65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
Uso da pedagogia pesquisa ação no ensino técnico profissional do IFTO Campus Palmas, Tocantins: uma experiência didática nos cursos de extensão em qualificação profissional.
Sylvia Salla Setubal - Núcleo de Pesquisa Aplicada à Pesca e Aquicultura Norte 5 -IFTO Campus Palmas
Inocencia Assumpção Nunes Cruz - Núcleo de Pesquisa Aplicada à Pesca e Aquicultura Norte 5 -IFTO Campus Palmas
Max Portugues Obeso - Coordenador do Curso de Inclusão Digital e Social - PSID – IFTO Campus Palmas
Leiliane Rodrigues Furtado - aluna Curso Técnico em Controle Ambiental - IFTO Campus Palmas
Lidia Carnio - aluna Curso Técnico Integrado ao Médio em Informática - IFTO Campus Palmas
INTRODUÇÃO:
A forma como o conhecimento é transmitido influência na qualidade da educação e na atuação dos futuros profissionais no mercado. A pesquisa-ação é um tipo de pesquisa participante que procura unir a pesquisa à ação/prática desenvolvendo o conhecimento e a compreensão como parte da prática, superando as lacunas existentes entre a pesquisa educativa e a prática docente. O aspecto inovador desta metodologia está baseada nas três características: caráter participativo, impulso democrático e contribuição à mudança social. A utilização desta metodologia na formação do aluno nas instituições de ensino profissional e técnico se justifica em decorrência da necessidade de se realizar um trabalho educativo significativo, que contribua na sua qualificação profissional através do movimento de ação-reflexão-ação. Esta metodologia permite que docentes e alunos reapropriem-se dos saberes técnicos, articulando-os com os conhecimentos adquiridos no desenvolvimento da pesquisa construídos pela reflexão coletiva, auxiliando na construção progressiva de sua autonomia e identidade profissional. Este texto apresenta uma experiencia com a pesquisa-ação no curso de extensão de qualificação e formação profissional ofertada para as comunidades tradicionais no Estado do Tocantins.
OBJETIVO DO TRABALHO:
A proposta deste artigo é apresentar a metodologia da pedagogia pesquisa-ação utilizada nos cursos de extensão de qualificação e formação profissional desenvolvida nos projetos do Núcleo de Pesquisa Aplicada à Pesca e Aquicultura Norte 5, do IFTO Campus Palmas junto às comunidades tradicionais: aldeias indígenas Javaé, colônia de pescadores e no projeto de assentamento Manchete.
MÉTODOS:
A equipe preocupou-se com a construção de uma proposta metodológica onde fosse garantida a participação dos atores locais, no uso dos conhecimentos adquiridos por cada participante ao longo do tempo de vida, de trabalho e dos aspectos socioculturais que fazem parte de sua história e, na percepção e incorporação dos novos conceitos técnicos profissionais apresentados nos cursos. A base filosófica e pedagógica deste trabalho está fundamentada na pedagogia do oprimido de Paulo Freire, onde ele fala que para ser possível desenvolver a possibilidade de convivência é necessário estabelecer diálogo, neste caso entre o professor e o aluno. Em Delors que apresenta os quatro pilares da educação. Também baseou-se na pedagogia de projetos difundida por Dewey e Kilpatrick. A metodologia utilizada tem como base a participação ativa dos alunos durante os cursos: experiências vivenciadas em debates; estudos de casos; coletas de informações na comunidade e no ambiente por meio de diagnósticos socioambientais; vivências de comunicação narrativa (seminários, construções de textos) relacionados às necessidades cotidianas, entre outras. A construção do material didático utilizado em cada curso baseou-se em publicações já existentes, produzidas pelo MEC, Coleção EJA e outras de domínio público.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A experiência dos alunos dos cursos técnicos do IFTO Campus Palmas como instrutores nos cursos de extensão resultou no fortalecimento do conhecimento recebido nas disciplinas e na aplicação prática em campo. Eles apresentam condições para solução dos problemas durante o desenvolvimento das ações práticas previstas em seu Plano de Aula; definem estratégias para gerenciamento compartilhado, estabelecem e cumprem metas, são capazes de atuar profissionalmente, de usar sua criatividade para a resolução dos problemas e buscar
conhecimento complementares à sua qualificação. Os alunos participantes de cada curso apresentaram um Trabalho de Conclusão de Curso – TCC sendo que o de Piscicultura desenvolveram um projeto de implantação de piscicultura em tanque rede para ser implementado na sua comunidade e que está em analise pelo órgão ambiental; os de manejo de pesca procedimentos para a elaboração dos Acordos de Pesca e a Portaria de Pesca pelo IBAMA/TO e os de inclusão digital serão os novos instrutores da comunidade. O resultado deste projeto será publicado em um guia prático de execução destes cursos contendo o detalhamento das metodologias e os planos de aula utilizados no decorrer de cada curso, visando auxiliar outros professores na reprodução deste projeto.
CONCLUSÕES:
O desenvolvimento deste projeto demonstrou que mesclando metodologias obteve-se a integração dos propósitos educacionais aliados aos sociais, econômicos e ambientais. Visualizou-se que o aluno apoderou-se dos conceito de “aprender a conhecer” onde utilizou suas ferramentas para enfrentar as dificuldades encontradas. Outro desafio vencido foi “aprender a fazer” para que vivenciassem onde utilizariam aquele conhecimento em trabalhos futuros. A experiência de “aprender a viver juntos”, constituiu um dos maiores desafios, quebrando a resistência ao trabalho comunitário e participativo. O processo educativo da pesquisa-ação demonstrou a importância de se evitar os conflitos, ou de resolvê-los pacificamente. E, por último, propiciou-se o desenvolvimento do “Aprender a Ser” objetivando elevar a auto-estima e o desenvolvimento da cidadania, desde a sua forma cultural até a realização de seus compromissos como: indivíduo, membro de família e da coletividade. Neste sentido, o que se buscou demonstrar é que a educação é uma experiência profissional construída em conjunto por professores e alunos, que a metodologia de pesquisa-ação devendo cumprir o papel de sua essência, que é o meio para a realização dos sonhos individuais e, ao mesmo tempo, o da construção social interativa.
Palavras-chave: pesquisa-ação, educação profissional, práticas pedagógicas.