65ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 2. Letras - 3. Línguas Estrangeiras Modernas
PIBID – LÍNGUA INGLESA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL NO SUL DO AMAZONAS
Everton Mateus Moura Castro - Letras - Universidade Federal do Amazonas - IEAA
Elis Regina Fernandes Alves - Profª. Msa./Orientadora Universidade Federal do Amazonas
INTRODUÇÃO:
O PIBID é o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência que tem o apoio e o financiamento da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, que visa incentivar a prática pedagógica para estudantes de cursos de licenciatura. A partir disso, desenvolvemos o projeto “Ensinando Língua Inglesa através do método Comunicativo” em uma escola no Sul do Amazonas de ensino fundamental, dando ênfase no Método Comunicativo nas ações de docência efetuadas na escola. Para realizar o projeto estudamos, inicialmente, como se desenvolveram os métodos de ensino de Língua Inglesa, historicamente, o que nos levou à adoção do Método Comunicativo, que visa à competência comunicativa, como o próprio nome sugere, com ênfase nas quatro habilidades da Língua, a saber: Writing, Reading, Speaking, Listening. Desta forma, destacamos a importância do ensino de Língua Inglesa para o dia-a-dia de forma dinâmica e atrativa, além de refletirmos sobre a importância de inovar para que o ensino não se torne monótono e repetitivo e despertar o interesse dos alunos pela língua.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Criar ações para melhorar, de modo geral, o ensino de Língua Inglesa no ensino fundamental da escola selecionada, aliando a isto a inserção do acadêmico do curso de Letras na realidade escolar.
MÉTODOS:
O projeto foi pautado, principalmente, no Método Comunicativo, pois ele possibilita a contextualização, a significação e a relevância da língua inglesa, visando à competência comunicativa do aluno. Ele é utilizado para promover situações similares às reais que possibilitem a interação dos alunos e também o uso das quatro habilidades (Writing, Reading, Speaking, Listening) ao mesmo tempo, como aulas em contra turno de reforço, (em que o que se busca é a fixação dos conteúdos passados pela professora titular no horário de aula, além de ênfase na oralidade em Língua Inglesa), promoção de eventos na escola que aliem a Língua Inglesa á atividades lúdicas e culturais, bem como a confecção de materiais didáticos para uso da professora titular das turmas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Pudemos perceber que houve uma grande mudança do que se diz respeito à ótica de como os alunos e professores de língua inglesa viam a disciplina. Desde que o projeto PIBID começou a ser aplicado na escola, vimos o quanto ele foi significativo tanto para a comunidade escolar quanto para nós graduandos. Houve um grande avanço nos conteúdos estudados em sala, já que todos os anos os únicos conteúdos vistos pelos alunos eram Verb To Be e tradução de textos, dada a falta de preparo dos professores da escola, falta de tempo, número excessivo de alunos em sala de aula, falta de matérias de apoio, etc. Agora, os conteúdos aplicados em sala de aula são revistos pelos alunos em contra turno, nas aulas de reforço, além de o professor poder contar com dinâmicas e jogos aplicados em sala de aula pelos participantes do PIBID, bem como o uso do material de apoio produzido pelos mesmos. Realizamos três eventos relacionados à cultura da língua inglesa na escola: Thanksgiving Day, Valentine’s Day e Easter, onde se pôde notar o interesse e a curiosidade dos alunos pela língua. Houve, ainda, um aumento no número de alunos que aderiram às aulas de reforço como auxílio pra a sua aprendizagem e também o apoio dos professores de outras disciplinas.
CONCLUSÕES:
A partir das experiências práticas e pedagógicas vivenciadas, pudemos analisar e comprovar que quando damos ênfase a todas as habilidades da Língua Inglesa de forma dinâmica e não trabalhamos de forma tradicional usando apenas traduções de textos e gramática, temos a interação de toda a escola e dos alunos, também. Fazendo uso do Método Comunicativo pudemos trabalhar com um leque de opções para desenvolver tais habilidades. Alunos que antes da aplicação do projeto não tinham nenhuma afinidade com a língua inglesa, hoje se interessam pelos eventos da escola e participam das aulas de reforço. Assim a prática da docência através do projeto PIBID possibilitou a nós, graduandos do curso de letras, a prática da sala de aula, e uma nova forma de olhar o ensino de língua inglesa no nosso município, e propiciou a comunidade escolar novas práticas de ensino no âmbito de língua estrangeira.
Palavras-chave: Método Comunicativo, Língua Inglesa, PIBID.