65ª Reunião Anual da SBPC
B. Engenharias - 1. Engenharia - 6. Engenharia de Produção
LOGÍSTICA REVERSA NO PROCESSAMENTO DE RESÍDUOS BOVINOS NO MUNICÍPIO DE PALMAS-TO.
Joyce Santana dos Santos - Aluno do Curso Técnico em Gestão do Agronegócio – IFTO/ Campus Palmas
Eduardo Alves da Silva - Aluno do Curso Técnico em Gestão do Agronegócio – IFTO/ Campus Palmas
Flávio Divino de Paiva Dionisio de Santana - Aluno do Curso Técnico em Gestão do Agronegócio – IFTO/ Campus Palmas
Rafael Marques de Souza - Aluno do Curso Técnico em Gestão do Agronegócio – IFTO/ Campus Palmas
José Eustáquio Canguçu Leal - Prof. MSc./Orientador – Coord. do Curso de Agronegócio – IFTO/ Campus Palmas
INTRODUÇÃO:
Muitos resíduos de abatedouros e frigoríficos, matérias-primas das graxarias, se não gerenciados adequadamente podem causar problemas ambientais graves. Neste contexto, buscou estudar a aplicabilidade da Logística Reversa no Frigorífico Palmas, que processa resíduos de bovinos no Município de Palmas no Estado do Tocantins. Com a comercialização da carne bovina, ocorre o acúmulo de resíduos dessa atividade, oriundos de estabelecimentos como açougues, supermercados e casa de carnes espalhados pelo município. A partir daí é opção adequar à logística reversa nas operações entre as graxarias e as fontes geradoras de suas matérias-primas (abatedouros ou frigoríficos e açougues), para que estas sejam processadas adequadamente no menor tempo possível, após sua geração.
O processo de Logística Reversa consiste em fazer do resíduo, sem condições de ser reutilizado, retorne ao seu ciclo produtivo ou como insumo de outro produto, evitando uma nova busca por recursos na natureza e permitindo um descarte ambientalmente correto (LACERDA, 2009).
A graxaria tem como principal equipamento o digestor cujas funções são fazer a cocção e desidratar subprodutos animais produzindo o sebo líquido e a torta, que será moída para produzir farinha de carne e ossos. Esta pesquisa fundamenta-se na importância da destinação dos resíduos sólidos e líquidos, oriundos dos frigoríficos que contaminam e degradam a natureza.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente trabalho teve como objetivo avaliar os procedimentos no processo de logística reversa do aproveitamento dos resíduos no frigorífico (Frigopalmas Ltda.) no município de Palmas – TO.
MÉTODOS:
A pesquisa realizada foi do tipo: exploratória e descritiva. A metodologia utilizada na coleta de dados foi entrevista aplicada no frigorífico e visitas nos açougues e supermercados que são os atores responsáveis pelas coletas dos subprodutos. Durante as visitas no período entre os meses de agosto a dezembro de 2012, no horário de expediente de trabalho no estabelecimento, foram analisados os métodos e etapas de processamentos dos subprodutos não comestíveis iniciando-se na sala de matança com a observação dos cuidados com a matéria prima e transporte para a seção de graxaria, iniciando as etapas de processamento desde a recepção da matéria prima até o processamento final com o registro do fluxograma operacional.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os subprodutos não comestíveis, e que são descartados com o a evolução do abate e venda para açougues e supermercados, são transportados através da logística reversa para as unidades processadoras e digestoras. E à medida que vão se acumulando na chegada, são transportados, através de carro de mão para a seção de graxaria, onde toda a matéria prima é colocada no assoalho ao lado do britador de ossos. Já o sebo é colocado em separado dos demais subprodutos. A recepção da seção cocção é dotada de equipamento, como: digestor, caldeira decantadora e esteiras transportadoras. A fragmentação da matéria-prima, não só permite maior cozimento, mas também facilita a extração da gordura pela exposição do calor e a prensagem.
A partir de comparação entre dados coletados na literatura especializada e os dados obtidos diretamente no frigorífico visitado, observou-se que os métodos de processamento dos resíduos aplicados no frigorífico são bastante semelhantes entre outros estabelecimentos, embora, a parte prática da presente pesquisa tenha sido realizada em um frigorífico de pequeno porte, utilizando-se de máquinas obsoletas, a relação dos principais problemas do dia-a-dia encontrados no frigorífico e a elaboração dos planos de ação corretivo e preventivo, possa, com os devidos ajustes, servir de base para qualquer empresa dessa natureza de pequeno ou médio porte.
CONCLUSÕES:
O aproveitamento integral e em volume expressivo dos subprodutos não comestíveis resultantes do abate de bovinos no frigorifico pesquisado, se caracterizam pela sua importância, não apenas do ponto de vista econômico por se destacar como equilíbrio na balança econômica e comercial do estabelecimento, mas também, por desonerar de modo significativo o produto principal que é a carne, mas também por ser um segmento operacional da indústria que diminui expressivamente os impactos provocados ao meio ambiente e a saúde pública.
Palavras-chave: logística reversa, resíduo, degradação ambiental.