65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 7. Química Orgânica
AVALIAÇÃO DO TEOR DE ETANOL NA GASOLINA COMERCIALIZADA NO MUNICÍPIO DE ZÉ DOCA – MA
Víctor Gabriel Vaz Batalha de Sena - Curso Técnico em Biocombustíveis - IFMA
André Luis Fernandes Lopes - Curso Técnico em Biocombustíveis - IFMA
Ana Paula Ferreira Teixeira - Curso Técnico em Análises Químicas - IFMA
Luzilene Sousa Rosas - Profa. MSc./Orientadora - Depto. de Ensino - IFMA
INTRODUÇÃO:
Ao longo da História, a relação do homem com a natureza foi responsável por uma série de transformações significativas. A busca por condições de vida mais confortáveis acabou trilhando o desenvolvimento dos vários combustíveis que marcam a história humana. Com a popularização dos automóveis no século XX, os combustíveis fósseis passaram a ser fonte de obtenção principalmente da gasolina.
A gasolina é um combustível fóssil obtido do refino do petróleo, composto, basicamente, por uma mistura de hidrocarbonetos. É também o carburante mais utilizado atualmente nos motores endotérmicos.
A gasolina é praticamente apolar, pois não há grande diferença na polaridade entre o carbono e o hidrogênio. São solúveis em solventes orgânicos, mais insolúveis em água. O álcool é fracamente apolar o que permite a solubilidade em água como na gasolina.
Na gasolina brasileira, o Etanol é utilizado com a função antidetonante, para evitar a explosão precoce do combustível, ou seja, aumenta a octanagem do mesmo.
Atualmente está em vigor a Portaria 678 de 31/08/2011, do Ministério de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que aprova a fixação do percentual obrigatório de adição de Etanol anidro combustível à gasolina em 20%, a partir da zero hora do dia 1º de outubro de 2011.
OBJETIVO DO TRABALHO:
I – Avaliar a porcentagem de Etanol na gasolina comercializada na cidade de Zé Doca – MA; II – Efetuar comparativo da porcentagem com a legislação atualmente vigente no Brasil.
MÉTODOS:
A metodologia utilizada segue a norma definida pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
Coletou-se 100 mL de cada amostra nos quatro postos existentes no centro urbano da cidade de Zé Doca - MA, identificando-as de amostra A, B, C e D.
Preparou-se uma solução aquosa de NaCl à 10% p/v com água destilada. Colocou-se 50 mL da amostra em provetas, em seguida, adicionou-se a solução aquosa de NaCl a 10% p/v até completar o volume de 100 mL. Tampou-se a proveta e inverteu-se por dez vezes, evitando a agitação energética, para completar a extração do álcool pela camada aquosa. Deixou-se em repouso por 15 minutos, a fim de permitir a separação completa das duas camadas. O ensaio foi feito em triplicata, calculando-se a média dos volumes.
Por meio de cálculo matemático, pode-se obter o teor de Etanol presente na gasolina.Pode-se avaliar, por meio da extração do Etanol, com solução aquosa de NaCl, que dentre as amostras analisadas apenas a amostra do posto A estava de acordo a com a portaria que está atualmente em vigência que é a Portaria 678 de 31/08/2011, MAPA. Já as amostras B, C e D apresentaram uma quantidade acima do permitido, conforme a legislação vigente.
As amostras dos postos B, C e D apresentaram respectivamente as porcentagens de Etanol 21%, 22% e 21%. Sugerindo uma possível adulteração do combustível.
Diante das atuais discussões ambientais acerca da diminuição ou não utilização dos combustíveis fósseis, é salutar a substituição destes por fontes renováveis
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Pode-se avaliar, por meio da extração do Etanol, com solução aquosa de NaCl, que dentre as amostras analisadas apenas a amostra do posto A estava de acordo a com a portaria que está atualmente em vigência que é a Portaria 678 de 31/08/2011, MAPA. Já as amostras B, C e D apresentaram uma quantidade acima do permitido, conforme a legislação vigente.
As amostras dos postos B, C e D apresentaram respectivamente as porcentagens de Etanol 21%, 22% e 21%. Sugerindo uma possível adulteração do combustível.
Diante das atuais discussões ambientais acerca da diminuição ou não utilização dos combustíveis fósseis, é salutar a substituição destes por fontes renováveis, uma vez que quanto maior a adição do Etanol à gasolina menor é a emissão de monóxido de carbono, no entanto gasolina contendo álcool a um percentual acima de 20% em sua composição favorece um aumento na emissão na emissão de dióxido de carbono.
Há uma perspectiva de aumento no percentual de Etanol adicionado à gasolina passando de 20% para 25%.
A lei atual determina pena de um a cinco anos de detenção para quem compra, vende ou revende derivados de petróleo ou gás em desacordo com as normas legais.
CONCLUSÕES:
Na análise das amostras de gasolina coletadas nos postos B, C e D o percentual de álcool esta acima do permitido pela legislação vigente (Portaria 678 de 31/08/2011, do Ministério de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), somente a amostra do posto A tinha o percentual de álcool a 20%, estando assim de acordo com a legislação.
Este trabalho permite um monitoramento sistemático a nível acadêmico do teor de Etanol presente na gasolina comercializadas no município de Zé Doca – MA.
Palavras-chave: Combustível fóssil, Álcool, Hidrocarboneto.