65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 4. Fitotecnia
INFLUÊNCIA DA COMPACTAÇÃO DO SOLO E DA ADUBAÇÃO ORGÂNICA NA FASE INICIAL DE CRESCIMENTO DO MILHO
Rodrigo Xavier Nolasco - Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio – IFTO/ Campus Palmas
Edvaldo Vieira Pacheco Sant´Ana - Prof. Dr./Orientador – Coord. da Área de Recursos Naturais – IFTO/ Campus Palmas
Valci Pereira da Silva Júnior - Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio – IFTO/ Campus Palmas
Alan Jhonnes Bulhões Marinho - Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio – IFTO/ Campus Palmas
Leandro Maier Hennig - Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio – IFTO/ Campus Palmas
INTRODUÇÃO:
Na adubação do milho o nitrogênio é um macronutriente bastante exigido por esta planta (MALAVOLTA et al., 1997). Os estercos foram muito utilizados no passado, mas com o advento dos adubos químicos o interesse pelos fertilizantes orgânicos diminuiu. Mas a preocupação com a degradação ambiental renovou o interesse pelo uso dos estercos, ou seja, pela agricultura sustentável (MENESES, 1993). Raij (1991) enfatiza que a principal reserva de N no solo é a matéria orgânica, proporcionando um suprimento do nutriente para as culturas. De acordo com Alvarenga & Cruz (1993) a habilidade das plantas em explorar o solo, em busca de água e nutrientes, depende grandemente da distribuição de raízes no perfil desse solo. A resistência do solo à penetração é uma das propriedades físicas do solo diretamente relacionados com o crescimento das plantas (ROSOLEM, 1995) e modificados pelos sistemas de preparo do solo. O uso da adubação orgânica pode-se diminuir o efeito negativo da compactação através da melhoria de algumas características físicas e químicas do solo.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo do trabalho foi avaliar a influência da compactação do solo e da adubação orgânica na fase inicial de crescimento do milho.
MÉTODOS:
O experimento foi conduzido no IFTO – Campus Palmas, Palmas, Tocantins, em um telado agrícola. Foram utilizadas sementes de milho variedade AG1051. A unidade experimental foi constituída pela sobreposição de 3 anéis de PVC com 10 cm de diâmetro interno: o superior e o inferior, com 10 cm de altura; e o intermediário com altura de 5 cm, unidos com fita adesiva. Em todos os vasos, o 1º e o 3º anel receberam amostras deformadas de solo com densidade aparente de 1,00 g/cm³ e adubadas uniformemente. O 2º anel teve densidade de solo variável conforme o tratamento de compactação, que correspondeu a valores de 1,00, 1,45 e 1,60 g/cm³. A compactação do solo foi efetuada somente no segundo anel de cada vaso e quantificada pela densidade aparente. Mediante a queda livre de um êmbolo de 4,00 kg, de uma altura de 85 cm sobre um cilindro de ferro com o mesmo diâmetro do anel foi obtido à densidade desejada. No 1º anel de PVC o solo foi misturado com o esterco bovino na dose equivalente a 0, 20 e 40 t/ha. Aos 40 dias após emergência, a parte aérea e as raízes das plantas foram transferidas à estufa controlada a uma temperatura de 75°C onde permaneceram por um período de 48h, para determinação da massa seca. Foram realizadas medições de diâmetro do caule (DC) acima de 5 cm do solo através de um paquímetro. As médias de três repetições após análise de variância foram comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Conforme a análise de variância houve efeito significativo para a produção de massa seca total de raízes (MSTR) e diâmetro do caule (DC) do milho em resposta à adubação orgânica (esterco bovino) e a compactação do solo e, para a interação da adubação orgânica com os níveis crescentes de compactação do solo o efeito foi significativo, mas para a produção de massa seca da parte aérea (MSTPA) somente na interação não foi significativo . Rodrigues et. al. (2009) constataram a ausência do efeito da compactação do solo sobre a massa seca da parte aérea pelo milho e que a compactação não interfere na absorção dos nutrientes minerais pelas raízes das plantas. Com a elevação crescente da compactação do solo e do esterco bovino houve maior produção de MSTR e maior acúmulo de massa seca de raízes (MSR) no anel superior. O incremento de MSTR do milho se deve à aplicação do esterco bovino que propiciou a disponibilidade de nutrientes e nas maiores compactação do solo ocorreu a concentração de raízes no anel superior devido ao melhor contato solo-raiz, culminando com melhores condições de absorção de água e nutrientes (MÜLLER et al. (2001). Portanto, o uso do esterco bovino minimizou o efeito da compactação na produção de MSTPA, DC e MSTR.
CONCLUSÕES:
Conforme a análise de variância houve efeito significativo para a produção de massa seca total de raízes (MSTR) e diâmetro do caule (DC) do milho em resposta à adubação orgânica e a compactação e, para a interação da adubação orgânica com os níveis crescentes de compactação o efeito foi significativo, mas para produção de massa seca total da parte aérea (MSTPA) somente na interação não foi significativo. O uso do esterco bovino minimizou o efeito da compactação na produção de MSTPA, DC e MSTR.
Palavras-chave: esterco, caule, raiz.