vegetais pode se dar através da utilização dos bioensaios. Nesse contexto, a busca por inseticidas que atuem no controle populacional de mosquitos, como o Aedes aegypti, torna-se essencial, visto ser essa espécie o principal vetor da dengue, uma das mais importantes arboviroses do mundo e que acomete milhares de pessoas anualmente.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Avaliar a ação larvicida do extrato etanólico do caule de Croton linearifolius, sobre larvas de terceiro ínstar de Aedes aegypti.
MÉTODOS:
Foi utilizado no experimento o caule de Croton linearifolius. Este foi pesado e, posteriormente, colocado em uma estufa, regulado a 50°C, durante 48 horas. Em seguida, procedeu-se a moagem e, então, iniciou-se a extração com o solvente etanol. O extrato obtido foi concentrado em evaporador rotatório. Para a realização da avaliação larvicida utilizou-se larvas do terceiro ínstar, provenientes de ovos cedidos pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). O etanol e a água destilada foram utilizados na proporção 6:4 para solubilização do extrato, essa proporção também foi utilizada para a obtenção da solução estoque do grupo controle. Foram utilizados cinco tratamentos (13,3mg/mL, 6,7mg/mL, 4,0mg/mL, 2,0mg/mL e 0,7mg/mL), obtidos a partir de uma solução estoque de 400mg/mL, tendo sido utilizada 30 larvas por repetição, totalizando quatro repetições por tratamento. As observações da mortalidade das larvas foram realizadas no intervalo de 4h, 8h, 16h e 24h, após o início do experimento. Os dados obtidos relativos ao percentual de mortalidade das larvas foram submetidos ao teste de Tukey, ao nível de 5% de probabilidade. Para a avaliação da Concentração Letal 50 (CL50) foi utilizada a análise Probit.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O peso fresco do caule de Croton linearifolius foi de 1133,0g e após a secagem de 1030,5g. Posterior à extração obteve-se 167,0g de extrato. Em relação à avaliação inseticida, o percentual de mortalidade das larvas na concentração de 13,3mg/mL foi de 11,67%, 24,17%, 43,33% e 65,00%, com 4, 8, 16 e 24 horas de observação, respectivamente, tendo sido significativamente maior, quando comparada ás demais concentrações e ao grupo controle. A análise da concentração letal demonstrou que com 8, 16 e 24 horas de observação, é necessário uma concentração de 51,73mg/mL, 51,72mg/mL e 17,43mg/mL, respectivamente, para se obter uma mortalidade de 50% de larvas de Aedes aegypti, em condições de laboratório. Esses dados ratificam pesquisas anteriores, que relatam espécies pertencentes ao gênero Croton como potencialmente promissoras no que diz respeito à propriedade pesticida.
CONCLUSÕES:
O extrato etanólico do caule de Croton linearifolius, apresentou-se efetivo no que diz respeito à atividade inseticida sobre as larvas do Aedes aegypti.
Palavras-chave: Inseticidas naturais, Caatinga, Vetor.