65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 5. Matemática - 6. Matemática
COMO ENSINA O PROFESSOR SEM VÍNCULO COM PESQUISA? FLASHS SOBRE CURSO DE MATEMÁTICA NA UECE
Havenna Lima Madeira - Universidade Estadual do Ceará - UECE
Lidiane Sousa Lima - Universidade Estadual do Ceará - UECE
Isabel Maria Sabino de Farias - Profa. Dra/Orientadora - Centro de Educação - UECE
INTRODUÇÃO:
O trabalho apresenta reflexões sobre a pedagogia universitária. O exercício docente na universidade funda-se nos princípios que norteiam a função social dessa instituição: ensino, pesquisa e extensão. Esta premissa impulsionou investigação, ora em desenvolvimento, acerca da prática pedagógica de docentes que atuam na Educação Superior sem vínculo com atividades de pesquisa no exercício de sua função docente.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O estudo visa diagnosticar como acontece o processo de ensino e de aprendizagem e a contribuição da prática pedagógica desenvolvida na promoção da capacidade reflexiva dos graduandos.
MÉTODOS:
Apoiado na abordagem qualitativa e no estudo de caso, a iniciativa busca compreender a ação docente em contexto, considerando os professores do Curso de Matemática da UECE/Fortaleza sem vínculo com atividades de pesquisa. A coleta de dados encontra-se organizada em duas etapas: a primeira consistiu na aplicação de questionários, no intuito de conhecer o perfil dos professores; a segunda, que compreende entrevistas, objetiva aprofundar questões relacionadas à prática pedagógica.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Conforme os dados coletados no semestre 2010.2, o colegiado do curso de Matemática da UECE/Fortaleza possui 23 docentes, dos quais 16 não desenvolvem atividades de pesquisa. Desse universo foram selecionados quatro docentes, todos efetivos, sendo três mestres e um doutor. Na análise preliminar dos relatos dos professores desse curso sobre sua prática pedagógica, especificamente sobre como ensinam, constatou-se que a maioria (75%) destaca características como o estímulo à discussão e à reflexão; a proximidade na relação professor aluno; a contextualização do conteúdo e flexibilidade, posturas que contribuem para a promoção da capacidade reflexiva dos graduandos. Os docentes, quando instigados se suas práticas profissionais são provedoras de capacidade reflexiva, por unanimidade, afirmaram positivamente. Contudo, identificam dificuldades em realizar práticas com essa intencionalidade, destacando a pouca participação dos alunos em sala, apesar de incentivados.
CONCLUSÕES:
A fase de análise dos relatos encontra-se no início, devendo ser intensificada nos próximos meses por meio da utilização do software NVIVO9.
Palavras-chave: Prática Pedagógica, Curso de Matemática, Reflexão.