65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 5. Matemática - 4. Matemática Aplicada
XADREZ NA ESCOLA: UM INSTRUMENTO EDUCATIVO
Taffarel Santos Barreto - Instituto Federal Baiano - IF BAIANO
INTRODUÇÃO:
O Xadrez é um jogo de tabuleiro de natureza recreativa e competitiva para dois jogadores, Para Silva (2002) o jogo de xadrez se coloca entre os jogos estratégicos que estimula o desenvolvimento mental, além de lhes impor uma disciplina atrativa e agradável, aumentando a capacidade de cálculo e raciocínio, proporcionando assim inúmeros benefícios, pois é bastante abrangente. As possibilidades das inúmeras jogadas podem ser relacionadas à matemática. Os benefícios morais que o xadrez proporciona são de grande importância para os xadristas, tais como: memorização, raciocínio lógico, dedução, indução, o espírito de competição, o sentimento de vitória e de derrota, conhecer e reconhecer o ponto de vista do outro. Desse modo, as inúmeras jogadas e possibilidades fazem com que os jogadores exercitem o imaginário, o trabalho e a inteligência.
OBJETIVO DO TRABALHO:
A realização do projeto teve como objetivo Proporcionar à comunidade interna e externa do IFBaiano – Campus Uruçuca desenvolver uma atitude favorável em relação ao xadrez que permita apreciá-lo como elemento gerador de cultura, desenvolver a capacidade de atenção, memória, raciocínio lógico, inteligência e imaginação, além de utilizar seu valor pedagógico para o desenvolvimento educativo.
MÉTODOS:
O projeto foi desenvolvido por alunos do curso técnico de Alimentos e do curso Técnico em Informática Integrado ao ensino médio. Foram utilizadas como procedimento metodológico oficinas, permeada pelo lúdico, nas quais foram ensinadas as regras do xadrez direcionadas para a construção dos conceitos, regras e estratégias do jogo, fazendo relações com aspectos educativos. Para tanto, utilizaram mural didático, material impresso, exposição oral, atividades em sala e extraclasse. As oficinas foram ministradas pelos monitores do projeto nas dependências do Instituto Federal Baiano – Campus Uruçuca e do colégio Estadual Carneiro Ribeiro como proposta do projeto de Iniciação Científica Júnior.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Toda prática esportiva voltada para a formação de cidadãos desenvolve o espírito de solidariedade e de respeito ao coletivo. Alunos participantes do projeto indicaram que a prática do xadrez ajuda no aprendizado de convivência em grupo, com as regras necessárias à organização das atividades, à partilha de emoções e decisões, a encontrar soluções para os problemas e desafios reconhecendo seus limites e os limites do outro.
CONCLUSÕES:
Através do projeto, foi possível utilizar o xadrez como ferramenta educativa na comunidade interna e externa do Instituto Federal Baiano – campus Uruçuca contribuindo para a formação educacional de jovens com impacto imediato no melhoramento do aprendizado e, consequente, no aumento do desempenho escolar.
Palavras-chave: Xadrez, Matematica aplicada, Ludicidade.