65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
OLHARES SOBRE A REFLEXÃO CRÍTICA DOS PARTICIPANTES DA PESQUISA “ESPAÇO DE REFLEXÃO CRÍTICA EM CONTEXTO DE COLABORAÇÃO: RECONSTRUINDO OS SENTIDOS E OS SIGNIFICADOS DA PRÁTICA EDUCATIVA NA CRECHE” NO ANO DE 2011.
Vanessa Almeida Stigert - Faculdade de Educação -– FACED/ UFJF
Alice de Paiva Macário - Faculdade de Educação -– FACED/ UFJF
Lilian Marta Dalamura Gomes - Faculdade de Educação -– FACED/ UFJF
Daiana Aparecida Marques de Amorim - Faculdade de Educação -– FACED/ UFJF
Valéria Lomar Petrato - Faculdade de Educação -– FACED/ UFJF
Ilka Schapper - Faculdade de Educação – FACED
INTRODUÇÃO:
Este resumo apresenta uma das conclusões da pesquisa “Espaço de reflexão crítica em contexto de colaboração: reconstruindo os sentidos e os significados da prática educativa na creche” coordenada pela professora doutora Ilka Schapper. Tal investigação foi realizada no interior do grupo LEFoPI (Linguagem, Educação, Formação de professores e infância), que está inserido na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Logo, esse trabalho traz reflexões acerca da metodologia utilizada no grupo e suas repercussões no que se refere às conclusões da referida pesquisa. Tais conclusões foram evidenciadas por meio de subsídios encontrados nos materiais que utilizamos na investigação. A partir deles, fomos capazes de perceber a importância do papel reflexivo nesse movimento de pesquisar e ser pesquisado.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo da pesquisa já mencionada era possibilitar momentos de reflexão critica entre as 22 coordenadoras das creches públicas de Juiz de Fora e as pesquisadoras do grupo sobre as concepções relacionadas às práticas com crianças de 0 a 3 anos.
MÉTODOS:
Para isso, utilizamos como aporte teórico-metodológico a perspectiva sócio-histórico-cultural e a Pesquisa Crítica de Colaboração – PCCol (MAGALHÃES, 2004). Ressaltamos que usamos como instrumento de produção/coleta de dados sessões reflexivas (SZUNDY, 2005), junto aos envolvidos na/da pesquisa, a fim de possibilitar reflexões críticas acerca de temas relacionados às crianças pequenas e a formação continuada das educadoras e coordenadoras das creches envolvidas na investigação. Para isso, os encontros foram filmados e transcritos. A partir disso analisamos os dados obtidos.algumas pesquisadoras do grupo fizeram notas de campo sobre os acontecimentos de cada sessão reflexiva. Diante disso, é importante destacar que no ano de 2011 tivemos 4 sessões reflexivas: a primeira foi uma retomada dos conteúdos e ações já realizadas pela equipe; a segunda foi repleta de discussões relacionadas à mudança de gestão das creches e seus possíveis impactos; a terceira teve como eixo norteador a apresentação da tese de uma professora sobre o “brincar”, que também foi um tema oriundo de outras sessões; o último encontro do ano trouxe a revisão dos temas trabalhados ao longo do ano e o planejamento do ano de 2012.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Percebemos que o grupo tem um importante papel na formação continuada das coordenadoras e educadoras das creches públicas de Juiz de Fora. Apesar de as educadoras não participarem das sessões, creditamos que, de forma colaborativa, as coordenadoras compartilham com as professoras das creches os conhecimentos construídos nas sessões reflexivas. Esses conhecimentos, segundo o relato de algumas das participantes, são também resignificados quando na creche passam a ser refletidos, estudados e vivenciados no dia-a-dia da instituição educacional. A partir de relatos das coordenadoras das creches nas sessões reflexivas que podemos as reflexões que estão tecendo no interior da creche. Dessa forma “a reflexão crítica implica a transformação da ação, ou seja, transformação social” ( LIBERALI, 2008). Vejamos a fala de uma das coordenadoras que participou da pesquisa já finalizada: “Eu coloco a importância desse grupo sobre o choro porque é uma coisa que constantemente eu penso, e eu acho que aquilo que está constantemente com a gente, que a gente usa no dia-a-dia é porque fez efeito” (Coordenadora A, 2011)
CONCLUSÕES:
Diante da análise dos diversos dados que temos, podemos concluir que como disse a coordenadora “A”, os temas já trabalhados, discutidos e refletidos no interior das sessões reflexivas são constantemente revisitados pelas educadoras e coordenadoras no dia-a-dia das atividades das creches públicas do município de Juiz de Fora. Com isso, percebemos que além das reflexões que as coordenadoras trazem para as sessões reflexivas, outras reflexões são criadas nas creches a partir do que é discutido com o grupo LEFoPI. O mais importante desse movimento é perceber que além de participar das sessões reflexivas as coordenadoras das creches relacionam os temas trabalhados, como por exemplo, o choro, brincadeira e outros, e a prática educativa que persiste o cotidiano das creches. Ainda hoje mantemos o diálogo com essas coordenadoras e as respectivas creches. Assim, aos poucos também estamos identificando vestígios do trabalho realizado que direta ou indiretamente interfere no cuidar e no educar das crianças de 0 a 3 anos de idade.
Palavras-chave: Pesquisa crítica de colaboração, Reflexão crítica, Educação de 0 a 3 anos.