65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 13. Parasitologia - 4. Parasitologia Geral
CONCEPÇÃO DE ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO SOBRE PARASITOSE
Rosiane Barbosa dos Santos - Depto. de Ciências Biológicas, Universidade Estadual do Ceará - UECE
Anderson Nascimento de Andrade - Depto. de Ciências Biológicas, Universidade Estadual do Ceará - UECE
Fabrício Albuquerque do Nascimento - Depto. de Ciências Biológicas, Universidade Estadual do Ceará - UECE
Andreia Maria de Sousa Teixeira - Depto. de Ciências Biológicas, Universidade Estadual do Ceará - UECE
Maria Edineide Costa dos Santos - Depto. de Ciências Biológicas, Universidade Estadual do Ceará - UECE
Ana Paula Teixeira da Silva - Profª. Msc/ Orientadora Depto. de Ciências Biológicas - UECE
INTRODUÇÃO:
Estudar parasitologia permite que a maior parte da população se beneficie dos avanços da ciência. Desse modo, a escola, sendo um ambiente educacional e social, se torna o recinto propício para se trabalhar conhecimentos e mudanças de comportamento, onde adolescentes assumem o papel de agentes multiplicadores (NEVES, 2005; BRASIL, 1997). As parasitoses acometem um alto percentual da população humana brasileira (CASTRO et al., 2004), atingindo com mais frequência a comunidade de baixa renda, uma vez que as condições de saneamento básico, grau de escolaridade e os hábitos de higiene dos indivíduos principalmente os em idade escolar são precários (MACHADO et al., 1999), ocasionando danos ao desempenho físico e cognitivo desses indivíduos (CASTRO et al., 2004). Assim, torna-se imprescindível estudar os parasitas, devido sua relação com a saúde humana, pois desta forma a informação adquirida quanto à profilaxia e tratamento das parasitoses acarretará diminuição dessas doenças. Segundo Zompero (2009), cabe ao professor conhecer as concepções de seus alunos e direcionar o ensino de modo a efetivar a aprendizagem. Nesse sentido, é importante identificar se os alunos estão realmente incorporando conhecimentos acerca desta temática.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente trabalho tem por objetivo conhecer as concepções de alunos do 3º ano do ensino médio sobre parasitoses.
MÉTODOS:
A pesquisa, de abordagem quantitativa e qualitativa, foi realizada na escola E.E.M. Nossa Senhora da Assunção da rede pública estadual, localizada no município de Itapipoca – CE. Para a coleta dos dados, foram aplicados questionários, composto por seis questões dissertativas, a 30 alunos de uma turma de 3º ano do ensino médio. Após a coleta dos questionários, foram analisadas as respostas dadas pelos alunos baseadas nos conceitos de acordo com o conhecimento científico encontrado na literatura científica.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Após análise do questionário aplicado, verificou-se que quando questionados sobre o que é parasita, a grande maioria, 70% dos alunos, afirmou que eles são seres que precisam de outro ser para sobreviver e 30% deu respostas que não condizem com o assunto. Através das respostas analisadas, percebe-se que o conceito de parasita dada pelos alunos é vago e que eles possuem a noção da condição parasitária. Sobre os seres que podem parasitar um hospedeiro, 33,8% dos alunos citou o carrapato, 28,2%,a tênia, o esquistossomo e vermes, 21,1%, o piolho, a pulga e o barbeiro, 12,6%,vermes e 4,3% indicou o mosquito da dengue. Pode-se notar que alguns alunos conheciam algumas espécies de vermes, como as tênias e os esquistossomos, de modo que chegaram a citá-los. Na terceira questão, foi perguntado a respeito do que acontece quando o hospedeiro é assolado por parasitas e os alunos responderam que a ação do parasita irá desencadear as doenças. Quando perguntados se podiam mencionar alguns nomes de parasitoses, foram citadas doenças como esquistossomose, doenças de Chagas, amebíase, citaram ainda a dengue e as doenças de pele. Quanto à abordagem sobre parasitose pelo professor, em sala de aula, os alunos se sentiram esclarecidos sobre o assunto, relataram que o professor ainda utiliza-se de tendência tradicionalista em suas aulas fazendo uso apenas da aula expositiva e do livro didático. Ao serem indagados se em sua família já houve algum caso de doença parasitária, eles afirmaram não saber.
CONCLUSÕES:
Constatou-se que os alunos apresentaram conceitos vagos sobre o que são parasitas. É perceptível que os eles fazem confusão quando mencionam vetores ao invés de comentar acerca dos parasitas não sabendo diferenciá-los. Pode-se concluir que a deficiência quanto à compreensão e conceituação tanto de parasitas quanto de doenças vinculados a estes seres pode estar relacionada à falta de conhecimentos mais aprofundados sobre essa temática. Sugere-se que o docente tome esse assunto como sendo importante de ser abordado durante a educação básica de forma planejada e organizada, o que será relevante para a formação científica e cidadã do estudante. Além disso, a presença de programas de Educação para a Saúde na escola que visem promover atividades relacionadas a estimular a prática de atitudes e comportamentos e a aquisição de conhecimentos sobre parasitos e sua relação com a saúde pelos alunos é de suma importância para a criança e o jovem em formação de modo que isso poderá vir a refletir no número de casos de doenças parasitárias que acomete sua comunidade.
Palavras-chave: Conhecimento, Saúde, Educação.