65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 5. História - 1. História da Cultura
MARCAS DO CANGAÇO NA CULTURA SERRATALHADENSE: UMA VIAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL
Josecleide Bezerra Barros - Profa. Especialista em História-CMCT
Raimunda Maria da Silva Loureiro - Profa. Especialista em História-CMCT
Maria de Fátima Silva Oliveira - Profa.Especialista em Geografia-CMCT
Adriana Pessoa Ferreira de Souza - Profa.Especialista em Letras-CMCT
Jairton José de Matos - Prof. Especialista em Educação Física-CMCT
Rejane Calado Pereira - Profa.Especialista em Geografia-CMCT
INTRODUÇÃO:
Este trabalho representa uma prática pedagógica vivenciada pelos professores e alunos do Colégio Municipal Cônego Tôrres localizado em Serra Talhada Pernambuco, com objetivo de conhecer a história do cangaço e as marcas deixadas na cultura local. O cangaço tornou-se ícone nas discursões e estudos realizados nas últimas décadas na região do sertão pernambucano, surgiu em meados do século XIX e início do século XX, que no plano político e cultural, o sertão apresentava diversas particularidades em relação ao restante do país, entretanto abordar essa temática no âmbito escolar, torna-se prioridade no que diz respeito formar e informar alunos que tenham conhecimento de suas raízes históricas.
Serra Talhada é a cidade natal de Virgulino Ferreira da Silva, vulgo Lampião, nessa perspectiva comprova-se através de pesquisas e relatos a contribuição do mesmo na formação dos primeiros grupos de cangaceiros da região, e a forma como esses grupos se organizavam nos momentos de lazer, quando os mesmos confeccionavam suas próprias vestimentas e apetrechos e demonstravam através de passos e movimentos repetitivos, a dança típica do cangaço que marcam hoje os grandes festivais culturais no Brasil e no exterior - o xaxado.
A escola enquanto formadora de indivíduos deve promover situações didáticas que envolvam adequadamente os alunos, considerando a necessidade de torná-los conhecedores da história, dos traços culturais que marcaram uma época e deixaram heranças que identificam a cultura.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente trabalho é a demonstração de uma prática pedagógica realizada pelos professores e alunos do ensino fundamental do Colégio Municipal Cônego Tôrres localizado no município de Serra Talhada Pernambuco, com o objetivo de conhecer a história do cangaço e sua importância cultural para os serra-talhadenses.
MÉTODOS:
Nortear a pesquisa sobre questões culturais suscita o resgate e a valorização das raízes históricas, que marcaram uma determinada época. As novas descobertas garantiram a caracterização dos fatos, relatos feitos em depoimentos escritos e orais por pessoas que fizeram parte do cenário lampiônico da região, incrementaram os estudos realizados com os alunos e professores durante a pesquisa.
Serra Talhada é hoje conhecida como a capital do xaxado fato que é demonstrado através de eventos culturais que circundam dentro e fora do país.
A pesquisa de campo, as visitas ao museu do cangaço, a casa da cultura, o Sítio passagem das pedras onde se localiza a casa de dona Jacosa, local onde nasceu Lampião, onde foi realizada análises dos objetos pertencentes aos cangaceiros, que se encontram expostos nestes locais apresentados, as entrevistas realizadas com pessoas das famílias que conhecem a história do cangaço, favoreceram a construção do conhecimento do tema abordado.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Analisar a história do cangaço e sua importância cultural para a antiga Vila Bela, hoje Serra Talhada localizada no sertão de Pernambuco, destacando Virgulino Ferreira da Silva, vulgo Lampião, o terceiro filho de Maria Lopes e José Ferreira da Silva, que apesar da situação social da família,o mesmo era alfabetizado e sabia fazer contas o que na época era privilégio para poucos.
Este trabalho contou com relatos de pessoas, e pesquisadores da localidade, além de pesquisas para identificar dados obtidos na história que marcaram a cultura do município. Tais como: Virgulino desde menino ajudou a sustentar a família, como era de costume no sertão, ajudava o pai a fazer transportes de carga, e no pastoreio, aos 12 anos tornou-se vaqueiro hábil, cuidava também de consertar e fabricar artefatos de couro como cabrestos, arreios, selas e as vestimentas usadas pelo vaqueiro nordestino.
A pesquisa abordou a história do cangaço e sua importância cultural para os serratalhadense, sobretudo a contribuição literária, folclórica, turística, cinematográfica, teatral e a dança do xaxado que é a representação cultural mais forte no município.
CONCLUSÕES:
Diante desses fatos e outros pesquisados durante todo estudo, concluímos que os estudantes construíram uma aprendizagem significativa sobre a história do cangaço e seu desenvolvimento cultural no município de Serra Talhada, sobretudo sua contribuição para as outras regiões do Brasil. Compreender as diversas faces da história do cangaço contribuiu para que estudantes e professores pudessem analisar as várias formas que gerenciam o conhecimento humano, tanto no saber popular como também no científico que permitiram o sucesso nas pesquisas, que teve como foco as marcas que o cangaço deixou na cultura serratalhadense.
Palavras-chave: HISTÓRIA, CANGAÇO, SERRATALHADENSE.