65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 8. Química
CONSTRUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO DE BAIXO CUSTO PARA AULAS EXPERIMENTAIS NAS ESCOLAS ESTADUAIS NO RECÔNCAVO DA BAHIA
Carine Alves dos Santos Peixoto - Depto. de Licenciatura em Química - UFRB
Eliane dos Santos Almeida - Depto. de Licenciatura em Química - UFRB
Natália Oliveira dos Santos - Depto. de Licenciatura em Química - UFRB
Clarivaldo Santos de Sousa - Prof. Dr./Orientador - Depto. de Licenciatura em Química - UFRB
Joelma Cerqueira Fadigas - Profa. Ms./Co-orientadora - Depto. de Licenciatura em Química - UFRB
Floricéa Magalhães Araújo - Profa. Dra./Co-orientadora - Depto. de Licenciatura em Química - UFRB
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho contempla uma das atividades realizadas pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/Química/UFRB, que é realizado em quatro escolas da rede pública estadual da cidade de Amargosa/BA. O PIBID tem o objetivo de fomentar as atividades de iniciação à docência, visando à melhoria da qualidade dos cursos de licenciatura das Instituições Federais e Estaduais de Ensino. Segundo Maldaner (1995), a ênfase dada à baixa qualidade do processo ensino e aprendizagem em química é constante entre os autores que tratam deste assunto em suas pesquisas. Esta má qualidade associada às propostas inadequadas de ensino e à dificuldade de compreensão da ciência química, em particular por parte dos alunos do Ensino Médio, mostra a necessidade de ensinar Química de forma contextualizada; fornecendo argumentos para que os alunos se encantem pela ciência de uma maneira geral, o que fará com que o aprendizado científico faça sentido para estes aprendizes. A experimentação é um recurso capaz de assegurar uma construção eficaz dos conhecimentos escolares, porém a falta de infra-estrutura dos laboratórios nas escolas acaba tornando o ensino de ciências algo distante da realidade e do cotidiano do aluno.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Neste trabalho, desenvolveu-se um conjunto de experimentos com materiais de fácil obtenção e uso comum. O objetivo geral do presente trabalho é auxiliar os professores das escolas parceiras do PIBID da cidade de Amargosa-BA e do Recôncavo da Bahia, na abordagem e discussão de conteúdos da Química bem como sua relação com aspectos da vida cotidiana dos alunos.
MÉTODOS:
O presente trabalho possui caráter qualitativo, tendo sido elaborado em três etapas. Na primeira etapa foram realizadas pesquisas na literatura sobre experimentos do cotidiano com materiais alternativos de baixo custo. Na segunda etapa, foram realizados os testes dos experimentos no laboratório da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) no Centro de Formação de Professores (CFP), localizado na cidade de Amargosa-BA, averiguando se estes eram viáveis para execução ou realização em sala de aula. Na terceira etapa, elaborou-se um caderno contendo um conjunto de experimentos do cotidiano, o qual possibilitará aos professores das escolas parceiras do PIBID a implantação de aulas práticas. Uma vez que algumas das escolas não possuem laboratórios e, quando dispõem, estes não têm reagentes e/ou equipamentos que possibilitem aos professores a elaboração de atividades práticas. Sendo assim, este caderno contém experiências práticas que permitem ser realizadas em qualquer escola.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Este trabalho constitui-se uma forma alternativa para os professores trabalharem com os conceitos químicos abordados em sala de aula com a vivência cotidiana do discente. Alguns dos experimentos desenvolvidos no âmbito do PIBID e os respectivos conteúdos de química que podem ser abordados pelos docentes em suas aulas são: Extratos vegetais como indicador natural de pH; Neutralização de compostos amoníacos presente no peixe (Ácido-base); Explosão de cores no leite (Tensão superficial); Ovo engarrafado (Pressão); A pedra que pega fogo na água (Reações químicas) e Fatores cinéticos de uma reação (Cinética química e reações). Estes são apenas alguns dos experimentos realizados pelo grupo do PIBID/ Química.
Estas ações culminaram em reflexos positivos para a melhoria da qualidade do ensino da disciplina de química no município de Amargosa-BA e no Recôncavo da Bahia, pois o material elaborado pelos bolsistas PIBID e utilizado pelos docentes das escolas estaduais da cidade, irá facilitar o trabalho dos professores na abordagem de conceitos químicos através das atividades laboratoriais. Além disso, estes experimentos são executados em curto tempo, mostrando-se eficientes para que o docente possa cumprir em sua reduzida carga horária o conteúdo desta disciplina.
CONCLUSÕES:
Com base nos estudos que nortearam este trabalho, é evidente que no ensino de ciências, a experi¬mentação pode ser uma estratégia eficiente para a criação de problemas reais que permitam a contextualização e o estímulo ao censo crítico dos alunos. Atualmente um dos grandes desafios no ensino de química é relacionar os conteúdos com o cotidiano dos alunos, uma vez que isto facilita o processo de ensino e aprendizagem e o torna mais inovador. Sendo assim, conclui-se que este trabalho culminará em melhorias na qualidade do processo de ensino e aprendizagem da química e nos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no Recôncavo da Bahia. Além do incentivo à utilização dos laboratórios de ciências nas escolas parceiras do PIBID e a difusão do ensino de química no cotidiano. O mesmo possibilita também aos bolsistas do PIBID enquanto futuros docentes, o apreço pela experimentação química e o incentivo à criatividade.
De modo geral, a simplicidade dos experimentos desenvolvidos permite sua realização em salas de aula de qualquer escola brasileira, abrangendo um amplo espectro de conteúdos que podem ser explorados.
Palavras-chave: Experimentos do Cotidiano, PIBID, Ensino de Química.