65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
FORMANDO E INFORMANDO EDUCADORES DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES: UMA EXPERIÊNCIA EXITOSA NO CAMPO DA LEITURA E DA ESCRITA
Auriluce Cordeiro Maia - Profa. Esp. - Secretaria da Educação do Ceará - SEDUC
Edna Maria Bacelar Silva - Profa. Esp. - Secretaria da Educação do Ceará - SEDUC
Elistênio Chagas Morais - Prof. Esp. - Secretaria da Educação do Ceará - SEDUC
Maria Roseneide Furtado Oliveira - Profa. Esp. - Secretaria da Educação do Ceará - SEDUC
Maria das Graças Santiago de Sousa - Profa. Esp. - Secretaria da Educação do Ceará - SEDUC
Maria Socorro Freitas Lima - Profa. Esp. - Secretaria da Educação do Ceará - SEDUC
INTRODUÇÃO:
O Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), localizado no município de Horizonte – Ceará, que também acompanha as ações das Bibliotecas das escolas públicas estaduais sob a jurisdição da 9ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (9ª CREDE) desenvolveu, no ano letivo de 2012, uma formação interativa para os docentes lotados nesse ambiente de apoio pedagógico escolar. A partir desse curso, dos encontros interativos e itinerantes, os professores desenvolveram ações nas escolas que favoreceram aquisição de conhecimentos dos discentes através do hábito da leitura e da escrita, além do estímulo da autoestima, da busca da autonomia e desenvolvimento e reforço da cidadania. Trabalhos voltados para a leitura e para a escrita são imprescindíveis, pois despertam o interesse dos jovens, aumentam o número de leitores proficientes, ampliam o vocabulário, estimulam a criatividade através do envolvimento com a fantasia presente nas mais diversas obras literárias existentes no acervo das Bibliotecas. Mergulhar nos mares das letras permite que os educandos compreendam e possam ultrapassar a fronteira entre a fantasia e a realidade desenvolvendo uma consciência crítica e interpretativa.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Reforçar o protagonismo docente e ampliar a prática dos professores lotados nas Bibliotecas das escolas públicas estaduais da 9ª CREDE nas atividades voltadas para o processo de leitura e de escrita, proporcionando, assim, o estímulo nos alunos para interpretar, compreender, criar e recriar obras, promovendo também, o protagonismo juvenil e a aprendizagem cooperativa dos mesmos.
MÉTODOS:
As ações envolveram a equipe do NTE, os educadores lotados nas Bibliotecas e os alunos. Inicialmente, os multiplicadores do NTE realizaram estudos através de leituras, pesquisas e discussões. O passo seguinte fora o início da formação com ações voltadas para a dinamização das atividades desenvolvidas nas Bibliotecas, além de temáticas relacionadas a melhoria do processo de leitura e de escrita dos alunos. Os encontros ocorreram na sede da 9ª CREDE e nas escolas EEEP Maria Dolores, EEEP Edson Queiroz, EEEP José Maria Falcão, EEEP Pedro de Queiroz, EEM Francisca Moreira e EEM Ana Facó para que todos conhecessem os ambientes, as atividades, enfim, a dinâmica desenvolvida em cada Biblioteca. Foi uma formação interativa e itinerante. Também foram realizadas visitas bimestrais, pela equipe do NTE, às escolas para acompanhamento das atividades. Ao final, houve um grande encontro para a socialização das ações executadas nas unidades escolares e todos os profissionais, envolvidos na formação, analisaram e a avaliaram os resultados das práticas desenvolvidas pelas Bibliotecas no cotidiano escolar.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Essa formação possibilitou o convívio, o diálogo, uma rica troca de experiências entre os docentes da 9ª CREDE, além de prover e viabilizar instrumentos, materiais e novas metodologias para a elaboração e a execução de várias ações e projetos interdisciplinares. A partir desse curso, os professores das Bibliotecas passaram a integrar vários projetos desenvolvidos nas instituições escolares. Podemos citar como resultados, o aumento do número de novos leitores cadastrados e ativos, além da diversidade nos gêneros textuais lidos, com destaque para os romances e para os contos. Ressaltamos também, a execução de alguns projetos desenvolvidos nas Bibliotecas, como “Juventude e Literatura e Contemporânea”, da EEFM Custódio da Silva Lemos, “Cartas Escritas, Histórias Contadas”, da EEM Ronaldo Caminha, ambas da cidade de Cascavel, “Farol da Leitura”, da EEM Wladimir Roriz do município de Chorozinho, “Ler pra Valer”, da EEM Francisca Moreira, da cidade de Beberibe, “O Mensageiro: da carta ao e-mail”, da EEEP Maria Dolores de Horizonte, entre outros. A relevância do trabalho coletivo e da aprendizagem cooperativa para o sucesso da formação e do desenvolvimento da mesma nas escolas foi destaque no depoimento, na avaliação dos professores.
CONCLUSÕES:
Segundo Philippe Perrenoud (2000), “o oficio de professor está se transformando: um trabalho em equipe e por projetos, com autonomia e responsabilidades crescentes,(…)profissionais capazes de administrar a própria formação”. Assim sendo, a escola necessita de educadores com consciência reflexiva e crítica da prática docente, além de ter ciência que esta prática ocorre em diversos contextos e ambientes educativos. Destacamos, pois, a presença das Bibliotecas nesse processo. Daí, a relevância de formação para os professores atuantes nesse ambiente de apoio pedagógico, porque um educador, quando bem formado, utilizará de forma objetiva e coerente os recursos didáticos e pedagógicos ao seu alcance para informar, educar, e nesse caso, despertar o interesse pela leitura e pela escrita, além de usufruir dos benefícios que elas promovem. As ações desse projeto propiciaram uma interação significativa entre os docentes da 9ª CREDE, proporcionando melhorias das práticas pedagógicas. Os objetivos propostos pela formação foram alcançados, visto que a integração da comunidade escolar foi efetiva, além da ampliação das práticas da leitura e da escrita e da dinamização das ações das Bibliotecas escolares, permitindo assim, um avanço do processo de ensino e de aprendizagem.
Palavras-chave: Formação Itinerante, Protagonismo Docente, Conhecimento.