65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 13. Serviço Social - 5. Serviço Social da Saúde
A UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS LÚDICOS COM CRIANÇAS HOSPITALIZADAS: UMA EXPERIÊNCIA NA PEDIATRIA DA FUNDAÇÃO SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DO PARÁ (FSCMPA).
Lidia Luany Palheta Souza - Universidade Federal do Pará- UFPA. Faculdade de Serviço Social.
Andrea Milenny dos Santos Correa - Universidade Federal do Pará- UFPA. Faculdade de Serviço Social.
Carla Ribeiro dos Reis Barbosa - Universidade Federal do Pará- UFPA. Faculdade de Serviço Social.
Michele Elane de Sá Monteiro - Universidade Federal do Pará- UFPA. Faculdade de Serviço Social.
Sandra Helena Salgado de Morais - Universidade Federal do Pará- UFPA. Faculdade de Serviço Social.
Vanessa Cristina Campos da Silva - Universidade Federal do Pará- UFPA. Faculdade de Serviço Social.
INTRODUÇÃO:
A Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará é um hospital de referência em atendimento materno-infantil em Belém, possui uma pediatria dividida em duas enfermarias e uma UTI Pediátrica, que atende crianças de 0 a 12 anos. A relação saúde- doença é inconstante e imprevisível, principalmente quando a patologia envolvida exige internação, muda por completo a rotina das famílias, geralmente das genitoras, e das crianças que são providas do convívio familiar e comunitário, processo de extrema importância para seu desenvolvimento psicossocial, e auxiliador da sua produção e reprodução da vida social desses indivíduos.
A tarefa de fazer com que a experiência de uma internação seja menos traumática possível a criança, fica a cargo da equipe multiprofissional, por meio de estratégias que visem a aproximação das crianças com sua realidade antecedente a internação, a distração, por meio de brincadeiras e atividades educativas, que aproxime os internados da sua condição de criança, e auxiliem o seu processo de formação, além de ser utilizado como método de investigação pelos Assistentes Sociais em casos de abuso sexual de crianças e violência doméstica.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este trabalho tem por objetivo mostrar a importância de atividades lúdicas para o desenvolvimento psicossocial de crianças hospitalizadas, fazendo com que a infância seja vivida mesmo em período de internação ao longo prazo em hospitais, e como método de investigação de casos de violência doméstica e abuso sexual de crianças.
MÉTODOS:
Este trabalho foi desenvolvido a partir de pesquisas bibliográficas, com o intuito de conhecer autores que defendam as atividades lúdicas para crianças em hospitais, e observação de campo, para constatar que esse tipo de atividade gera resultados positivos para as crianças internadas. Além de conversas com Assistentes Sociais, para identificar que esta prática também é utilizada por essa categoria, com o intuito de constatar casos de violência.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
As crianças atendidas normalmente são oriundas do interior do estado, deixando sua rotina, sua escola, seu convívio familiar. Em muitos casos esse convívio é usurpado deste seu nascimento, pois existem os casos das crianças que nascem na FSCMPA e permanecem no hospital. Assim, “A internação hospitalar, frequentemente, é vista pela criança como uma experiência desagradável, a qual é acompanhada por dor, sentimentos de ansiedade e medo [...] na maioria das crianças, é a vivência de se deparar com o novo, o estranho e o incontrolável, ficando distante de seu universo conhecido, afastada dos amigos e da escola. Assim, é importante que sejam criados mecanismos capazes de recolocar a criança em condições que propiciem seu desenvolvimento” (OLIVEIRA; VIEIRA & CORDAZZO, 2008).
Esses mecanismos de trabalho podem ser utilizados tanto visando o bem estar físico e psíquico dos usuários, como estratégia de investigação e conhecimento da realidade das crianças, principalmente quando envolve casos de abuso sexual, violência doméstica, entre outros. Os problemas hospitalares podem ser trabalhados por meio dessas atividades, envolvendo os pais e a equipe, para que haja uma maior interação social entre todos, visando principalmente à melhora da criança.
CONCLUSÕES:
Neste contexto entendemos a importância das atividades lúdicas para as crianças, para que elas de alguma forma, possam ter seus direitos garantidos, neste caso no que diz respeito principalmente ao lazer e à educação, mesmo que limitado ao ambiente hospitalar, pois, “O mais importante a compreender em relação à atividade lúdica é que ela não constitui luxo, e sim necessidade. Não é simplesmente uma coisa de que a criança gosta, mas algo de que precisa para crescer. É mais do que parte essencial da sua educação: é parte essencial da lei do seu crescimento, do processo através do qual se torna adulta". (Joseph Lee apud Rezende, 2011).
Sabemos que o índice de violência doméstica e sexual de crianças ainda é alto, na FSCMPA esses casos são recorrentes, por isso, os métodos lúdicos, como brincadeiras, são fundamentais para extrair informações das crianças, principalmente quando se trata de violência intrafamiliar. O Assistente Social juntamente com o Psicólogo, é um profissional requisitado para identificar casos de violência infantil, e esses métodos o auxiliam a chegar ao diagnóstico, e posteriormente acionar as redes competentes para proteção da criança.
Palavras-chave: Infância, Internação Hospitalar, Equipe Multiprofissional.