65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
A CONTRIBUIÇÃO DA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA O ENSINO DE QUÍMICA
Marilene de Jesus Conceição - Discentes Licenciatura em Química do Instituto Federal Baiano Campus Catu- BA
Valdemira de Jesus Pinheiro - Discentes Licenciatura em Química do Instituto Federal Baiano Campus Catu- BA
Andriela de Souza Alves - Discentes Licenciatura em Química do Instituto Federal Baiano Campus Catu- BA
Vanuza dos Anjos - Discentes Licenciatura em Química do Instituto Federal Baiano Campus Catu- BA
Alexandra Souza de Carvalho - Profa.Dra/ Orientadora - Instituto Federal Baiano Campus Catu- BA
Geane da Silva Carvalho Estivalet - Profa/ Supervisora- Colégio Estadual Dr. Antonio Carlos Magalhães Catu-BA
INTRODUÇÃO:
O programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) possibilita a inserção dos acadêmicos no âmbito escolar assim como proporciona reflexões acerca de problemas que interferem no ensino e aprendizagem na Educação Básica. A educação em química no Brasil é alvo de discussão e debates que apontam a necessidade de inovações pedagógicas para facilitar o processo de ensino-aprendizagem. Baseados neste contexto, os discentes de Licenciatura em Química do Instituto Federal Baiano – Campus Catu- BA e bolsistas do PIBID desenvolveram atividades teóricas e experimentais relacionadas ao ensino de química, em 02 (duas) escolas públicas da rede básica, visando analisar a contribuição dos licenciandos para a melhoria da aprendizagem dos estudantes do ensino médio.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Relatar as experiências vivenciadas pelos bolsistas participantes do programa PIBID, em 02 (duas) escolas públicas da rede básica de ensino, do município de Catu-BA.
MÉTODOS:
Os instrumentos utilizados para descrever a pesquisa foram: observação e realização de atividades complementares como resolução de lista de exercícios, reforço escolar, participação nos projetos da escola, gincana, jogos e arrumação da biblioteca. Nas atividades experimentais foram usados materiais de fácil acesso como: café, sal de cozinha, óleo, álcool comercial, lâmpada incandescente, mangueira, caixa de fósforos, isopor, arame liso, água de torneira e garrafas PET. Além disso, os bolsistas desenvolveram materiais didáticos como, por exemplo: jogos educativos, símbolos natalinos representando a química, maquetes relacionadas ao cotidiano dos estudantes, a fim de promover a compreensão do conhecimento científico.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
As atividades desenvolvidas pelos bolsistas do PIBID iniciaram com o enfrentamento de algumas barreiras no processo de construção do conhecimento, pois muitos estudantes da educação básica eram desmotivados e não tinham interesse pela Química e área de ciências, muitas vezes devido a sua complexidade e abstração. Diante disso, desenvolveram-se nesta pesquisa atividades para a melhoria da aprendizagem dos estudantes. Foi realizada uma abordagem contextualizada, onde os conteúdos foram desenvolvidos de uma maneira simples e clara. Em relação ao espaço físico para desenvolvimento das aulas práticas na escola, percebemos que não havia um ambiente adequado para realização das atividades. Os bolsistas organizaram um espaço destinado à biblioteca para desenvolverem as aulas experimentais. Os bolsistas demonstraram experimentos de química feitos com materiais alternativos relacionados com o cotidiano dos estudantes, abordando o conteúdo separação de misturas. Verificou-se que, a aula foi dinâmica, criando expectativas nos alunos e contribuindo para o processo de ensino- aprendizagem na relação teoria-prática.
CONCLUSÕES:
Conclui-se que, o PIBID contribui para a construção de uma proposta pedagógica que transforma os modos tradicionais de ensino e que a experimentação aumenta a motivação, participação e interesse dos alunos. Com base nos resultados, as aulas experimentais reforçam que a teoria e a prática melhoram o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes das escolas da rede básica. Sendo que em uma sala com 23 alunos 80% considerou que o aprendizado foi ótimo e 16% considerou bom e somente 4% considerou ruim.
Palavras-chave: PIBID, Educação, Atividades Experimentais.