65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 3. Química Analítica
DETERMINAÇÃO ENZIMÁTICA DO TEOR DE UREIA EM FERTILIZANTES EMPREGANDO MULTICOMUTAÇÃO EM FLUXO
Davi Sales Silva - Depto. de Química e Biologia - UEMA
Diego Pereira Santos - Depto. de Química e Biologia - UEMA
Maria de Fátima de Castro Oliveira - Depto. de Química e Biologia - UEMA
José Wilson Tavares Bezerra - EMBRAPA – Escritório de Negócio de Imperatriz
Elizabeth Nunes Fernandes - Profa. Dra./Orientadora - Depto.de Química e Biologia - UEMA
INTRODUÇÃO:
Buscando a maximização do retorno da aplicação de insumos agrícolas, como fertilizantes, responsáveis por cerca de 50% dos ganhos de produtividade das culturas, notou-se a relevância do conhecimento dos agricultores sobre a eficiência desses, podendo ser observada, muitas vezes, pela baixa produção consequente do mau uso ou falta de controle de qualidade. Neste trabalho é proposto um sistema de análise em fluxo empregando a multicomutação em fluxo para a determinação do teor de ureia como fonte de nitrogênio em amostras de fertilizantes nitrogenados. A metodologia empregada faz uso da urease obtida de sementes de soja Glycine max.O sistema em fluxo empregando multicomutação é uma alternativa interessante para a análise química, apresentando baixo consumo de reagentes, minimizando a produção de resíduos, apresentando alta frequência de amostragem e boa versatilidade, além de facilitar a operação, minimizar contaminações, e etc.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Determinar o teor de ureia em amostras de fertilizantes empregando determinação enzimática e multicomutação em fluxo.
MÉTODOS:
A ureia produz íons amônio enquanto a solução passa através da coluna fragmentos de soja, fonte natural da enzima urease. Através da reação de Berthelot, os íons amônio produzidos reagem com salicilato e hipoclorito de sódio catalisados pelo nitroprussiato de sódio, e o produto absorve em 600 nm. Todas as colunas foram preparadas com tubo de Tygon de 100 mm de comprimento e 2,06 mm de diâmetro interno, preenchido com 130 mg de fragmentos da soja, estes obtidos colocando os grãos da mesma de molho, para remoção do tegumento. Visando o aumento da superfície de contato, os mesmos foram passados em um espremedor e pesados para confecção da coluna, após, ela foi preenchida com solução de NaCl 0,25 mol L-1 e fechada nas extremidades com lã de vidro evitando o deslocamento do extrato vegetal, e acondicionada sob refrigeração ca. 5 °C por 12 horas antes de iniciar o procedimento. As amostras de fertilizantes foram adquiridas no comércio local, sendo elas: ureia fertilizante, nitrato de amônio e o salitre, adubos nitrogenados, adquiridas e levadas, em embalagens de 500g ao Laboratório para analise, onde se pesou aproximadamente 1g da amostra e diluiu-se com água destilada para 100 mL., armazenando as amostras em frascos de vidro devidamente identificados.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Após otimização das condições operacionais do sistema em fluxo para determinação de ureia, o sistema apresentou uma relação linear caracterizada pela equação Abs = 0,022 + 0,617% (m/V) de ureia (r=0,996); numa faixa de concentração de ureia de 0,2 a 0,8 % de ureia, coeficiente de variação 1,2% (n =7) para uma solução de referência contendo 0,4% (m/V) de ureia; consumo de 20µL 20 µL de amostra, por determinação e frequência analítica de 20 determinações por hora. Após a obtenção das variáveis experimentais o sistema em fluxo foi aplicado na determinação de ureia em amostras de fertilizantes. Os resultados apresentaram concentração de ureia como fonte de nitrogênio nas amostras dos fertilizantes, que variaram de 41,6% a 60,4% (m/V). Os valores obtidos encontram-se dentro da faixa relatada na literatura.
CONCLUSÕES:
Diante dos resultados apresentados, ao término deste trabalho, conclui-se que a aplicação da multicomutação destacou potencialidades analíticas na determinação de ureia em amostras de fertilizantes, tais como: redução do consumo amostra e reagentes; boa frequência analítica, quando comparado com as metodologias constantes na literatura. Destaca-se que o uso de fragmentos de soja como fonte natural da enzima urease apresenta-se como uma excelente viabilidade analítica considerando a dificuldade em adquirir e a pouca disponibilidade das enzimas purificadas. Outro aspecto a ser destacado na metodologia proposta por este trabalho se refere ao custo benefício. A coluna contendo fragmentos de fonte natural de urease pode ser confeccionada e empregada em um curto período podendo ser refeita com custos extremamente baixos com capacidade de analisar várias amostras em replicatas. O emprego de enzima purificada requer custo elevado para análise de um pequeno número de amostras.
Palavras-chave: Adubos Nitrogenados, Análise em Fluxo, Urease.