65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE ABRANGÊNCIA DA 9ª COORDENADORIA REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO - CREDE - HORIZONTE – CEARÁ
Olenira Maria de Matos Bernardo - Profª. Mestre. Secretaria da Educação do Ceará - SEDUC
Gisele Pereira Rocha - Profª. Esp. Secretaria da Educação do Ceará - SEDUC
Francisca Menezes Azevedo - Profª. Esp. Secretaria da Educação do Ceará - SEDUC
Maria das Graças Santiago de Sousa - Profª. Esp. Secretaria da Educação do Ceará - SEDUC
Francisca Coelho de Carvalho - Profª. Esp. Secretaria da Educação do Ceará - SEDUC
Luzimary Soares Miranda - Profª. Esp. Secretaria da Educação do Ceará - SEDUC
INTRODUÇÃO:
O Ministério da Educação institui diretrizes operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Os sistemas de ensino devem matricular os alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas classes comuns de ensino regular e no Atendimento Educacional Especializado (AEE) ofertado em Salas de Recursos Multifuncionais-SRM's ou em Centros de Atendimento Educacional Especializado da rede pública ou de instituições comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos. O Atendimento Educacional Especializado tem como função complementar ou suplementar a formação do aluno por meio de disponibilização de serviços, recursos de acessibilidade e estratégias que eliminem as barreiras para sua plena participação na sociedade e desenvolvimento de sua aprendizagem. Diante da proposta, sentimos a necessidade de fortalecer e valorizar as práticas no campo da promoção dos Direitos Humanos, de modo a garantir o atendimento aos educandos que apresentam necessidades educacionais especiais no âmbito das escolas com salas de recursos multifuncionais de abrangência da 9ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – CREDE/Horizonte-CE.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Fortalecer e valorizar as práticas da Educação Inclusiva no âmbito escolar, no campo da promoção dos Direitos Humanos, de modo a garantir atendimento aos educandos das escolas estaduais de abrangência da 9ª CREDE que apresentam necessidades educacionais especiais independentemente de suas condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais, linguísticas, numa pedagogia centrada no aluno.
MÉTODOS:
O Projeto foi desenvolvido no ano de 2012, pelo Núcleo Regional de Desenvolvimento da Escola e da Aprendizagem – NRDEA, envolvendo educadores lotados nas salas regulares, Salas de Recursos Multifuncionais – SRM's, Laboratórios Escolares de Informática – LEI's, alunos com necessidades educacionais especiais e pais de alunos com necessidades educacionais especiais. Inicialmente, foram realizados estudos e pesquisas pelo Núcleo Regional de Desenvolvimento da Escola e da Aprendizagem – NRDEA, em seguida, foram realizados encontros nas escolas e na Crede; intercâmbio entre os professores das salas multifuncionais; intercâmbio entre os pais de alunos com necessidades especiais, eventos e feiras escolares realizados nas escolas envolvendo os alunos atendidos nas SRM's; aulas de Informática(LEI's); divulgação e incentivo à participação dos alunos e professores nos concursos publicados, preenchimento de instrumentais e elaboração de Planos. O NRDEA, através de visitas, observou, analisou e orientou as ações que as escolas desenvolveram, traçando a situação de cada uma, mediante a apresentação de relatórios e participação nos eventos, contando sempre, com a parceria e orientações da Secretaria de Educação do Estado do Ceará - SEDUC, que definiram e facilitaram a implementação do projeto.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A execução do projeto possibilitou ampla discussão com foco na autoestima dos alunos, na descoberta de sua autonomia, além de oferecer subsídios para encaminhamentos aos professores das salas de ensino regular com alunos portadores de necessidades especiais. A partir dos encaminhamentos e acompanhamentos da equipe do NRDEA, a escola passou a realizar uma avaliação diferenciada respeitando o tempo, as habilidades e as dificuldades dos alunos portadores de necessidades especiais. Este processo de avaliação aconteceu mediante oficinas, palestras, seminários e relatórios dos professores da sala regular, juntamente com professores da SRM(AEE) possibilitando, dessa forma, um diagnóstico que representa uma ferramenta norteadora do planejamento das atividades, o acompanhamento, o monitoramento e a avaliação, respeitando as diferenças e as necessidades de cada educando. Nessa perspectiva, quando os diversos segmentos da escola trabalham em conjunto, é possível identificar programas existentes, sobrepostos ou paralelos e, assim, aumentar a eficácia no uso de recursos e otimizar os resultados das ações. Planejar, executar e avaliar as políticas, projetos e ações com olhar voltado para a população possibilita uma construção conjunta de conhecimentos e práticas para todos os envolvidos.
CONCLUSÕES:
A implantação do projeto sensibilizou a comunidade escolar (gestores, professores, alunos, pais e comunidade local) levando-os a compreender, participar e refletir sobre a importância da consolidação das políticas públicas voltadas para a Educação Especial. Há todavia, a necessidade de Formação com especialista para aprofundamento da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, como também, cursos teórico-práticos no sentido de preparar e fortalecer a prática docente dos professores de salas de aulas regulares com alunos com necessidades especiais. Portanto, facilitar a aprendizagem dos alunos incluídos, a partir de práticas colaborativas e pedagógicas; possibilitar o pleno acesso dos alunos com deficiência nos espaços da escola, garantindo acessibilidade e consequentemente a inclusão, capaz de, bem sucedidamente, educá-lo, levando em conta suas necessidades educacionais especiais e realizar o atendimento educacional especializado no âmbito das escolas com salas de recursos multifuncionais. Os objetivos propostos no Projeto foram alcançados, haja vista que, houve a integração da comunidade escolar, ampliação das práticas pedagógicas e fortalecimento das ações avaliativas.
Palavras-chave: Inclusão, Professores, Educandos.