65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 7. Ciência e Tecnologia de Alimentos - 4. Ciência e Tecnologia de Alimentos
A PRODUÇÃO DE BIODIESEL ATRAVÉS DA SOJA E A PRODUÇÃO DE ALIMENTOS NO MUNICÍPIO DE PORTO NACIONAL-TO.
Lucas Mateus Bezerra Evangelista - Aluno do Curso Técnico em Gestão do Agronegócio – IFTO/ Campus Palmas
Eduardo Alves da Silva - Aluno do Curso Técnico em Gestão do Agronegócio – IFTO/ Campus Palmas
João Felipe Gomes Saturnino - Aluno do Curso Técnico em Gestão do Agronegócio – IFTO/ Campus Palmas
Marcelo Ferreira do Nascimento - Aluno do Curso Técnico em Gestão do Agronegócio – IFTO/ Campus Palmas
José Eustáquio Canguçu Leal - Prof. MSc./Orientador – Coord. do Curso de Agronegócio – IFTO/ Campus Palmas
INTRODUÇÃO:
No Estado do Tocantins tem crescido o plantio da soja para fins de produção agroenergética com destinação da oleaginosa para duas usinas de biodiesel instaladas no Estado, uma no município de Porto Nacional-TO e outra em Paraíso do Tocantins - TO. Utiliza-se a soja como componente principal na produção do biodiesel no Estado Tocantins pelo fato de que a oleaginosa ser amplamente cultivada e conhecida tecnologicamente em toda a sua cadeia produtiva, aproveitando todos os seus componentes e resíduos, principalmente o farelo que é insumo principal na formulação de rações para aves, suínos, caprinos e gado bovino.
A importância do presente estudo se deve ao levantamento do aumento do plantio de soja e da produção de biodiesel no município, relacionado com a utilização dos resíduos oriundos do esmagamento da soja destinados a alimentação animal, que consequentemente produzem mais alimentos.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo deste trabalho é explicar como o aumento da produção de biodiesel através da utilização da soja como insumo principal aumenta a produção de alimentos no município de Porto Nacional - TO.
MÉTODOS:
A abordagem da pesquisa realizada foi do tipo exploratório, descritivo e bibliográfico, utilizando técnicas de pesquisa operacional, na intenção de fundamentar conceitos e obter dados.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
De acordo com o IBGE (2013), o município de Porto Nacional produziu em 2011, 61.620 toneladas de soja, quase o dobro da produção de 2010 com 33.600 toneladas colhidas e de 2009 com 31.012 toneladas, totalizando 126.232 toneladas colhidas da oleaginosa, são 126.232.000 milhões de quilos produzidos dessa oleaginosa.
Segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis - ANP (2013) a produção de biodiesel no município de Porto Nacional para os anos de 2009, 2010 e 2011 foram respectivamente de 181.811m³, 473.113m³, 550.526m³, totalizando 1.205.450m³ de biodiesel, ou seja 1.205.450.000 milhões litros de biodiesel no período. Se toda soja produzida no município fosse destinada a produção de biodiesel, supostamente sobraria cerca de 100.098 toneladas de farelo, no período pesquisado, prontas para uso em rações animal ou humana, pois segundo PELUZIO (2012), a semente de soja contém apenas 20% do seu total em óleo, sendo o restante dividido em proteína, carboidratos e fibras.
CONCLUSÕES:
Concluiu-se que em relação à produção de biocombustíveis no município de Porto Nacional através da soja, ocorreu um aumento na oferta de alimentos, pois quanto mais se produziu biodiesel, mais sobrou farelo de soja para alimentação do gado bovino, aves, suínos e caprinos. Não há ainda uma comprovação para afirmar que a produção de biodiesel afeta negativamente a oferta de produtos alimentícios no município de Porto Nacional-TO, elevando os seus preços ao consumidor final, ou mesmo trazer a falta de algum item, mas sim, ao contrário, pudemos observar um aumento na disponibilidade de farelo para a engorda de animais. Serão necessários novos estudos e acompanhamentos sobre assunto para tecer novos laudos sobre tema tão controverso.
Palavras-chave: agroenergia, alimentos, biodiesel.