65ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 3. Literatura - 5. Teoria Literária
Espacialidade e temporalidade em À rebours, romance de Joris-Karl Huysmans
Sylvânia Rodrigues do Nascimento Silva - Departamento de Teoria Literária e Literaturas - UnB
Sidney Barbosa - Profº Drº/ Orientador - Depto. de Teoria Literária e Literaturas
INTRODUÇÃO:
A estética Simbolista tem-se num contexto histórico bastante conturbado. A Revolução Industrial que produz novos conceitos na sociedade, como o aumento do consumo, surgi também os grandes centros urbanos e em meio a isso, o cientificismo positivista aliado ao determinismo de Darwin, tentando mostrar tudo de forma racional. O homem dessa época é representado pelo personagem des Esseintes no romance À rebours, uma vez que surgi um novo homem que está fugindo desse mundo materialista, e o romance retrata a vida desse homem de fim de século. À rebours traz diversas particularidades dentre elas, é a forma como o livro é apresentado, no qual as categorias da narrativa “espaço e tempo” desempenham um papel de grande importância para a realização do mesmo.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Analisar o espaço-temporal em À Rebours que abrange Teoria Literária e a própria estética simbolista. Analisar como essas categorias (espaço e tempo) desempenham um papel que pode ser de vital importância para a realização da obra.
MÉTODOS:
A pesquisa foi iniciada com uma leitura minuciosa do romance À rebours, fazendo-se anotações e reflexões acerca das especificidades da pesquisa. Após essa etapa, foi feita leituras de textos teóricos sobre a estética Simbolista e as categorias da narrativa, em seguida foram feitas as analises do tempo e do espaço, essa última denomina-se “topoanálise”. Foi feito ainda uma releitura do romance, fazendo uma contextualização da obra e do autor, e mais um levantamento bibliográfico.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A necessidade de se discutir os temas – espaço e tempo - nesse romance fez suscitar a discussão sobre o estudo do Espaço na Literatura. Fez-se uma breve topoanálise na obra onde foi constatado que a obra tem um grande papel para o romance moderno e a escola literária simbolista, a qual foi inserida. Uma vez que o espaço nessa obra representa a obra em si, pois ele é tanto um efeito estético quanto o delineador da personagem.
O espaço geográfico representado por Paris como o espaço macro, e os espaços micros representados pelo castelo de Lourps e a casinha de Fontenay. Aquele representa um ambiente sombrio e essa um ambiente de refúgio e de claustro.
O tempo em À rebours tem uma relação muito intensa com a organização do texto. O autor tem uma atenção especial ao tempo do discurso, pois é nele que se concentra a forma de expressar através da linguagem os acontecimentos, que não são muitos. Pois, o tempo do discurso é bem marcado, uma vez que não há um tempo cronológico, não há sucessão de acontecimentos datados, não há um enredo, um conflito.
CONCLUSÕES:
Esse romance não se trata apenas de um romance, mas de uma obra de arte, e de critica de arte também. Uma vez que ele aborda diversos assuntos e sempre tratados com imensa maestria pelo autor, com revelações e reflexões sobre vários tipos de arte.
Partindo de alguns conceitos literários, essa pesquisa buscou identificar o quanto o espaço, uma das categorias da narrativa mais importante, porque faz a articulação entre as outras categorias, é também uma das menos estudada por grande parte dos teóricos literários. Tão complexo e tão importante para a teoria da narrativa é o tempo, mas especificamente nesse romance. O tempo, juntamente com o espaço nesse romance tem-se uma interação que podemos dizer que tanto o espaço como o tempo são psicológicos.
Palavras-chave: Espaço, Tempo, Simbolismo.