65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 1. Físico-Química
DETERMINAÇÃO DA ESTRUTURA CRISTALINA E CÁLCULOS QUÂNTICOS DE PROPRIEDADES MOLECULARES DOS COMPOSTOS 8H-1,9-DIIDRO-DIBENZO[C,J]-A,H-DIFURA[B´]-5-OXO-2,2,10,10-TETRAMETILBENZAZULENO-1´´,3A´´-DIAZA- II E 6,6-DIMETIL-2-FENIL-3,4,5,6-TETRAIDRO-7-OXA-1,3-DIAZA-CICLOPENTA[1]FENANTRENO.
Jumelice dos Santos Silva - Instituto de Química e Biotecnologia - UFAL
Cláudia Iris Grigório Lopes - Instituto de Química e Biotecnologia - UFAL
José Atalvanio Silva - Instituto de Química e Biotecnologia - UFAL
Antônio Ventura Pinto[in memoriam] - Prof. Dr./Centro de Ciências da Saúde - UFRJ
Mariano Alves Pereira - Prof. Dr./Instituto de Química e Biotecnologia - UFAL
Valéria Rodrigues dos Santos Malta - Profa. Dra./Orientadora - Instituto de Química e Biotecnologia - UFAL
INTRODUÇÃO:
A doença de Chagas causada pelo protozoário parasita Trypanosoma cruzi que é transmitida pelas fezes de um inseto (tritoma) conhecido como barbeiro. Apresenta uma alta incidência e prevalência no nordeste brasileiro. Atinge de doze-quatorze milhões de indivíduos infectados pelo T. cruzi em dezenove países americanos de colonização Ibérica, ocorrendo apenas esporádicos casos de transmissão natural nos Estados Unidos, com um adicional de vinte e cinco milhões vivendo em áreas endêmicas. Atualmente só existem dois medicamentos utilizados no tratamento dessa doença; o nifurtimox e o benzonidazol. No entanto estes remédios apresentam severos efeitos colaterais e requerem um longo tempo de tratamento, sendo efetivos apenas na fase aguda da doença. Desta forma existe a necessidade de estudos que visem à descoberta de novos fármacos que sejam mais eficazes no tratamento dessa enfermidade. Neste âmbito este trabalho propõe a determinação estrutural e a realização de cálculos químico-quânticos, de substâncias derivadas da &beta–lapachona pertencentes à classe dos imidazóis os quais apresentam atividade biológica frente à doença de Chagas.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O trabalho objetiva apresentar resultados obtidos da estrutura cristalina e cálculos químico-quânticos de propriedades físico-químicas no estudo estrutura-atividade farmacológica nos compostos: 8H-1,9-Dihidro-dibenzo[c,j]-a,h-difura[b´]-5-ox-2,2,10,10-tetrametilbenzazuleno-1´´,3a´´-diaza-II (composto 1) e 6,6-Dimetil-2-fenil-3,4,5,6-tetraidro-7-oxa-1,3-diaza-ciclopenta[1]fenantreno (composto 2).
MÉTODOS:
Para a determinação estrutural dos compostos em estudo a coleta de dados foi realizada no difratômetro Kappa CCD Enraf Nonius. O pacote de programas WINGX foi utilizado para determinar a estrutura cristalina e o programa MOPAC para os cálculos quânticos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Dados cristalográficos obtidos para o composto 1: cristalizou no sistema monoclínico, grupo espacial Pn com os seguintes parâmetros a = 5,3257(1) Å, b = 9,9462(2) Å, c = 20,1425(4) Å, &beta = 95,673(2)°, volume = 1061,73(4) ų, Z = 2 e R = 0,0746. Resultados obtidos nos cálculos quânticos (composto 1): calor de formação = -19,97 (Kcal/mol), energia eletrônica = -1058334,63 (Kcal/mol) e momento dipolar = 3,107 (DEBYE). Dados cristalográficos obtidos para o composto 2: cristalizou no sistema monoclínico, grupo espacial P21/c com os seguintes parâmetros a = 9,0547(2) Å, b = 10,5956(5) Å, c = 18,7071 Å, &beta = 102,467(3)°, volume = 1752,44(12) ų, Z = 4 e R = 0,1179. Resultados obtidos nos cálculos quânticos (composto 2): calor de formação = 32,57 (Kcal/mol), energia eletrônica = -667135,62 (Kcal/mol) e momento dipolar = 4,26 (DEBYE). Os resultados obtidos para os dois compostos estão de acordo com a literatura.
CONCLUSÕES:
As determinações estruturais foram realizadas com sucesso e apresentaram resultados confiáveis, os resultados químico-quânticos foram satisfatórios. Levando-se em consideração que atualmente existe uma busca contínua por novos compostos, com propriedades farmacológicas, espera-se que as estruturas apresentadas neste trabalho possam, servir de ponto de partida para a síntese de compostos farmacologicamente ativos, ou em outros casos para estudos em outros campos de pesquisa.
Palavras-chave: estrutura-atividade farmacológica, físico-químico, cristalográfico.