65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 7. Educação Infantil
A LITERATURA INFANTIL NO ENSINO DE HISTÓRIA: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR NOS PRIMEIROS ANOS DE ESCOLARIZAÇÃO
Mayara Hemellyn Lopes Mendes - Centro de Educação - UECE
Bruna Eliza de Sousa Lima - Centro de Educação - UECE
Sheila Rocha Bandeira - Centro de Educação - UECE
Leda Vasconcelos Carvalho - Profa. Ms./Orientadora - Centro de Educação - UECE
INTRODUÇÃO:
O trabalho aborda a interdisciplinaridade nos anos iniciais do Ensino Fundamental, e traz uma discussão específica sobre a literatura infantil como recurso no ensino de História. A problemática incide sobre os seguintes questionamentos: a interdisciplinaridade facilita o aprendizado? Quais os problemas enfrentados historicamente pelo ensino da História? Qual a contribuição das obras literárias para a aprendizagem do conhecimento histórico?
OBJETIVO DO TRABALHO:
Para contemplar essas questões, objetivou-se identificar os resultados da prática interdisciplinar no ensino, além de apresentar alternativas didático-pedagógicas para o ensino da História utilizando a literatura infantil.
MÉTODOS:
O tratamento metodológico valorizou as pesquisas bibliográficas e documentais, destacando as contribuições teórico-práticas que na atualidade se ocupam com a interdisciplinaridade como estratégia didática na história ensinada. O artigo está dividido em dois tópicos. No primeiro aborda o conceito de interdisciplinaridade e os desafios postos as práticas curriculares nos primeiros anos do ensino fundamental; no segundo trata, especificamente, da literatura infantil no ensino de história, suas contribuições e algumas alternativas didático-pedagógicas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A abordagem interdisciplinar vem com o intuito de superar a fragmentação do conhecimento e relacioná-los aos dilemas cotidianos. No ensino de História pode aparecer como uma alternativa que favorece o interesse do aluno, pois proporciona o contato com diferentes aspectos das mais variadas culturas. Entre as inúmeras propostas interdisciplinares com o ensino de História nos primeiros anos de escolarização, encontra-se a literatura infantil. A literatura possibilita trabalhar informações que contemplam diversas áreas do conhecimento histórico, pois as obras literárias estão vinculadas ao real vivido, articulando, por exemplo, o tempo, o espaço e o contexto em que se constrói a narrativa. A literatura infantil deve ser trabalhada no ensino de história com o objetivo de “estimular o interesse dos leitores pela história, pelo desenvolvimento da capacidade de estabelecer relações e conexões entre fatos, acontecimentos e sujeitos em diferentes temporalidades” (ZAMBONI e FONSECA, 2010, p. 342). Deve fornecer indícios para a compreensão da realidade, além de apresentar elementos que fortalecem a cultura e a identidade do leitor.
CONCLUSÕES:
A Literatura infantil associada ao ensino de História traz novas possibilidades e significados aos conteúdos através da utilização de uma linguagem alternativa de cunho lúdico. Além disso, proporciona o contato com obras literárias estimulando o prazer pela leitura, que é uma prática fundamental na aquisição de todo e qualquer conhecimento, e que ainda assim encontra-se em declínio, precisando ser trazida à tona novamente. Em síntese, a interdisciplinaridade, devidamente utilizada em sala de aula, abre o caminho para a superação dos currículos tradicionais que fragmentou a história ensinada e, como efeito, distanciou-a da história na sua concretude.
Palavras-chave: Ensino de História, Interdisciplinaridade, Literatura infantil.