65ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Linguística - 6. Liguística
RELAÇÃO FREQÜÊNCIA FUNDAMENTAL E INTENSIDADE NA CARACTERIZAÇÃO DA VOGAL BAIXA [A], REALIZADA POR FALANTES NATURAIS DE VITÓRIA DA CONQUISTA
Jaciara Mota Silva - Lab. de Pesq. e Estudos em Fonética e Fonologia/Univ. Est. do Sudoeste da Bahia
Dyuana Darck Santos Brito - Lab. de Pesq. e Estudos em Fonética e Fonologia/Univ. Est. do Sudoeste da Bahia
Marian Oliveira - Profa. Dra.– Lab. de Pesq. e Est. em Fonética e Fonologia/DELL/UESB
Tássia da Silva Coelho - Lab. de Pesq. e Estudos em Fonética e Fonologia/Univ. Est. do Sudoeste da Bahia
Vera Pacheco - Profa. Dra./Orientadora – Lab. de Pesq. e Est. em Fonética e Fonologia/DELL/UESB
INTRODUÇÃO:
A fala é composta de segmentos que são divididos em dois grupos distintos: as vogais e as consoantes. As vogais são sons produzidos sem obstrução da passagem ar pelo trato vocal (KENT; READ, 1992). As consoantes, sons produzidos com algum obstáculo na passagem de ar pelo trato vocal (LADEFOGED,1975). Para caracterizar as vogais usamos parâmetros acústicos de análise. Exemplos desses parâmetros são Freqüência Fundamental (F0) e Intensidade, que correspondem respectivamente a vibração das pregas e a pressão subglotal (PACHECO, 2006). Partindo desses conceitos este trabalho propõe a investigar acusticamente o contraste entre F0 e Intensidade da vogal baixa [a] em sílabas tônicas e pretônicas, realizadas por informantes naturais de Vitória da Conquista – BA.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente trabalho busca investigar acusticamente o papel da Frequência Fundamental e Intensidade na caracterização da vogal baixa [a], tentando principalmente saber se há alguma relação entre os valores encontrados para F0 e os valores encontrados para Intensidade.
MÉTODOS:
Para esta pesquisa, foi montado um corpus com dissílabos oxítonos, na estrutura CV.CV, com consoantes fricativas e oclusivas, surdas e sonoras e a vogal baixa [a] em posições tônica e pretônica. As palavras foram inseridas na frase veículo “digo___baixinho”, com o objetivo de padronizar o contexto de produção. As frases foram impressas e apresentadas a dois informantes do sexo masculino e dois do sexo feminino, entre 18 e 25 anos, estudantes, naturais de Vitória da Conquista/BA e residentes na mesma. Foram feitas quatro repetições para as quais foi solicitado aos informantes que fossem pronunciadas em tom de voz e velocidade de fala normais. As gravações foram feitas em cabine acústica no Laboratório de Pesquisa em Fonética e Fonologia (LAPEFF) e arquivadas como Wav através do programa Audacity. Os arquivos sonoros foram abertos no programa Praat, no qual foi feito a mensuração dos valores de F0 extraídos no ponto estacionário da vogal, a fim de obter valores com o mínimo de interferência dos segmentos adjacentes. Os valores foram tabulados em uma planilha do Excel para a obtenção das médias e então analisados, utilizando-se o teste t e o teste de Regressão Linear Simples, por meio do programa BioEstat.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Buscando responder aos nossos questionamentos, sobre a relação entre Freqüência Fundamental e Intensidade, contrastamos esses parâmetros através do Teste t, que avaliaria se há diferenças e se as mesmas são significativas, e o Teste de Regressão Linear Simples, para avaliar se há relação entre F0 e Intensidade. A partir da análise dos valores de p constatou-se que as variáveis Intensidade e Freqüência Fundamental apresentaram diferenças significativas apenas para os informantes do gênero masculino. Já na análise sobre a relação entre essas duas variáveis, através dos resultados de R2, foram encontrados valores que revelam que há uma relação entre F0 e Intensidade, sendo dependentes entre si. Ressaltando que as vogais da sílaba tônica são as que apresentaram maior dependência. Nesse caso, quando uma dessas variáveis apresenta algum tipo de mudança, a outra variável, conseqüentemente, apresentará algum tipo de mudança também.
CONCLUSÕES:
Os resultados encontrados através das análises com o teste t e teste de Regressão Linear mostram haver relação entre os valores da Freqüência Fundamental (F0) e Intensidade para a maioria dos dados. Sendo, nesse caso, dependentes entre si.
Palavras-chave: Acústica, Fonética, Pregas vocais.