65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO PROEJA: CONTRIBUIÇÕES VYGOTSKIANAS
Joselma Ferreira Lavôr de Lima - Profa. - IFPI, Campus Piripiri. Mestranda em Educação – UFPB
Oridéia Lima - Profa. Orientadora – IFPI, Campus Teresina Central
INTRODUÇÃO:
Compete ao sistema educacional proporcionar condições de acesso, permanência e êxito na educação básica pública com qualidade. Nesse sentido, é necessário assumir o PROEJA como um campo de conhecimento específico que implica a investigação das reais necessidades de aprendizagem dos estudantes e das práticas pedagógicas docentes, para o pleno desenvolvimento do indivíduo. Vygotsky (2006) entende as estratégias pedagógicas acopladas, enraizadas e nitidamente implicadas com as relações sociais estabelecidas. Nesse contexto para Manfredi (2002), a educação profissional tem uma dimensão social intrínseca que extrapola a simples preparação para uma ocupação específica no mundo do trabalho e postula a vinculação entre a formação técnica e uma sólida base científica, numa perspectiva social e histórico-crítica, integrando a preparação para o trabalho à formação de nível médio. Assim, a identificação das demandas do processo aprendizagem, e as fragilidades das práticas pedagógicas no PROEJA em Administração do IFPI, Campus Piripiri, primeira turma ofertada, possibilita novas contribuições ao Programa, norteando as ações atuais e futuras de planejamento didático-pedagógico, enriquecendo-as por meio do processo crítico e reflexivo dos docentes e da gestão escolar.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Investigação, entre outros aspectos, das reais necessidades de aprendizagem dos alunos, o papel dos professores, suas práticas pedagógicas, seus modos próprios de reinventar a didática cotidiana, verificando, ainda numa perspectiva social e histórico-crítica, quais procedimentos educacionais integram a preparação para o trabalho à formação de nível médio no PROEJA.
MÉTODOS:
Este trabalho refere-se a uma pesquisa quantitativa e qualitativa, cujo levantamento de dados foi realizado no Instituto Federal do Piauí, Campus Piripiri, considerando-se para a análise das práticas pedagógicas os questionários aplicados com a primeira turma composta por vinte e três estudantes do PROEJA em Administração. Foram realizadas também observações em sala de aula e entrevistas com professores do Curso, atentando-se a priori para o levantamento bibliográfico tendo os pressupostos Vygostkianos como um dos principais referenciais. A análise do PPC – Projeto Pedagógico do Curso constituiu-se instrumento importante para a discussão dos resultados. A pesquisa de campo mediada por uma abordagem qualitativa delineou a execução do trabalho possibilitando assim por meio de observações, registros, questões objetivas e subjetivas, a compreensão da organização e mediação do processo ensino-aprendizagem na referida modalidade.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
No PROEJA a maioria dos estudantes levou mais de dez anos para ingressar no Ensino Médio. Números relevantes para o conhecimento dos docentes, à permanência e êxito dos alunos. Situações mobilizadoras e mediadoras de ensino-aprendizagem devem acontecer considerando essa realidade. Setenta e quatro por cento dos estudantes identifica como ações destinadas ao aprimoramento profissional as palestras que acontecem esporadicamente, enquanto dezesseis por cento não conseguiu identificá-las. São necessárias atividades práticas e extracurriculares, como visitas técnicas, para dar visibilidade ao Curso e fundamentar a formação. Considerando que a direção pedagógica docente consiste em planejar, organizar e controlar as atividades de ensino, criando condições em que os alunos se apropriem conscientemente dos conhecimentos e desenvolvam a iniciativa, a independência de pensamento e a criatividade, evidenciou-se que novas propostas de integração escola e sociedade devem ser mediadas e estimuladas. Assim, identificamos cinco principais demandas: interação professor-aluno; adequação dos conteúdos; respeito ao ritmo da turma; reforço e revisão dos conteúdos com metodologias diferenciadas e contextualizadas; avaliações correlacionadas aos conteúdos trabalhados em sala de aula.
CONCLUSÕES:
As contribuições de Vygotsky para a compreensão do processo ensino e aprendizagem em PROEJA são relevantes e atuais, a partir das quais permite a visualização de novas possibilidades de intervenções pedagógicas. É importante reconhecermos tratar-se de um processo complexo, que exige flexibilidade, no sentido de adequação de novas práticas e propostas pedagógicas que efetivamente atendam a esta modalidade. A pesquisa mostra que para o aluno, o professor é o principal mediador da aprendizagem, devendo (re) configurar seu trabalho pedagógico a fim de responder às reais necessidades dos alunos em suas particularidades. O planejamento e organização de aulas práticas precisam ser prioridade, bem como a análise crítica e reflexiva sobre a relação entre ensino, pesquisa e extensão, sendo que quase setenta por cento só identificam as ações do ensino isoladamente, não correlacionando nem identificando as ações de ensino, pesquisa e extensão de forma contextualizada e interdependente. Assim, as possibilidades de desenvolvimento e aprendizagem são ampliadas quando não isolamos o indivíduo nas suas limitações e dificuldades cognitivas ou afetivas, mas quando damos real importância às relações profissionais e humanas e as estimulamos no âmbito escolar, principalmente na sala de aula.
Palavras-chave: Mediação, Inovações, Ensino Profissionalizante.