65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
ESTUDO DA IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE COLETA SELETIVA EM CONDOMÍNIOS VERTICAIS
Antônio Cavalcante Pereira - Graduando em Engenharia Sanitária e Ambiental – UEPB
Lígia Maria Ribeiro Lima - Profª. Drª./ Orientadora- Docente da Universidade Estadual da Paraíba – DESA
Maria Janaína de Oliveira - Profª Ms. Docente da Universidade Estadual da Paraíba – DQI
Vera Lúcia Meira de Morais Silva - Profª. Drª. Docente da Universidade Estadual da Paraíba – DQI
Fellype Diorgennes Cordeiro Gomes - Graduando em Química Industrial - UEPB
INTRODUÇÃO:
Os movimentos ambientalistas têm crescente influência na execução de políticas públicas e na elaboração de estratégias para um novo estilo de sustentabilidade. Uma das estratégias é a conscientização da população através da educação ambiental, um processo de formação e capacitação de pessoas para reduzir os impactos ambientais. A educação ambiental pode ser manifestada através da coleta seletiva, importante ferramenta na gestão de resíduos sólidos urbanos. De acordo com a Política Nacional dos Resíduos Sólidos (2011), coleta seletiva é o recolhimento diferenciado de resíduos sólidos através da seleção nas fontes geradoras, para encaminhá-los a reciclagem. A coleta seletiva traz benefícios como: separação do resíduo, prevenção de doenças decorrentes dele, melhoria da qualidade da matéria orgânica para a compostagem, economia de recursos naturais e a valorização de bens econômicos (materiais recicláveis) e promove benefícios socioeconômicos aos catadores de recicláveis e aos sucateiros. Atualmente o volume de resíduos gerados pela sociedade não é sustentável e a verticalização está em ascensão. Dessa forma é necessário apresentar à sociedade uma alternativa de poder contribuir, no seu dia-a-dia com a preservação do meio ambiente e redução dos impactos ambientais (BRINGHENTI, 2004).
OBJETIVO DO TRABALHO:
O foco do estudo foi à análise e identificação dos fatores que contribuem para implantação da coleta seletiva em condomínios verticais, através das análises de casos. Para o êxito do objetivo geral definiram-se como objetivos específicos: a)descrever o sistema de coleta seletiva aplicado no condomínio estudado; b)Analisar as variáveis que influenciam na efetividade do programa nos condomínios.
MÉTODOS:
O presente estudo se propôs avaliar e identificar os fatores que interferem no desempenho de programas de coleta seletiva inseridos em condomínios verticais. A pesquisa possui uma abordagem descritiva e qualitativa, conduzida através do método de estudo de caso. Para montagem do estudo inicialmente houve um levantamento de literatura sobre o tema. Depois se definiu a estratégia de pesquisa, adotando a análise de três artigos com casos relatados onde ocorria a efetivação da coleta seletiva em condomínios verticais. O primeiro artigo avaliado foi de Barbosa et. al. (2009), condomínios residenciais do bairro Engenheiro Goulart, na zona Leste de São Paulo. O segundo artigo foi Rosso (2011) edifícios residenciais em Criciúma, SC. E o último artigo foi de Dias e Filho (2011), condomínio Edifício Veredas, Goiânia – GO. O procedimento de coleta e de análise de dados foi baseado na realização de uma observação sobre o procedimento aplicado de coleta seletiva, avaliando a organização e as nuances das metodologias aplicadas aos três condomínios e os seus resultados e conclusões. Buscou-se entender como ocorreu a gestão dos resíduos em cada condomínio analisado, quais as variáveis que impactam o sistema e a qual era a participação dos moradores nos projetos aplicados em seus condomínios.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Todas as metodologias se mostraram relevantes e coerentes. Na avaliação dos resultados constatou-se dificuldades na implementação dos projetos de coleta seletiva. No primeiro caso Barbosa et al. (2009), o projeto durou 5 meses. O principal problema foi o envolvimento e participação dos moradores que era escasso. A panfletagem tornou-se o meio de contato com condôminos. Verificou-se que apenas 13% dos resíduos eram reciclados (3300 kg/mês) e a meta estipulada de 40% não foi atingida. O segundo caso Rosso (2011), durou 2 anos (2008 á 2010). As dificuldades apresentadas foram: inexistência de programa municipal de coleta seletiva; segregação errada dos resíduos pelos condôminos; resistência do publico alvo que apresentava interesse no tema, porém se sentiam invadidos na abordagem porta a porta. No terceiro caso Dias e Filho (2011), percebeu-se apenas a separação para produção de artesanato por uma moradora de latas de alumínio e vidro. Verificou-se que a produção de resíduos girava em torno de 35 kg/dia onde 8 kg desse total eram recicláveis. Para conscientizar os moradores foram utilizadas cartilhas do tema, folheto do programa municipal de coleta seletiva e um CD de vídeo. Não ocorreu alteração na quantidade de resíduos recicláveis. E continuou sendo coletado os mesmos materias.
CONCLUSÕES:
A falta de interesse e o comprometimento da população com as ações relacionadas ao meio ambiente ficaram evidentes na análise dos resultados de todos os casos estudados. Os processos de educação ambiental são sempre muito bem recebidos como propostas, mas quando se trata da participação do individuo na coleta seletiva em seu condomínio, outras atividades são sempre colocadas como mais importantes ou simplesmente não ocorre o engajamento deles. Dificultando assim a efetividade do objetivo que foi proposto em cada caso. Ficando a impressão de que a solução do problema cabe ao outros. O estudo de caso atingiu seu objetivo descrevendo o sistema de coleta seletiva no condomínio e apontando as variáveis que causam a não efetivação dos objetos propostos. O estudo serve de subsidio para futuros projetos sobre o tema. Devem-se procurar formas a maior participação dos condôminos nos projetos. E utilizar as experiências obtidas através da analise para o desenvolvimento de projeto com efetividade e objetivos concretos e tangíveis.
Palavras-chave: resíduos sólidos, sustentabilidade, meio ambiente.