65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
OS LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA E OS FÍSICOS BRASILEIROS
Gilmax José de Lima - Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE/UAEADTec – Polo Carpina
Carla Valéria F.Tavares - Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE/UAEADTec – Polo Carpina
Abdias José da Silva Filho - Profº. MSc./Tutor- Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE/UAEADTec
Ana Paula T. Bruno Silva - Profa.MSc./Orientadora-Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE/UAEADTec
INTRODUÇÃO:
No cenário atual, a Física atingiu no Brasil, uma maturidade em que lhe confere um papel de destaque na ciência brasileira. Os físicos brasileiros além de serem respeitados cientificamente têm um grande destaque na atuação em cargos na política científica, e com frequência ocupam cargos importantes na administração pública na ciência brasileira. Mas será que os livros didáticos de Física apontam tópicos sobre esses grandes personagens da ciência e, das suas contribuições? De acordo com as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (Brasil, 2006), o uso da história da ciência no ensino de Física deve aproximar os aspectos científicos dos acontecimentos históricos, possibilitando aos estudantes perceber as dimensões históricas e sociais numa visão da ciência como construção humana. O Fundo Nacional de Desenvolvimento Escolar (FNDE) sugere que os livros didáticos devem apresentar uma adequação da proposta didática pedagógica, uma vez que participam do atual contexto educativo nas escolas públicas. Nessa perspectiva, adotou-se como referência o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) para investigar como os físicos brasileiros são apresentados nos livros didáticos de Física do Ensino Médio.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Verificar e analisar se os livros didáticos de Física do Ensino Médio apresentam a história da ciência dos físicos brasileiros.
MÉTODOS:
A pesquisa foi realizada em 12 livros de Física do Ensino Médio, sendo 6 avaliados pelo PNLD de 2009 a 2011 e de 2012 a 2014 e, 6 não avaliados. Os livros pesquisados são adotados nas redes públicas e particulares do estado de Pernambuco. A análise foi feita a partir de uma leitura crítica e reflexiva dos contextos históricos, contribuições e atividades propostas apresentados nos livros. Foram considerados também os recursos visuais (figuras e imagens), referente ao contexto histórico.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os resultados obtidos na pesquisa mostraram que 100% dos livros apresentam contexto histórico. Apenas 17% abordam sobre o tema: Físicos Brasileiros. Verificou-se que um dos livros avaliado pelo PNLD (2012 a 2014) apresenta uma unidade totalmente dedicada aos físicos brasileiros, trazendo a biografia dos cientistas, descobertas e contribuições para a ciência. Esse livro é o único que explora a história da ciência em atividades propostas no final da unidade. Observou-se também que um livro do PNLD (2009 a 2011) traz a história do físico brasileiro Cesar Lattes, apresentando a biografia do cientista, descobertas e suas contribuições. As atividades propostas no decorrer desse livro não fazem menção a nenhum fato histórico abordado no decorrer dos capítulos, sendo apresentadas apenas atividades experimentais e questões referentes à aplicação dos conceitos científicos e de equações. Percebeu-se nos 12 livros pesquisados, que 75% das ilustrações da história da ciência referem-se à figura (imagem) dos cientistas e, 25% apresentam figuras que relacionam as descobertas com o cotidiano. Os livros que tratam da história dos físicos brasileiros trazem a foto do cientista e de algumas conferências.
CONCLUSÕES:
Nesta pesquisa foi possível verificar como a história da ciência é apresentada em livros didáticos de Física do Ensino Médio, bem como ressaltar a importância da abordagem do tema Físicos Brasileiros nos livros didáticos a serem publicados, contribuindo para que os estudantes brasileiros tenham conhecimento das descobertas e contribuições para a ciência. Percebe-se a necessidade de atividades que retratem os contextos históricos, relacionando-os com situações do cotidiano e com os avanços tecnológicos, levando os estudantes a levantarem hipóteses, refletirem e estabelecerem relações entre os conceitos estudados e as situações vivenciadas no cotidiano, contribuindo de forma relevante na construção dos conhecimentos científicos.
Palavras-chave: Livros didáticos, História da ciência, Físicos brasileiros.