65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 5. Matemática - 4. Matemática Aplicada
Aprender e Construir com a Matemática: Uma Experiência da Educação Básica
Márcia Cilene da Silva Pereira - Secretaria de Educação de Serra Talhada/PE
Suelita Maria Carvalho de Souza - Secretaria de Educação de Serra Talhada/PE
Edvaldo Arruda Ferraz - Secretaria de Educação de Serra Talhada/PE
Marinalva Pereira Alves de Almeida - Secretaria de Educação de Serra Talhada/PE
Maria Ilza Gomes de Brito - Secretaria de Educação de Serra Talhada/PE
Auda Maria de Souza Godoy - Secretaria de Educação de Serra Talhada/PE
INTRODUÇÃO:
Esse projeto foi realizado no Colégio Municipal Cônego Tôrres nas turmas 6º e 7º ano do ensino fundamental,e tem como foco inicial mostrar a capacidade de compreensão do aluno como construtor de conhecimentos em relação a matemática,através de atividades planejadas por grupos de alunos que valorizou o fazer coletivo de forma lúdica, refazendo conceitos e comportamentos para uma aproximação da matemática com outras disciplinas, bem como contribuindo para o aumento da criatividade, do raciocínio lógico e da interação com os números.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo principal é a dismistificação dos conteúdos de matemática, onde o aluno identifica suas dificuldades e cria suas estratégias de aprendizagem com autonomia tornando-se participante ativo dentro do seu grupo de estudo
MÉTODOS:
Foram formados grupos de estudos composto por seis discentes, onde um deles escolhido para monitoria por suas habilidades com os números,coordenação, capacidade de articular conteúdos, capacidade de problematizar e reordenar relatórios para o grande grupo e o professor como mediador registrava os pontos positivos e negativos para serem melhorados, tirando dúvida de forma ampla e prazerosa onde todos interagiam e os resultados foram demonstrados ao longo do ano através de atividades avaliativas, e aplicação da matemática no seu cotidiano.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os grupos se articularam muito bem, e aqueles com dificuldades de aprendizagens englobaram as quatros operações fundamentais nos conteúdos matemáticos, por meio de uma linguagem que visou facilitar a aprendizagem de forma variada buscando compreender o pouco que eles sabiam como forma de minimizar a aversão pela disciplina, e participou do conhecimento que transcedeu o ambiente escolar com visitas ao comércio na vivência e na compra e venda.
CONCLUSÕES:
O trabalho foi realizado com sucesso, e durante a realização das atividades foi possível constatar que a aceitação dos trabalhos de grupos e a dinâmica com os conteúdos que foram abordados, permitiram uma maior interação entre discentes e docentes que na utilização de meios não convencionais possibilitou a vivência de situações reais e cotidianas aproximando o aluno da matemática na construção do conhecimento e facilitando o domínio da lógica, dos cáculos na prática.
Palavras-chave: Interação, Construção, Aprendizagem.