65ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Linguística - 1. Linguística Aplicada
ETHOS E DISCURSO ENVOLVENTE: A SALA DE AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO ESPAÇO REVELADOR DA MULTIPLICIDADE DOS DIZERES
Alexandre Ribeiro Emiliano - Bolsista do Programa de Iniciação Científica - Faculdade de Letras - Fale/UFAL
Rita de Cássia Souto Maior Siqueira Lima - Profa. Dra./Orientadora - Faculdade de Letras - Fale/UFAL
INTRODUÇÃO:
No âmbito da Linguística Aplicada, este estudo resulta de uma pesquisa desenvolvida no projeto de iniciação científica, intitulado Ethos e polifonia: discutindo a relação dialógica em sala de aula (PIBIC- 2011/2012). Trata-se de um estudo que visa a descrever e analisar transcrições de gravações em áudio e diários de campo com informações coletadas em situações de ensino, a partir de aulas de Língua Portuguesa (doravante LP), ministradas no Projeto Ensino e aprendizagem de Línguas em Comunidades de Maceió (PROEX/FALE/UFAL), com o objetivo de observar o ethos dos sujeitos envolvidos, a partir da análise dos discursos envolventes do contexto. Aqui os estudos dos ethos discursivos (MAINGUENEAU, 2006; AMOSSY, 2008; SOUTO MAIOR, 2009), em diálogo com o estudo dos discursos envolventes (SOUTO MAIOR, 2009), possibilitará o conhecimento das identidades sociais dos sujeitos envolvidos e das relações estabelecidas no ensino da produção textual em L P. O interesse por este estudo se deu a partir da necessidade de se observar alguns fenômenos já levantados em estudos anteriores e discutidos no Grupo de Estudos Ensino e Aprendizagem de Línguas, dentre eles a necessidade de uma melhor compreensão das práticas sociais do contexto em que se pretende atuar mais efetivamente.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Geral: Compreender o contexto de ensino/aprendizagem de LP em comunidades da cidade de Maceió. Específicos: Observar os ethos discursivos dos alunos envolvidos na pesquisa, relacionando-os com a noção de discurso envolvente; Descrever como o ethos se constitui através das marcas linguístico-discursivas na interação de sala de aula de LP.
MÉTODOS:
Neste estudo, utilizamos a perspectiva da pesquisa qualitativa (CHIZZOTI, 2001; TRIVIÑOS, 2008; LÜDKE E ANDRÉ, 1986) que, segundo Chizzotti (2001), visa a investigar o mundo em que o ser humano vive e o próprio homem. Segundo esse autor, o pesquisador utiliza as observação e reflexões feitas sobre os problemas que enfrenta e recorre às experiências passadas e atuais dos homens na solução desses problemas, tudo isso a fim de munir-se dos instrumentos mais adequados à sua ação. Para a coleta de dados, utilizamos o método de observação participante em uma turma de LP no projeto supracitado, situação em que ministrávamos aula junto a outra pesquisadora e planejávamos o encaminhamento semanal junto à orientadora. As aulas eram ministradas uma vez por semana, com duração uma 1h45m, na sala de aula das Casas de Cultura da Faculdade de Letras, situadas no Espaço Cultural, centro da cidade de Maceió. No entanto, todo processo correspondente ao contato com as comunidades e as matrículas dos sujeitos envolvidos, deu-se nas comunidades através dos líderes ou por intermédio de algum morador dos locais pesquisados.
Para a análise de dados, utilizamos os diários de campo e as transcrições de aulas ministradas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Nesse dia havia 12 alunos em sala, além de dois professores pesquisadores, e a aula havia sido dividida em dois momentos. No primeiro, levamos recortes de jornais e revistas diversos e pedimos que os alunos escolhessem uma ou mais figuras que estivessem relacionadas com as seguintes temáticas: 1. curiosidades sobre você; 2. Expectativas para um futuro próximo ou a longo prazo e 3. minha história na escola. Dentre as escolhas feitas pelos alunos, uma das alunas – Maria - escolheu uma imagem do Papa João Paulo II e disse: “escolhi o Beato João Paulo II porque sou católica e, num mundo marcado pela violência e fala de fé, ele soube fazer a vontade de Deus. Também escolhi ele porque ele soube ser humilde”.
A partir dos dados analisados e do exemplo mostrado acima, encontramos indícios que mostram a construção da imagem de Maria através da imagem do outro. Através da qualidade atribuída a Joao Paulo II, Maria se constitui especularmente. Ela reforça essa imagem através do ethos dito, quando diz “sou católica". Além disso, também encontramos traços dos discursos envolventes presentes atualmente na sociedade. Esses discursos fazem parte do contexto histórico/social veiculados nos mais diferentes tipos de mídia e no discurso religioso.
CONCLUSÕES:
Nesse trabalho, buscamos analisar, através das observações de marcas linguísticas, os discursos dos sujeitos envolvidos em situação de ensino, relacionando-os com as noções de ethos e discurso envolvente. A importância de considerar a sala de aula como lugar revelador da multiplicidade dos sujeitos, sem dúvida implica positivamente no processo de ensino aprendizagem de LP. Aqui, observamos que assumir uma postura dialógica de língua e ensino faz toda diferença nesse processo. Considerar também que os sujeitos envolvidos nessa interação são sujeitos ideologicamente marcados, possibilita uma abertura maior por parte do professor em relação às estratégias de ensino e aos encaminhamentos do trabalho com a língua na perspectiva dialógica. Nesse sentido, constatamos que o ambiente pesquisado também reflete e refrata o que acontece na sociedade. Isso pode ser observado a partir dos discursos veiculados nas mídias e nas ideologias do discurso religioso.
Palavras-chave: Ethos, Discurso Envolvente, Língua Portuguesa.