65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 8. Química
A ABORDAGEM DA QUÍMICA NO COTIDIANO COMO FERRRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NAS ESCOLAS
André da Silva Guimarães - Instituto Federal Baiano - Campus Catu
Paulo Cezar Paim de Jesus - Instituto Federal Baiano - Campus Catu
Alexandra de Souza Carvalho - Profa.Dra./ Orietadora - Instituto Federal Baiano - Campus Catu
INTRODUÇÃO:
Geralmente quando pensamos em química temos o costume de associa-la a temerosas e poderosas armas, a acidentes em usinas nucleares, ou mesmo á complicadas fórmulas matemáticas, porém, mesmo ainda sendo vista dessa forma por muitas pessoas, ela está presente em nosso dia-a-dia em todos os lugares e é de grande importância para a sociedade. Se observarmos bem perceberemos que tudo que está a nossa volta passou por algum tipo de transformação para chegar aquele estado e é justamente essas transformações que esta ciência estuda e tenta explicar. Também é importante refletir que ao contrário da imagem que tem sido transmitida a química é impressindível para nossas vidas pois nos da suporte para compreendermos o mundo que vivemos e proporcionar nosso bem estar, como por exemplo na área de medicina através da criação e melhoria de medicamentos. Baseando-se nessas informações decidiu-se investigar através deste trabalho, qual tem sido a visão da química transmitida nas escolas, buscando entender por que ainda existe tanta dificuldade no ensino dessa disciplina e tentar ajudar os alunos a relacionar esta ciência a seu cotidiano, visando facilitar sua aprendizagem e desmistificar a imagem negativa que lhe foi atribuida no decorer dos anos.
OBJETIVO DO TRABALHO:
-Popularizar a ciência química junto à comunidade mostrando que a mesma está presente em seu cotidiano e qual a sua importância. -Usar a cartilha como proposta de modelo para trabalhar a química do cotidiano nas escolas, discutindo a dicotomia teoria-prática. -Desmistificar a visão negativa que é atribuida à química em nossa sociedade.
MÉTODOS:
A metodologia ultilizada nesta pesquisa foi dividida em algumas etapas como consta abaixo:
-Pesquisa e estudo de experimentos de química facéis embasados em situações do cotidiano da população.
-Produção de uma cartilha (folder) explicando de que forma a química se apresenta no cotidiano das pessoas e a sua importância.
-Construção de um manual de experimentos básicos de química no cotidiano, contendo sua fundamentação teórica, aplicada de forma simples para instigar o leitor a busca do conhecimento na área, como proposta de modelo para trabalhar o tema, química no cotidiano nas escolas.
-Apresentação da cartilha e do manual de experimentos para 03 (três) turmas do 1º Ano do Instituto Federal Baiano – Campus Catu, mediante a aplicação de um questionário antes e depois da apresentação, para identificar qual a concepção do aluno a respeito da química no seu cotidiano e observar se a sua opinião mudou após a análise da cartilha e apresentação dos experimentos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
No primeiro questionário, o qual foi aplicado antes da demonstração dos experimentos, cerca de 80% dos alunos afirmaram que não tiveram aulas praticas em laboratórios nem em sala de aula e isso é alarmante, pois é de fundamental importância fazer esse tipo de aplicação para que o aluno possa compreender melhor a relação da quimica com o seu cotidiano. Já após a leitura do questionário numero dois, o qual foi aplicado após a apresentação, cerca de 67% disseram que após as experimentações o conteúdo ficou bem mais fácil de ser compreendido. Diante desses reultados foi possível comprovar que o uso dos experimentos através da abordagem do cotidiano é um instrumento importante no que tange um melhor ensino-aprendizagem dos conteúdos de Química; contribui no processo de desmistificação da dificuldade dessa disciplina do Ensino Médio, já que a educação em ciências é um processo que vem sofrendo graves dificuldades desde seu início, pois o conteúdo referente a ela tem sido visto por muitos estudantes como abstrato, fictício, sem aplicabilidade e envolvimento com o seu cotidiano e também foi possível demonstrar a importância da Química enquanto ciência e aumentar o interesse dos estudantes, já que utilização da experimentação promove o ensino de química de forma mais fácil e eficiente.
CONCLUSÕES:
A partir da metodologia usada no trabalho, foi possível perceber resultados positivos, o que demonstra que o uso da experimentação, através de aulas de carater prático consorciadas a teoria e ao nosso cotidiano, estimula a curiosidade dos alunos, despertando seu interesse pois o conteúdo torna-se mais atrativo e dinâmico e possibilita que o aluno possa compreender melhor o assunto e consequentemente propicie maior facilidade no seu aprendizado. Através dessas observação também foi possível notar que ainda existem barreiras no ensino da química, sendo que as principais causas dessas situação são a falta de aulas de caráter prático nas escolas e porque pouco associa-se a disciplina ao cotidiano dos alunos. Também é inpresindível relevar que diante da importância da química para a sociedade é fundamental que esta visão possa ser mudada, para que a população possa compreender melhor seu próprio dia-a-dia, desmistificando essa visão deturbada passada ao longo dos anos, porém, para que isso se torne possível é necessário reverter esse quadro, buscando aplicar metodologias alternativas que sirvam como ferramenta no processo de ensino aprendizagem.
Palavras-chave: Químia, Cotidiano, Aprendizagem.