65ª Reunião Anual da SBPC |
H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 8. Teatro e Opera |
Cosplay: A mimeses como manifestação da teatralidade |
Diego Brito Bezerra - Dept. de Artes - IFCE Fernando Lira Ximenes - Dept. de Artes IFCE |
INTRODUÇÃO: |
Neste trabalho busca-se a compreensão da teatralidade humana e sua manifestação através do processo da mimeses, utilizando-se da arte do cosplay. Seguindo pela ideia de que a teatralidade é parte fundamental da constituição de todo ser humano, embora haja pensamentos conflitantes a este raciocínio, ela acaba por integrar o universo do homem, como um grande elemento da sua expressividade, servindo como constituinte na formação do ser único e independente. Através dos estudos relacionados ao pensamento do conceito do Não-EU de Augusto Boal e a análise da mimeses proveniente dos estudos de Günter Gebauber, obtêm-se os conceitos necessários para serem utilizadas na observação feita a partir da prática do cosplay durante o evento da Super Amostra Nacional de Animes (SANA) para servir de base constituinte para a estruturação do pensamento deste trabalho. Por fim, através da análise da teatralidade, procura-se mostrar essa manifestação como uma das formas de expressão de grande potencial da nossa atualidade, podendo abrir novos caminhos para a compreensão das artes cênicas e sua interação com a sociedade. |
OBJETIVO DO TRABALHO: |
Compreender como o processo da mimeses se manifesta na prática do cosplay, de forma a tal movimento artístico ser considerado como uma possibilidade de manifestação da teatralidade humana. |
MÉTODOS: |
O evento SANA, por ser o maior do gênero, quando avaliado o critério de aglomeração dos praticantes de cosplay da região nordeste, oferece uma gama bastante abrangente de pessoas que praticam esta arte. Perante tamanha reunião de indivíduos, admiradores e participantes deste movimento, deu-se início ao trabalho de campo deste projeto. Utilizaram-se como ferramentas de captação de informação câmeras fotográficas, filmadora e gravador de voz. O material foi de grande serventia para realizar os registros visuais e sonoros do evento. Nas entrevistas foram consideradas as várias realidades constituintes da multifacetada vida social das pessoas envolvidas no mundo do cosplay, sendo feito um tratamento do que está presente diante das observações e percepções. Através das entrevistas com as pessoas participantes dos concursos de cosplay dos eventos SANAfest, este realizado início do ano de 2011 e 2012 , e do SANA, realizado no mês de julho de 2011, base da pesquisa de campo deste trabalho, uma vez que os participantes destes concursos possuem uma maior vivência nessa arte, podendo oferecer um material enriquecedor a elaboração dos pontos defendidos por este trabalho, mas não ignorando os demais praticantes e integrantes do evento. Durante a pesquisa bibliográfica foi dado um foco especial em trabalhos relacionados à mimeses de Günter Gebauber e a teatralidade, levando em consideração alguns conceitos sobre o teatro e sua constituição na sociedade. |
RESULTADOS E DISCUSSÃO: |
Após todo o procedimento, não se chegou a todos os resultados almejados nesta pesquisa, mas alguns pensamentos conseguiram se firmar. Baseado nisto, pode-se afirmar, através dos pensamentos de autores como Sônia Azevedo em seu O papel do corpo no corpo do Ator, que quando chegamos ao espaço cênico, onde hiberna a ficção, observamos que tudo é possível, isso faz com que a liberdade passe a ser o elemento dominante da nossa manifestação. Tal valor compactua com a ideia das manifestações de milhares de pessoas que se transvestem do seu EU cotidiano, para se tornarem outro ser, um Não-EU, rompendo momentaneamente das restrições impostas pela sociedade e permitindo uma liberdade de pensamento e expressão através das figuras de personagens de animações, seriados, filmes, videogames e outras mídias. As possibilidades em questão só são possíveis graças aos processos miméticos baseados nos conceitos de imagem que predominam na nossa sociedade, especialmente durante o século XX em diante, dando um destaque especial às mídias de massa como a fotografia, televisão e a internet. |
CONCLUSÕES: |
O intuito deste trabalho não é a busca de um caminho absoluto, nem da monopolização da arte da livre expressão humana a este movimento, pois tais intenções seriam cercadas de valores incompletos, tentando se estabelecer como absolutos. Não há pretensões de dizer que a arte praticada em um determinado evento seja a mais livre e superior às demais formas de manifestação da expressividade humana, pois nem todos encontraram afinidades na execução de performances como as realizadas pelos cosplayers, mas nem por isso deixam de conquistá-la por outros caminhos. O intuito desta pesquisa é buscar utilizar um caminho para mostrar a expressividade contida na manifestação da imaginação das pessoas, buscando concretizar uma forma de expressividade corporal de forma livre e enriquecedora da ação humana. A escassez de estudos que tratem da teatralidade em manifestações fora do contexto teatral formal e também de algum estudo aprofundado do cosplay no fazer cênico humano, foram alguns dos fatores fundamentais que motivam a construção deste trabalho. Com isso, esta pesquisa ofereceu uma serie de oportunidades para novos caminhos e trabalhos relacionados com a temática da teatralidade e sobre o que deve ser visto ou não como manifestação das artes cênicas. Além de possuir uma energia capaz de oferecer uma reflexão sobre o fazer teatral, mas para alcançar tais metas faz-se necessário requer de certa passividade, receptividade e estar aberto a trilhar por estas retas incomuns. |
Palavras-chave: mimeses, teatralidade, cosplay. |