65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 4. Fitotecnia
POTENCIAL GENÉTICO DE CULTIVARES DE AVEIA-BRANCA (Avena sativa L) DO SUL DO BRASIL, PRODUTIVIDADE E OS COMPONENTES DE RENDIMENTO.
Elizandro Ricardo Kluge - Curso de Agronomia - UFSM campus de Frederico Westphalen - RS.
Antônio Luis Santi - Prof. Dr./Orientador-Depto. de Ciência do solo - UFSM campus de Frederico Westph
Rogério Vinicios Missio - Curso de Agronomia - UFSM campus de Frederico Westphalen - RS.
Fabiéli Teixeria da Rosa - Curso de Agronomia - UFSM campus de Frederico Westphalen - RS.
Junior Sandri - Curso de Agronomia - UFSM campus de Frederico Westphalen - RS.
Adão Leonel Mello Corcini - Depto. de máquinas agrícolas-UFSM-CAFW
INTRODUÇÃO:
A aveia é originária do Mediterrâneo, cultivada aproximadamente desde 2000 a.C. Evidências arqueológicas desse cereal foram encontradas no norte da Europa. Das seis espécies de aveia, mais de 75% do total cultivado no mundo é Avena sativa L., adaptável a climas frios e úmidos. Segundo (CONAB, 2011), a produção brasileira de aveia em grão na safra do ano de 2010 foi em torno de 279 mil toneladas, e o Rio Grande do Sul é o estado com maior produção deste cereal com estimativa de 225,2 mil toneladas neste mesmo ano. No país a área semeada foi de 126,4 mil hectares, com média de produtividade de 2300 kg/ha.
O peso do hectolitro (kg.hL-1), de maneira indireta dá uma idéia da quantidade de reservas que possui o grão. O peso de mil grãos (PMG) é o valor expresso por gramas de mil grãos, representando indiretamente o tamanho do grão. De acordo com a legislação americana o peso mínimo de mil grãos exigido é de 27 gramas(g) (GANZMANN e VORWERCK, 1995). Bland (1971) considera como muito alto o peso de mil grãos acima de 30 g; alto entre 28 e 30 g; normal entre 24 e 28g, baixo entre 22 e 24g e muito baixo quando este se encontra abaixo de 22g.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este trabalho visa identificar dentre as cultivares de Avena sativa L. testadas, quais apresentam melhores resultados quanto à produtividade e peso hectolitro, visando melhorar a produção de aveia branca na região de Frederico Westphalen – RS estimando a produtividade e seus componentes de rendimento na região do Alto Médio Uruguai- Norte do Rio Grande do Sul
MÉTODOS:
O trabalho foi realizado na área experimental da Universidade Federal de Santa Maria, no campus de Frederico Westphalen - RS, UFSM/CESNORS, em um Latossolo Vermelho Distrófico, com coordenadas geográficas 27º39’56”S, 53º42’94” O e 490 m de altitude, o clima da região conforme classificação de Köppen é do tipo Cfa. Utilizou-se o delineamento experimental Blocos Completos Casualizados (DBC), dispostos em 25 tratamentos com sendo eles UPF 18, UPFA 22 TEMPRANA, UPFA GAUDÉRIA, UPFA (lançamento), URS 21, URS 22, URS GUAPA, URS TAURA, URS TARIMBA, URS GURIA, URS CHARRUA, URS TORENA, URS CORONA, URS FAPA SLAVA, LOUISE, BARBARASUL, BRISASUL, FAEM 4 CARLASUL, FAEM 5 CHIARASUL, IAC 7, IPR AFRODITE, FAEM 6 DILMASUL, URS PENCA, URS ESTAMPA, URS GUARÁ, com 3 repetições, em parcelas de 5 x 1 m.
A semeadura foi feita na primeira quinzena do mês de junho, com densidade de 300 plantas/m² com as diversas cultivares. O espaçamento entre linhas foi de 17 cm, semeadura foi realizada em Sistema Plantio Direta sobre palhada de milho. A adubação foi de 335 Kg/ha de NPK 09-33-12, com uma adubação de cobertura com 46 Kg/ha de nitrogênio 25 DAE.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Ocorreram modificações entre as características avaliadas, no entanto foram isoladamente, não houve interação significativa, entre as variáveis de componentes de rendimento. Conforme dados obtidos, nota se que para a produtividade a cultivar URS GURIA apresentou os melhores resultados com 4183,4 kg.ha-1, e a cultivar de menor produtividade foi a URS GUAPA com 817,6 kg.ha-1, as demais cultivares ficaram com valores intermediários, sendo que a grande parte superou a média nacional. Para a variável peso hectolitro a cultivar que apresentou melhor resultado foi a URS PENCA com 51,567 kg.hL-1, a cultivar de menor pH foi a URS GUAPA com 32,550 kg.hL-1, sendo que o valor mínimo requerido pela legislação é de 50 kg.hL-1, sendo que dois materiais atingiram o valor mínimo. Para a variável massa de mil grãos a cultivar de melhor resultado foi UPFA (lançamento) com 39, 925 g, e a de menor massa de mil grãos foi a cultivar LOUISE 23, 392 g, sendo que o mínimo exigido é de 27g.
CONCLUSÕES:
Os cultivares testados diferiu entre si em Rendimento de Grãos desaristados, Peso Hectolitro, Massa de Mil Grãos, sendo que a cultivar que apresentou maior produção foi URS GURIA com uma produção de 4183,4 kg.ha-1, sendo que o pH obtido pela cultivar foi satisfatório.
A região de Frederico Westphalen – RS é uma região apta para a produção de Avena sativa L. sendo que grande parte dos materiais testados tiveram ótimas produtividades superando a média nacional.
Palavras-chave: Rendimento de grão, Qualidade do grão, Adubação verde.