65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
MUSEU PEDAGÓGICO: UMA INTERLOCUÇÃO COM OS PROBLEMAS DO COTIDIANO ESCOLAR
Elis Saraiva Santana - Depto. História - UESB
Lívia Diana Rocha Magalhães - Profa. Dra./Orientadora - Depto.de Filosofia e Ciências Humanas – UESB
INTRODUÇÃO:
O presente estudo é parte do projeto desenvolvido pela equipe docente do Museu Pedagógico/UESB que visa uma interlocução com os problemas do cotidiano escolar. Para realização do projeto foram colocados computadores com acesso à internet nas escolas vinculadas e projetada uma página para que os professores enviassem por e-mail, mensagens referentes aos problemas do cotidiano escolar, problemas estes das mais variadas temáticas, desde a relação com os alunos até questões referentes à gestão. Estes são catalogados por eixo temático em um banco de dados e os pesquisadores e bolsistas podem consultá-los, tomando-os como base para a discussão nas suas respectivas linhas de estudo. Dentre os problemas aparecem apontamentos sobre a dificuldade dos alunos em compreender os conceitos históricos e até de se interessar pela disciplina. A partir dessas informações desenvolvemos a análise dos possíveis problemas que levam a tal situação. Recorremos a estudos que indicam as transformações que ocorreram no desenvolvimento do ensino de história nos currículos escolares e outros problemas que estão contribuindo para agravar o interesse dos alunos pela disciplina, entre eles, a falta de infraestrutura na escola, dificuldade de articulação entre currículo, corpo docente, alunado entre outros.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Analisar o cotidiano da escola pública, tendo em vista as dificuldades que se colocam como obstáculos à prática pedagógica no que se refere ao ensino de história, tomando como base registros enviados pelos professores de quatro escolas municipais de Vitória da Conquista – BA.
MÉTODOS:
O desenvolvimento do projeto foi possível a partir da criação de uma rede de internet que conectou as escolas da Educação Básica participantes do projeto ao Museu Pedagógico de forma que estes pudessem relatar, por meio de uma pagina criada com essa finalidade, e-mails que registrassem dificuldades e necessidades cotidianas das escolas. Esses relatos foram catalogados por eixo temático resultando na construção de um banco de dados disponível à equipe multidisciplinar do Museu de forma que estes possam selecionar e estudar esses dados de acordo com o recorte temático de cada grupo de estudo. Depois, a discussão teórica e os textos produzidos pela equipe, são apresentados em seminários com professores das escolas a fim de mostrar e discutir os resultados alcançados.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O desenvolvimento do projeto foi possível a partir da criação de uma rede de internet que conectou as escolas da Educação Básica participantes do projeto ao Museu Pedagógico de forma que estes pudessem relatar, por meio de uma pagina criada com essa finalidade, e-mails que registrassem dificuldades e necessidades cotidianas das escolas. Esses relatos foram catalogados por eixo temático resultando na construção de um banco de dados disponível à equipe multidisciplinar do Museu de forma que estes possam selecionar e estudar esses dados de acordo com o recorte temático de cada grupo de estudo. Depois, a discussão teórica e os textos produzidos pela equipe, são apresentados em seminários com professores das escolas a fim de mostrar e discutir os resultados alcançados.
CONCLUSÕES:
Diante dos problemas expostos pelos professores no que concerne ao ensino de história, nota-se a dificuldade de se colocar em prática as discussões teóricas já alcançadas sobre o papel e a importância da disciplina de história na formação dos alunos da escola básica, contudo, o problema persiste e os professores das escolas em estudo demonstram preocupação com as dificuldades dos alunos.
Palavras-chave: Educação, História, Escola.