65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 4. Fitotecnia
INFLUÉNCIA DA ADUBAÇÃO MINERAL E ORGÂNICA NA FASE INICIAL DE CRESCIMENTO DO GIRASSOL.
Eduardo Alves da Silva - Aluno do Curso Técnico em Gestão do Agronegócio – IFTO/ Campus Palmas
Evandro Henrique Araujo Amorim - Aluno do Curso Técnico em Gestão do Agronegócio – IFTO/ Campus Palmas
Luana Colavite Cirino de Lima - Aluno do Curso Técnico em Gestão do Agronegócio – IFTO/ Campus Palmas
Silvane Felipe Araújo - Aluno do Curso Técnico em Gestão do Agronegócio – IFTO/ Campus Palmas
Tatielly Bezerra de Melo - Aluno do Curso Técnico em Gestão do Agronegócio – IFTO/ Campus Palmas
Edvaldo Vieira Pacheco Sant´Ana - Prof. Dr./Orientador – Coord. da Área de Recursos Naturais – IFTO/ Campus Palmas
INTRODUÇÃO:
O girassol está despertando grande interesse mundial, pois representa uma alternativa de mercado para a produção de matéria-prima para obtenção de biocombustíveis (VILLALBA, 2008). No Brasil, o girassol é uma cultura promissora, por sua ampla adaptação e excelente qualidade do óleo e, ainda, por estar inserido no programa nacional de produção e uso de biodiesel (UNGARO, 2006). A partir de 2005, a cultura tem despertado o interesse de agricultores, técnicos e empresas, pela possibilidade de uso do seu óleo na fabricação de biodiesel; esta demanda crescente possibilita forte expansão da área de cultivo de girassol, sendo a cultura apontada como uma nova alternativa econômica em sistemas de rotação/sucessão de culturas de grãos (BACKES et al., 2008). Em várias espécies de plantas, a adubação orgânica tem-se mostrado eficiente na produção. O uso dos estercos foi muito utilizado no passado, mas com o advento dos adubos mineral o interesse pelos fertilizantes orgânicos diminuiu. A preocupação com a degradação ambiental renovou o interesse pelo uso dos estercos, ou seja, pela agricultura sustentável (MENESES, 1993).
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo do trabalho foi avaliar a produção de massa seca da parte aérea (MSPA) e de raízes (MSR) do girassol em função da adubação mineral e orgânica.
MÉTODOS:
O experimento foi conduzido no IFTO – Campus Palmas, em Palmas, Tocantins, em um telado agrícola. Foram utilizadas sementes de girassol cultivar HELIO 358. O delineamento experimental foi o de inteiramente casualizado (5 tratamentos e 4 repetições), sendo os tratamentos: a testemunha, uma adubação mineral (NPK – 4-30-16, 500 kg.ha-1) e três doses de esterco (20, 30 e 40 t.ha-1) aplicadas em todo o volume do solo (2 kg por vaso). Aos 35 dias após a emergência (DAE) a parte aérea e as raízes das plantas foram transferidas à estufa controlada para 75oC onde permaneceram por um período de 48 horas, para determinação da massa seca da parte aérea (MSPA) e das raízes (MSR). As médias de quatro repetições, após análise de variância, foram comparadas pelo teste de Tukey a 1% de probabilidade.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Conforme a análise de variância houve efeito significativo para a produção de MSPA em resposta à adubação mineral e orgânica e não para produção de MSR. A testemunha se destacou na produção na MSPA como na MSR em relação aos demais tratamentos, esta diferença se deve a adição de adubação orgânica, esterco, via solo ocorreu uma liberação gradativa de nutriente pela ação de microrganismo (PINHEIRO & BARRETO, 2000), necessitando um tempo maior de aproveitamento pelo girassol e o mesmo ocorre com a adubação mineral devido a curta duração do experimento (35 DAE). Mas houve redução de produção de MSPA nas doses elevadas de esterco bovino e não na produção MSR, esta situação mesmo com liberação gradativa de nutriente pela ação de microrganismo, pode ser devido ao excesso de nutrientes fornecidos ao girassol possivelmente afetando o sistema radicular (desordens) e reduzindo a absorção de nutrientes. Há necessidade de novas pesquisas para validar estes resultados tanto em vaso como, também, no campo, em condições diferentes de clima e solo.
CONCLUSÕES:
Conforme a análise de variância houve efeito significativo para a produção de MSPA em resposta à adubação mineral e orgânica e não para produção de MSR.
Palavras-chave: girassol, adubação, crescimento.