65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
INTEGRANDO AS TIC AO FAZER PEDAGÓGICO: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO COM OS PROFESSORES DOS LABORATÓRIOS ESCOLARES DE INFORMÁTICA
Edna Maria Bacelar Silva - Profa. Esp. - Secretaria da Educação do Ceará – SEDUC
Auriluce Cordeiro Maia - Profa. Esp. - Secretaria da Educação do Ceará – SEDUC
Elistênio Chagas Morais - Prof. Esp. - Secretaria da Educação do Ceará – SEDUC
Maria Roseneide Furtado Oliveira - Profa. Esp. - Secretaria da Educação do Ceará – SEDUC
Gisele Pereira Rocha - Profa. Esp. - Secretaria da Educação do Ceará – SEDUC
Luzimary Soares Miranda - Profa. Esp. - Secretaria da Educação do Ceará – SEDUC
INTRODUÇÃO:
As novas tecnologias estão presentes em nosso cotidiano. Na educação, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) são consideradas ferramentas importantes para a melhoria do processo ensino-aprendizagem e para a promoção da inclusão de alunos e professores no mundo digital. Apesar das escolas já disporem de recursos tecnológicos para utilizarem em prol do aumento da qualidade da educação, gestores e professores precisam ter consciência do papel das tecnologias no desenvolvimento de uma aprendizagem ativa e colaborativa. Para tanto, o Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), de Horizonte – Ceará, durante o ano de 2012, buscou incentivar a utilização das tecnologias educacionais disponíveis na escola com fins pedagógicos para melhoria do processo de ensino e aprendizagem, promovendo uma formação com os Professores Coordenadores dos Laboratórios Escolares de Informática(PCLEI) das escolas públicas estaduais sob a jurisdição da 9ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (9ª CREDE), que contribuiu para o desenvolvimento de ações e projetos didático-pedagógicos integrados aos recursos tecnológicos, permitindo que os PCLEI auxiliassem e desenvolvessem o domínio técnico e pedagógico das TIC com os demais docentes da escola.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Orientar e subsidiar as ações dos PCLEI na utilização das Tecnologias no ambiente escolar, e consequentemente dos Laboratórios Escolares de Informática (LEI), como ferramenta pedagógica na construção do conhecimento e da melhoria da aprendizagem.
MÉTODOS:
A formação foi desenvolvida em momentos presenciais pelos multiplicadores do NTE, para os PCLEI, visando a reflexão e a utilização das TIC como importante instrumento da prática pedagógica. Em seguida, ocorreu a análise dos dados coletados, in loco sobre a utilização dos recursos tecnológicos disponíveis nas escolas como: DVD, multimídias (data- show), laboratório escolar de informática, para verificar o uso dos mesmos nas atividades didático-pedagógico dos docentes. A partir dessa análise dos dados coletados, os PCLEI desenvolveram projetos pedagógicos de inclusão digital visando ampliar a utilização das TIC como recursos didáticos e metodológicos para as práticas de ensino. Também fora desenvolvido um curso de Introdução a Educação Digital, à distância, através do ambiente de aprendizagem e-Proinfo, do Ministério da Educação (MEC), que posteriormente foi repassado para os docentes das escolas, buscando assim promover a integração das TIC às práticas pedagógicas. Bimestralmente, aconteceram visitas às escolas para o acompanhamento das ações realizadas nos laboratórios. A avaliação das atividades da formação aconteceu no último encontro presencial, propiciando a socialização das ações que promoveram a integração dos diversos recursos tecnológicos à prática docente.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O processo de formação dos docentes da 9ª CREDE propiciou uma maior integração dos recursos tecnológicos à educação, através do desenvolvimento de projetos de inclusão digital de docentes realizado pelos professores dos LEI, com o objetivo de fornecer novas metodologias para utilização pedagógica das TIC no cotidiano escolar. Podemos citar alguns projetos desenvolvidos nas escolas pelos LEI’s, como “AF Inclusão Digital”, da EEM Ana Facó, na cidade de Beberibe; “Construindo com o Linux Educacional”, do Centro de Educação de Jovens e Adultos, na cidade de Pacajus (CEJAP); Informação e Tecnologia ao alcance de todos, da EEM Júlia Alenquer Fontenele, em Pindoretama. No final do período letivo, constatamos que as atividades envolvendo o uso de recursos tecnológico foram ampliadas e que os docentes se mostraram mais familiarizados com a integração das tecnologias ao seu fazer pedagógico. Nesse processo de formação, os professores adquiriram novas competências que possibilitaram o uso dos recursos tecnológicos no cotidiano escolar e a reflexão dos mesmos como ferramenta de aprendizagem no desenvolvimento de atividades didático-pedagógicas para construção do conhecimento.
CONCLUSÕES:
Para que as Tecnologias possam ser recursos pedagógicos na construção de novos conhecimentos e de melhoria da qualidade do processo ensino-aprendizagem, é necessário que os professores tenham um bom domínio técnico e pedagógico da utilização das TIC. Pois como ressalta Valente (apud Almeida, 2002) “Ao sentir-se familiarizado com as questões técnicas, o professor pode dedicar-se à exploração da informática em atividades pedagógicas mais sofisticadas, ele poderá integrar conteúdos disciplinares, desenvolver projetos utilizando os recursos digitais e saber desafiar os alunos para que, a partir do projeto que cada um desenvolve, seja possível atingir os objetivos pedagógicos que ele determinou em seu planejamento”. Desta forma, as ações desenvolvidas na formação propiciaram a ampliação do uso das TIC nas atividades cotidianas da escola como ferramenta pedagógica na construção do conhecimento. Com o desenvolvimento e aplicação dos projetos de inclusão digital, os docentes e profissionais da educação ampliaram as possibilidades de integração das tecnologias e das mídias às práticas pedagógicas, diversificando assim a metodologia de sua aula.
Palavras-chave: Tecnologias, Educadores, Integração.