65ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 2. Enfermagem de Saúde Pública
FATORES DE RISCO PARA HIPERTENSÃO ARTERIAL EM UM GRUPO DE MORADORES DE UM MUNICÍPIO DO MARANHÃO
Érica Almeida Nicácio - Depto. de Enfermagem - UFMA
Maria Hilária Mendonça Almeida - Depto. de Enfermagem - UFMA
Mayara Gonçalves Soares - Depto. de Enfermagem - UFMA
Roberta Alves da Silva - Depto. de Enfermagem - UFMA
Ana Cristina Pereira de Jesus Costa - Profa. Esp./Orientadora - Depto. de Enfermagem - UFMA
INTRODUÇÃO:
A hipertensão arterial (HA) é uma doença crônico-degenerativa que não possui uma etiologia exata que possa ser identificada, contudo deduz-se que sua ocorrência tem origem multifatorial. Está entre as principais doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) responsáveis pelos altos índices de mortalidade, hospitalizações e custos ao sistema de saúde, além de ser considerada o principal fator de risco para lesões cardíacas e cerebrovasculares, e, a terceira causa de invalidez. O controle da pressão arterial é de suma importância na prevenção de lesão a órgãos induzida pela hipertensão, todavia, por sua natureza assintomática, torna-se subdiagnosticada e consequentemente, subtratada, mesmo diante de uma alta prevalência.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Identificar fatores de risco para hipertensão arterial de um grupo de moradores em um município do Maranhão.
MÉTODOS:
Trata-se de um estudo realizado por um grupo de acadêmicas do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, onde se realizou uma breve pesquisa com participantes de um evento social promovido em uma igreja local de um município do Maranhão, em meados de maio de 2012. Na ocasião os participantes do estudo responderam a um questionário semiestruturado para identificação dos fatores de risco para HA e os sujeitos interessados em submeter-se a pesquisa consentiram sua participação por meio do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, sendo a amostra constituída de 39 pessoas. As acadêmicas foram divididas em subgrupos e concomitante a aplicação do questionário era realizada a aferição de dados antropométricos e realizadas as orientações sobre hábitos saudáveis à prevenção da HA.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Do total de 39 participantes, 75,8% eram mulheres e 24,2% homens, sendo a maior frequência das idades compreendidas na faixa etária entre 62 a 72 anos. Em relação aos fatores de risco aos quais estavam expostos os sujeitos, fora identificado que 41,3% apresentavam histórico familiar para HA e 27,5% eram portadores da doença; 17,2% consideravam não ter uma alimentação saudável; 75,8% afirmaram não praticar qualquer tipo de atividade física; 27,5% relataram já terem sido tabagistas; 24,1% referiram ter sido etilistas e 58,6% reportaram não receber orientações nos serviços de saúde sobre cuidados preventivos para HA. Com base nos resultados, cabe destacar a abordagem não farmacológica para prevenir HA por meio dos fatores de risco modificáveis, aqueles que podem ser alterados com a mudança do estilo de vida. Entre as principais intervenções preventivas estão a redução/controle do peso, a adoção de uma alimentação variada e equilibrada, a prática de atividades físicas, a moderação do consumo de álcool e o abandono do tabagismo, tais mudanças refletem uma melhora na qualidade de vida do indivíduo.
CONCLUSÕES:
Por meio do estudo notou-se uma relevante prevalência da HA no grupo em questão, bem como a elevada exposição a fatores de risco modificáveis, que podem levar ao desenvolvimento da doença se não adotadas as medidas preventivas para seu combate. Faz-se necessário a adoção de estratégias de atenção integral cada vez mais precoces ao longo do ciclo de vida, pois a partir de pequenas mudanças nos hábitos de vida torna-se possível maximizar os benefícios e minimizar os riscos e custos à saúde. Contudo, é essencial que para ocorrer o início de práticas preventivas, os serviços de saúde devem atuar com maior eficiência no que diz respeito à orientação do usuário, dando-lhe autonomia de decidir sobre sua saúde e tornando-o propagador de informação.
Palavras-chave: Hipertensão, Fatores de risco, Cuidados preventivos.