65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
APLICAÇÃO DA OBRA ADMIRÁVEL MUNDO NOVO (ALDOUS HUXLEY, 1932) COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE BIOLOGIA
Danielle Cristina Duque Estrada Borim - Depto. de Ensino de Ciências e Biologia - UERJ
Andréa Espinola de Siqueira - Profa. Dra.– Depto. de Ensino de Ciências e Biologia - UERJ
Daniel Kaufman - Prof. – FAETEC/SECT (RJ)
Magui Aparecida Vallim da Silva - Profa. Dra.– Depto. de Ensino de Ciências e Biologia - UERJ
Andréa Carla de Souza Góes - Profa. Dra.– Depto. de Ensino de Ciências e Biologia - UERJ
INTRODUÇÃO:
Como fruto da sociedade, a Ciência está vulnerável às influências externas e pode ser bem ou mal utilizada. Os limites são estabelecidos pela bioética, cuja finalidade é esclarecer e resolver questões éticas suscitadas pelos avanços e pela aplicação da Medicina e da Biologia. As discussões de bioética incluem desde o acesso ao sistema de saúde, pobreza e preservação ambiental até transplantes, reprodução artificial, eutanásia, dentre outros. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (1999) sugerem que, entre as competências e habilidades a serem desenvolvidas no ensino de Biologia, o trabalho em sala de aula envolva a contextualização sociocultural, desenvolvendo no aluno a capacidade de reconhecer no estudo da Biologia o desenvolvimento das sociedades em meio às questões políticas, sociais, culturais, entre outras. A ficção científica destaca-se como um subgênero literário que consiste em uma cuidadosa extrapolação sobre fatos e princípios científicos ou ainda em contrariar e se opor a esses fatos e princípios (MONTEIRO, 2007). Este tipo de literatura trata dos medos e esperanças gerados pelas descobertas científicas e retrata as imagens e mitos em torno da própria Ciência, representando, portanto uma boa fonte de discussões no âmbito escolar.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo desta pesquisa foi estimular nos alunos a discussão sobre aspectos morais e éticos da aplicação do conhecimento científico, tendo como base a leitura da obra Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley, um clássico da literatura de ficção científica, cuja temática envolve a clonagem humana e diversos questionamentos que afligem a humanidade e se fazem atuais na sociedade contemporânea.
MÉTODOS:
Foram identificados e selecionados quatro temas relacionados à utilização do conhecimento científico e às diversas questões éticas e socioambientais que afetam a sociedade do século XXI. São eles: (1) Consumismo, (2) Fertilização in vitro e Clonagem, (3) Uso abusivo de drogas e (4) Predestinação social e Sociedade de exclusão. A aplicação foi feita em duas turmas de 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública do Rio de Janeiro. A abordagem dos temas selecionados ocorreu em dois momentos sequenciais, durante as aulas de Biologia sempre iniciadas com uma atividade motivadora (vídeo ou música), totalizando assim quatro tempos de aula. Nos encontros com os alunos, as atividades foram divididas em três etapas onde os alunos trabalharam em grupos e individualmente durante os debates e apresentações dos conteúdos selecionados. O primeiro encontro foi estruturado em três momentos: (a) motivação dos alunos, (b) apresentação dos temas selecionados e (c) correlação entre as situações descritas no livro e a sociedade atual; o segundo encontro foi dividido em: (a) motivação dos alunos e retomada dos debates, (b) apresentação dos temas debatidos pelos grupos e (c) avaliação desta proposta por meio de uma pesquisa de levantamento de opinião baseada nos questionários, preenchido pelos alunos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Foram avaliados 33 questionários, onde 81% dos alunos afirmaram sentirem-se motivados a ler o livro proposto. Dos temas abordados, os alunos identificaram que Sociedade de exclusão já havia sido abordado em outras aulas (78%) assim como Clonagem e fertilização in vitro (42%). Todos consideraram as aulas interessantes, atuais e cuja temática poderia ser relacionada à sua vida em sociedade, sendo que 50% consideraram a proposta mais interessante que as demais aulas. Os temas Sociedade de exclusão e Consumismo foram citados preferencialmente como motivadores de reflexão e 34% dos estudantes avaliados afirmaram que alteraram sua opinião após as leituras e os debates realizados em sala. A maioria dos alunos (67%) gostaria que nas próximas aulas fossem utilizados outros livros de ficção científica. É notório que o legado da Ciência à sociedade sempre foi muito contraditório e variado, mas a educação envolve ensinar e integrar o que é ensinado à vida cotidiana, buscando uma visão ampla, inclusive sob o foco da ética (Moran, 2000) fomentando discussões no âmbito do ensino de Biologia. Ao serem solicitados a definir em uma única palavra a sua opinião sobre a proposta aplicada, todos utilizaram palavras positivas como ótimo, polêmico, reflexão, inovador, pensante, diferente, excelente.
CONCLUSÕES:
Os estudantes avaliaram as aulas como interessantes, e os debates promovidos em sala, bem como o material apresentado, como motivadores para a reflexão sobre assuntos polêmicos e atuais, especialmente aqueles relacionados ao cotidiano. O tema mais complexo, manipulação gênica, foi o menos citado como interessante ou motivador de reflexões. Durante as discussões sobre a manipulação gênica, pode ser identificada a falta de conhecimentos dos alunos, sendo este um tema indicado como pouco abordado na história escolar dos entrevistados. O caráter interdisciplinar do projeto ficou evidente nos debates promovidos, nos quais foi possível deixar a Biologia como pano de fundo para discussões de cunho sócio-político. Consideramos como positiva e motivadora a utilização do livro de ficção científica Admirável Mundo Novo nas aulas de Biologia do Ensino Médio, pois a proposta aplicada estimulou a reflexão, aliando realidade e ficção ao cotidiano dos alunos, enriquecendo sobremaneira as possibilidades metodológicas a disposição do professor regente.
Palavras-chave: Educação Básica, Práticas Pedagógicas, Literatura de ficção científica.