65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
APLICAÇÃO DA TÉCNICA DE DOBRADURA EM PAPEL NA CONFECÇÃO DA MOLÉCULA DO DNA EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE ARAPIRACA - ALAGOAS
Táyse dos Santos - Bolsista do PIBID – Biologia / UFAL - Campus de Arapiraca
Clarisse Maria da Silva - Bolsista do PIBID – Biologia / UFAL - Campus de Arapiraca
Maria Dias de Brito - Profª / Supervisora do PIBID – Biologia / UFAL - Campus de Arapiraca
Alba Regina Gomes Magalhães - Profª / Colaboradora do PIBID – Biologia / UFAL - Campus de Arapiraca
Maria Lusia de Morais Belo Bezerra - Profª Msc./ Coord. do PIBID – Biologia / UFAL - Campus de Arapiraca
INTRODUÇÃO:
As atividades lúdicas se caracterizam como forças motoras no processo de ensino e aprendizagem, atuando como ferramentas didáticas essenciais para que os alunos construam um conhecimento significativo e de forma correta, principalmente ao se tratar de temas que exigem certa maturidade cognitiva, como o caso dos Ácidos Desoxirribonucleicos (NUNES et al., 2011, p.48). O estudo do DNA no ensino médio faz alusão às funções, informações nele contido, atividades celulares, guiando o desenvolvimento, funcionamento e comportamento de organismos (SNUSTAD e SIMMONS, 2010, p. 09). Estratégias de ensino utilizando o trabalho manual com dobraduras tem o intuito de fomentar atividades motoras, visando o desenvolvimento da organização, memorização do processo, coordenação motora, estimulando a autoestima discente (OLIVEIRA, 2005, p.06). No ensino de Biologia, o estudo biomolecular requer do estudante um grau de abstração necessário à compreensão dos temas, sendo importante o desenvolvimento desta habilidade na educação básica, o que tem sido estimulado pelo grupo PIBID-Biologia da UFAL - Campus de Arapiraca, Alagoas inserido em uma escola pública estadual.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente trabalho objetivou promover uma compreensão facilitada da estrutura do DNA, buscando estimular a abstração do assunto abordado por meio da técnica do origami promovendo uma construção cognitiva e tridimensional da molécula, entre estudantes do ensino médio da Escola Estadual Senador Rui Palmeira, Arapiraca, Alagoas.
MÉTODOS:
Foi observado inicialmente o exercício docente da professora supervisora em algumas turmas de 1ª série do ensino médio, com mediata verificação da grande dispersão dos alunos decorrente da ausência de novos métodos que pudessem atrair a atenção dos mesmos, bem como diminuir a complexidade do assunto abordado. Diante disto, realizou-se uma rotina de revisões literárias com finalidade de se buscar estratégias para se trabalhar a estrutura do DNA, uma vez que Ácidos Nucleicos seria o primeiro conteúdo bioquímico com aprofundamento no estudo da molécula da vida a ser aplicado em sala de aula. Entre os artigos encontrados foi escolhido Sepel e Loreto (2007), sendo este o que melhor se adaptava ao objetivo proposto. O mesmo trazia o emprego didático de modelos tridimensionais da molécula de DNA feito pela técnica do origami (arte japonesa de dobrar papel). A atividade foi socializada em setembro/2012, em uma turma de 30 alunos da 1ª série do turno vespertino, seguindo os critérios indicados no roteiro de Correa et al. (2007) e modelo de estrutura para as dobraduras de Yen (1995). Cada aluno produziu seu próprio exemplar, permitindo a visualização das principais características da molécula, desde a atração química natural das bases nitrogenadas até a sua disposição em dupla hélice.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Notou-se que os alunos tiveram bastante interesse e curiosidade em participar da tarefa, por se tratar de algo desafiador e diferenciado da rotina das aulas, havendo toda concentração da turma na atividade prática. Os mesmos conseguiram identificar de forma simples e prática a estrutura da dupla hélice, as bases nitrogenadas, o anti-paralelismo das fitas, as ligações de hidrogênio e demais características, tudo isso através de um método de aprendizagem extremamente barato e de rápida execução, como afirma Sepel e Loreto (2007). Além de contribuir com a formação inicial dos futuros docentes, as professoras de biologia da referente escola aderiram à prática e estenderam a didática aos 514 alunos das turmas de 1ª série do ensino médio utilizando a mesma metodologia proposta. A ideia de Fialho (2008) se concretiza na prática, quando o autor afirma que além de servir como apoio educativo, as inserções de materiais didáticos no ambiente escolar, colaboram no processo de ensinagem-aprendizagem, de forma diferenciada, atrativa e dinâmica, deixando de lado a mesmice das aulas rotineiras, mantendo os alunos dispostos à participação ativa da dinâmica da aula.
CONCLUSÕES:
Portanto, além de exigir concentração, o uso da estratégia pedagógica contribuiu para reversão da principal dificuldade ao se compreender o conteúdo que é estimular a capacidade de abstração do aluno. Por meio da técnica de dobradura em papel foi possível o pleno desenvolvimento da cognição dos mesmos e de forma prazerosa aprenderam brincando. A prática qualificou não só a formação continuada da professora supervisora e da professora colaboradora atuante na escola, assim como tornou mais aptos os bolsistas enquanto futuros docentes, de forma a estimular caminhos, para vencer as dificuldades presentes no processo de aprendizagem do aluno, mostrando que é possível derrubar as barreiras existentes através de métodos eficazes.
Palavras-chave: Intervenção Pedagógica, Ácido desoxirribonucléico, Origami.